Uricemil

URICEMIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de URICEMIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com URICEMIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cristália

Apresentação URICEMIL

compr. 100 mg emb. c/ 500 compr. compr. 300 mg emb. c/ 500 compr.

URICEMIL – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de URICEMIL

O URICEMIL está contra-indicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao Alopurinol ou aos componentes da fórmula.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de URICEMIL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de URICEMIL

São raras as reações adversas com o uso de URICEMIL e na sua maioria de pouca importância. A incidência é mais alta na presença de disfunção renal e/ou hepática. As reações cutâneas podem aparecer a qualquer momento durante o tratamento, podendo ser pruriginosas, maculopapulares às vezes escamosas ou purpúricas e raramente esfoliativas. Nestes casos o uso de URICEMIL deve ser descontinuado imediatamente. Após a recuperação de reações discretas o produto pode ser novamente administrado em doses mais baixas como 50 mg/dia, aumentando-se gradualmente. Mas se ocorrer rash- cutâneo novamente, o produto deve ser permanentemente suspenso. Raramente ocorrem reações cutâneas relacionadas com esfoliação, febre, linfadenopatia, artralgia e/ou eosinofilia semelhantes à síndrome de Stevens-Johnson e/ou Lyell. Podem aparecer ainda vasculite e resposta tissular associadas, manifestando-se de vários modos, inclusive hepatite, nefrite intersticial e, muito raramente, epilepsia. Se estas reações realmente aparecerem em qualquer fase do tratamento o URICEMIL deve ser suspenso imediata e permanentemente. Os corticosteróides podem ser benéficos para superar manifestações de hipersensibilidade cutânea. Disfunções renais e/ou hepáticas estiveram presentes em pacientes que tiveram reações de hipersensibilidade generalizada, especialmente nos casos fatais. Após biópsia de linfadenopatia generalizada houve relato raro de linfadenopatia angioimunoblástica, que parece ser reversível com a suspensão do produto. Também, muito raramente, relatou-se hepatite granulomatosa, sem hipersensibilidade generalizada e que com a interrupção do produto, parece ser reversível. Foram relatados casos de náusea e vômito, que podem ser evitados com a administração de URICEMIL após as refeições. Houveram relatos extremamente raros de hematemese e esteatorréia. Ocasionalmente podem ocorrer trombocitopenia, agranulocitose e anemia aplástica, especialmente em indivíduos com função renal e/ou hepática comprometida, reforçando a necessidade de cuidados especiais a estes pacientes. As seguintes reações foram relatadas ocasionalmente: febre, mal-estar generalizado, astenia, cefaléia, vertigem, ataxia, sonolência, coma, depressão, paralisia, parestesia, neuropatia, disfunções visuais, catarata, alterações maculares, alteração do paladar, estomatite, hábitos intestinais alterados, infertilidade, impotência, emissão urinária noturna, diabetes mellitus, hiperlipemia, furunculose, alopecia, descoloração capilar, angina, hipertensão, bradicardia, edema, uremia, hematúria e ginecomastia.

URICEMIL – Posologia

As doses de URICEMIL devem ser ajustadas através de controle de concentrações de urato sérico e níveis urinários de urato/ácido úrico a intervalos adequados. Pode ser tomado uma vez ao dia após a refeição, pois é bem tolerado após a ingestão de alimentos. Se a dose diária exceder 300 mg e ocorrer intolerância gastrintestinal, pode ser adotado um esquema de doses divididas. Adultos 2 a 10 mg/kg/dia ou 100 a 200 mg diários nas condições discretas. 300 a 600 mg diários nas condições moderadamente graves. 700 a 800 mg diários nas condições graves. Crianças com menos de 15 anos 10 a 20 mg/kg de peso/dia ou 100 a 400 mg diariamente. O uso em criança é raramente indicado. Pode ser indicado em condições malignas (especialmente leucemia) e algumas disfunções enzimáticas como a síndrome de Lesch-Nyhan. Pacientes Idosos Usar a menor dose possível que produza redução de urato satisfatória. Deve-se dispensar especial atenção em pacientes com disfunção renal. Ver Precauções-. Em casos de disfunção renal É aconselhável a utilização de doses menores que 100 mg/dia ou doses únicas de 100 mg com intervalos maiores que 1 dia. Havendo condições para controlar as concentrações plasmáticas do oxipurinol, as doses devem ser ajustadas para que os níveis plasmáticos de oxipurinol sejam mantidos abaixo de 100 mmol/litro (15,2 mg/ml). O Alopurinol e seus metabólitos são removidos por diálise renal. Se adotada 2 a 3 vezes por semana, deve-se considerar um esquema posológico alternativo de 300 – 400 mg de URICEMIL imediatamente após cada sessão de diálise, sem doses intermediárias. Em casos de insuficiência hepática Recomenda-se utilizar doses reduzidas em pacientes com insuficiência hepática, e devem ser realizados testes periódicos da função hepática no início do tratamento. No tratamento de condições de alta substituição de urato, isto é, neoplasias, síndrome de Lesh-Nyhan, é aconselhável corrigir a hiperuricemia e/ou hiperuricosúria existente, com URICEMIL, antes de iniciar o tratamento citotóxico. É importante assegurar hidratação do paciente para que se mantenha ótima diurese e seja conseguida a alcalinização da urina de modo a aumentar a solubilidade ao urato/ácido úrico da mesma.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

URICEMIL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.