Feed

Já é assinante?

Entrar

Ultrafer Gotas

Ultrafer Gotas - Bula do remédio

Ultrafer Gotas com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ultrafer Gotas têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ultrafer Gotas devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Fqm

Apresentação de Ultrafer Gotas

Gotas fr. c/ 20 ml.

Ultrafer Gotas - Indicações

Ultrafer está indicado no tratamento das anemias ferroprivas e como preventivo da deficiência de ferro.

Contra-indicações de Ultrafer Gotas

Ultrafer está contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao ferro ou a qualquer componente da fórmula. Hemocromatose, hemosiderose, anemia hemolítica.

Advertências

As anemias devem ser tratadas sobre o controle médico e com exames periódicos de sangue. Em caso de insuficiência do tratamento este deve ser reavaliado juntamente com o diagnóstico.

Uso na gravidez de Ultrafer Gotas

Ultrafer pode ser administrado durante o período de gravidez e está indicado como suporte de aumento de ferro, caso que ocorre durante o segundo e terceiro mês de gravidez. Os estudos de reprodução em animal não se têm mostrado riscos para o feto e os estudos controlados em mulheres grávidas não se tem mostrados riscos para mãe e nem para o feto, depois do primeiro trimestre de gravidez. Não existem elementos que sugiram algum risco da administração de ferro durante o primeiro trimestre de gravidez. Durante a gravidez Ultrafer deve ser administrado sobre controle e prescrição médica. Lactantes: O leite materno contém ferro, porém não se conhece a quantidade desde mineral que passa para o feto, logo a administração de Ultrafer é pouco provável que produza algum efeito indesejável no lactante. Não há relatos de problemas derivados da administração de ferro nas doses terapêuticas recomendadas. Durante a lactância Ultrafer deve ser administrado sobre controle e prescrição médica.

Interações medicamentosas de Ultrafer Gotas

Não se têm estudado de maneira específica as interações de ferro polimaltosado com alimentos ou outros medicamentos. O cálcio, os antiácidos, os oxalatos podem diminuir a absorção de ferro, entretanto deve ser administrado com o intervalo de 2 horas com o respectivo Ultrafer. Os sais de ferro podem afetar a absorção de etidronato e das fluoroquinolonas logo se deve ter um intervalo de 2 horas entre sua administração e a de Ultrafer.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Ultrafer Gotas

As administrações das doses são bem toleradas, raramente pode apresentar dor de cabeça, dores abdominais. Com menos freqüência tem se registrado diarréia, vômitos e náuseas.

Ultrafer Gotas - Posologia

Profilaxia para deficiência de ferro: Lactantes e bebês até 1 ano de idade: Uma gota por kg de peso por dia. Crianças menores de 12 anos de idade (com peso corporal até 35 kg): 10 a 20 gotas (0,5 a 1 ml) por dia. Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: 20 a 30 gotas (1 a 1,5 ml) por dia. Tratamento das anemias ferropénicas: Lactantes e bebês até 1 ano de idade: Duas gota por kg de peso por dia. Crianças menores de 12 anos de idade (com peso corporal até 35 kg): 20 gotas (1 ml) uma ou duas vezes por dia. Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: 40 gotas (2 ml) uma ou duas vezes por dia. Como orientação: 0,2 ml 4 gotas 10mg de ferro elemental 0,5 ml 10 gotas 25 mg de ferro elemental 1 ml 20 gotas 50 mg de ferro elemental (veja tabela completa na bula original) As gotas podem ser diluídas em água ou suco de frutas. Cada gota contém 2,5mg de ferro elementar. Deve esclarecer-se que nos pacientes que recebem transfusões sanguíneas pode ocorrer o risco de haver uma sobrecarga de ferro. Durante a administração oral dos sais de ferro pode apresentar escurecimento das fezes, o que não há nenhum significado patológico. Administrar com precaução em pacientes com antecedentes de úlcera péptica ou de enfermidades inflamatórias intestinais.

Superdosagem

Se ocorrer uma eventual superdosagem comunique imediatamente seu médico, no caso de superdosagem os primeiros sintomas que podem aparecer são: diarréia, as vezes com sangue, febre, náuseas, dores abdominais, vômitos. Mais tardiamente pode aparecer sonolência, cansaço, palidez.

Ultrafer Gotas - Informações

Cada ml contém: Ferro elementar (como polimaltosado) .. 50 mg O ferro é um elemento essencial para síntese fisiológica da hemoglobina e é necessário para uma adequada eritropoese e consequente transporte de oxigênio. Atua como co-fator de diversas enzimas que incluem o sistema citocromo e também intervém no metabolismo das catecolaminas e na atividade dos neutrófilos. O ferro está amplamente distribuído no organismo humano. Cerca de 30% se encontra em depósitos, especialmente no fígado, baço e medula óssea, em forma de ferritina e de hemosiderina. Ultrafer por conter ferro, recompõe os níveis diminuídos de hemoglobina e das anemias ferroprivas. Desta maneira restabelece rapidamente a quantidade eo tamanho dos glóbulos vermelhos. A absorção de ferro é aumentada quando os depósitos de ferro estão depletados e se realiza, preferivelmente, no nível de duodeno e de jejuno. O ferro contido no Ultrafer se torna estável me meio ácido, onde se absorve especialmente ao nível de duodeno e jejuno, é transportado pela transferrina e conduzido aos depósitos e a medula óssea, onde será realizada a síntese de hemoglobina. Uma fração da dose administrada se elimina pelas fezes.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal