Trandor

TRANDOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRANDOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRANDOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação TRANDOR

cáps. 200 mg. cx. c/ 4, 10, 20 e 30 cáps.

TRANDOR – Indicações

O fenoprofeno cálcico é indicado para o tratamento da dor leve a moderada. É também indicado para o alívio dos sinais e sintomas da gripe, afecções das vias respiratórias superiores, bem como de dores localizadas e fraturas, feridas cirúrgicas, episiotomias e cólicas uterinas.

Contra indicações de TRANDOR

O fenoprofeno cálcico é contra-indicado em pacientes que demonstraram hipersensibilidade a esta droga, história de úlcera gastrintestinal e sangramento intestinal ou gástrico. A droga não deve ser administrada a pacientes com antecendentes de insuficiência hepática ou renal significativa. Devido à possibilidade de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico e com outros antiinflamatórios não esteróides, o fenoprofeno cálcico não deverá ser administrado a pacientes nos quais essas drogas produzam sintomas de asma, rinites ou urticárias.

Advertências

A administração de fenoprofeno cálcico, em doses elevadas e por tempo prolongado, pode causar reações adversas gastrointestinais e causar, embora raramente, sangramento gastrointestinal grave, levando a hospitalização e até mesmo a resultados fatais. O fenoprofeno diminui a agregação plaquetária e pode prolongar o tempo de sangramento. Pacientes que possam ser afetados adversamente pelo prolongamento do tempo de sangramento devem ser cuidadosamente observados durante o tratamento. Recomenda-se cautela a administração do fenoprofeno em pacientes com hipertensão arterial e perda de audição progressiva. Pediatria – Não deve ser usado em crianças, já que sua segurança ainda não foi estabelecida. Geriatria (idosos) – Não há informações específicas sobre o uso em pacientes idosos. Recomenda-se iniciar com doses menores. Insuficiência renal/hepática – Pacientes com possibilidade de comprometimento da função renal devem ser monitorizados periodicamente, especialmente em caso de terapia prolongada com fenoprofeno. Para estes pacientes, uma dose diária menor de fenoprofeno evitará o acúmulo excessivo da droga. Pacientes com insuficiência hepática também devem ser rigorosamente observados. Durante a terapia prolongada com fenoprofeno, testes de função hepática devem ser realizados periodicamente devido ao risco de reações hepáticas graves, embora estas reações sejam raras. Em caso de anormalidade ou piora da função hepática, se os sinais e sintomas indicarem o desenvolvimento de doença hepática ou em caso de manifestações sistêmicas (por exemplo: eosinofilia, exantema), o medicamento deve ser descontinuado.

Interações medicamentosas de TRANDOR

A administração concomitante de ácido acetilsalicílico diminui a meia-vida biológica do fenoprofeno devido ao aumento da depuração metabólica que resulta em uma quantidade maior de fenoprofeno hidroxilado na urina. Embora o mecanismo da interação entre o fenoprofeno e o ácido acetilsalicílico não seja completamente conhecido, a indução enzimática e o deslocamento do fenoprofeno dos sítios de ligação da albumina plasmática são prováveis. Pelo fato do fenoprofeno não ter demonstrado produzir qualquer efeito adicional além do obtido com o ácido acetilsalicílico sozinho e pelo fato do ácido acetilsalicílico aumentar a taxa de excreção do fenoprofeno, o uso concomitante de fenoprofeno e ácido acetilsalicílico não é recomendado. A administração crônica de fenobarbital, um conhecido indutor enzimático, pode estar associada à diminuição da meia-vida plasmática do fenoprofeno. Quando o fenobarbital é adicionado ou descontinuado no tratamento, pode ser necessário ajustar a dose de fenoprofeno. Em pacientes que estejam recebendo fenoprofeno e um esteróide concomitantemente, qualquer redução na dose do esteróide deve ser gradual, para evitar possíveis complicações da descontinuação repentina de esteróide. A administração concomitante de anticoagulantes aumenta o tempo de protrombina. Os antiinflamatórios não esteroidais podem diminuir a ligação protéica e/ou a eliminação renal de metotrexato, resultando em aumento da concentração plasmática e do risco de toxicidade do metotrexato. • Interferência em exames laboratoriais: Os valores de triiodotironina livre e total pelo método de radioimunoensaio com o kit Amerlex-M, em pacientes em tratamento com fenoprofeno, podem estar falsamente elevados devido a uma reação química cruzada que interfere diretamente no ensaio. As respostas de hormônio tireo-estimulante, tiroxina total e hormônio liberador da tirotropina não são afetadas.

Reações adversas / efeitos colaterais de TRANDOR

Durante os estudos a curto prazo para analgesia, a incidência de reações adversas foi notavelmente inferior à observada nos estudos a longo prazo. A incidência de efeitos colaterais tem sido rara e, quando ocorre, está relacionada com o trato gastrintestinal, como dispepsia, constipação, náusea e vômitos. A incidência e gravidade dos efeitos colaterais relatados têm sido menores do que as observadas com o uso do ácido acetilsalicílico. O desconforto abdominal, ocasionalmente experimentado por alguns pacientes, foi eliminado pela administração conjunta de antiácidos ou pela administração da droga juntamente com alimentos.

TRANDOR – Posologia

Para dor leve a moderada, sugere-se uma dose de 200 mg a cada 4 a 6 horas, segundo a necessidade. A dose de fenoprofeno cálcico deve ser ajustada às necessidades do paciente, e pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a intensidade dos sintomas. A utilização do produto deve ser por período curto e a dose total diária não deve exceder 3200 mg. Se ocorrerem reações gastrintestinais, o fenoprofeno cálcico deve ser administrado com alimento ou leite.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TRANDOR – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.