Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tonopan - Bula do remédio

Tonopan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Tonopan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Tonopan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Novartis

Apresentação de Tonopan

Drg.. emb. c/ 16 drágeas. Cada drágea contém 125 mg de propifenazona, 0,5 mg de mesilato de diidroergotamina e 40 mg de cafeína.

Tonopan - Indicações

No tratamento da cefaléia de origem vascular.

Contra-indicações de Tonopan

- Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação. - Afecções arteriais periféricas, arterites dos músculos inferiores, arterite cerebral, síndrome de Raynaud. - Afecções coronarianas e angina do peito. - Doenças renais e hepáticas graves. - Estados infecciosos graves. - Tireotoxicose. - Crianças. - Suspeita ou gravidez confirmada. - Aleitamento.

Advertências

Tonopan deve ser reservado para o tratamento de estados dolorosos agudos. Não se destina a tratamento prolongado.

Uso na gravidez de Tonopan

Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratameto ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas de Tonopan

O uso concomitante de eritromicina, josamicina ou troleandomicina e Tonopan não é recomendado em vista da possível interação entre esses antibióticos e a diidroergotamina por via oral, aumentando o risco de ocorrência de acidentes vasculares isquêmicos.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Tonopan

Foram observados casos de náuseas, vômitos, reações de hipersensibilidade, incluindo erupções cutâneas, e sintomas do tipo anafilático. Eventualmente podem surgir sinais de intolerância vascular: sensação de peso nas pernas, ingurgitamento e formigamento dos dedos das mãos e dos pés, câimbra, acidentes isquêmicos e tróficos das extremidades. O surgimento de parestesias, de fenômenos dolorosos ou de vasoconstrição ao nível das extremidades deve merecer atenção especial. O uso de Tonopan deve ser suspenso imediatamente se surgir qualquer sinal funcional ou físico de insuficiência circulatória. Foram observados alguns casos isolados de discrasia sangüínea com produtos contendo derivados da pirazolona.

Tonopan - Posologia

As drágeas devem ser ingeridas com líquido, sem serem mastigadas. Adultos: 1 ou 2 drágeas por vez. Dose diária máxima: 6 drágeas.

Superdosagem

Os sintomas de uma dosagem excessiva incluem: dor abdominal, náusea, vômito; sonolência, excitação, convulsões; dormência ou formigamento das extremidades; taquicardia; dificuldade respiratória; coma. O tratamento é sintomático. Sempre que possível, deve-se realizar lavagem gástrica. Em caso de ergotismo vascular confirmado, deve-se instituir tratamento de urgência: perfusão de heparina associada a um vasodilatador. Pode ser necessário o emprego de corticóides.

Características farmacológicas

Diidroergotamina: após administração oral, a diidroergotamina é absorvida em cerca de 30%. Sua absorção é rápida (10-20 minutos) e as concentrações plasmáticas máximas são atingidas após 1 hora. A substância tem um efeito elevado de primeira passagem no fígado (97%). A biodisponibilidade da substância inalterada é de cerca de 1%. O metabólito 8-hidroxi que se forma após administração oral de diidroergotamina atinge 5- 7% da dose administrada e possui no homem a mesma atividade da substância original. A disponibilidade da substância ativa é, desta forma, da ordem de 6-8%. A diidroergotamina se liga em 93% às proteínas plasmáticas e tem um volume de distribuição de cerca de 31 L/kg. O clearance (depuração) é da ordem de 2 L/min. A eliminação do plasma é bifásica com uma fase alfa de 1 hora e meia e uma fase beta de 15 horas. A via principal de excreção é através da bile nas fezes. A excreção urinária da substância original e dos metabólitos atinge cerca de 3%. Propifenazona: a concentração plasmática máxima é atingida em 1 a 3 horas. A meiavida de eliminação é de 1 a 1,5 hora. Cerca de 0,6% do medicamento inalterado é excretado na urina. Cafeína: é absorvida rápida e quase que completamente; é extensamente metabolizada. Os metabólitos são excretados principalmente na urina. A meia-vida de eliminação plasmática é de cerca de 3,5 horas, com 35% de ligação a proteínas.

Resultados de eficácia

Tonopan é uma associação analgésica especialmente formulada para aliviar as cefaléias vasculares. Sua ação é caracterizada por um aumento do tônus dos vasos sanguíneos cranianos (diidroergotamina) e um aumento do limiar da sensibilidade dolorosa (propifenazona).

Modo de usar

As drágeas devem ser ingeridas com líquido, sem serem mastigadas. Adultos: 1 ou 2 drágeas por vez . Dose diária máxima: 6 drágeas.

Armazenagem

O produto deve ser protegido do calor (manter abaixo de 30ºC), da luz e da umidade. Prazo de validade: O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido.

Tonopan - Informações

Tonopan é uma associação analgésica especialmente formulada para aliviar as cefaléias vasculares. Sua ação é caracterizada por um aumento do tônus dos vasos sanguíneos cranianos (diidroergotamina) e um aumento do limiar da sensibilidade dolorosa (propifenazona).

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Reg. MS -1.0068.0058 Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira - CRF-SP 23.873 Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho Fabricado e distribuído por Novartis Biociências S.A. Av. Ibirama, 518 - Complexos 441/3 - Taboão da Serra - SP CGC nº 56.994.502/0098-62 - Indústria Brasileira VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Reg. MS -1.0068.0058 Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira - CRF-SP 23.873 Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho Fabricado e distribuído por Novartis Biociências S.A. Av. Ibirama, 518 - Complexos 441/3 - Taboão da Serra - SP CGC nº 56.994.502/0098-62 - Indústria Brasileira

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal