Gastroliv

GASTROLIV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GASTROLIV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GASTROLIV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cifarma

Apresentação GASTROLIV

Pó efervescente – 35,6mg/g + 37mg/g + 46mg/g – Embalagens contendo 100 ou 50 sachês de 5g nos sabores laranja, limão ou abacaxi.

GASTROLIV – Indicações

GASTROLIV® é indicado para acidez estomacal, azia, desconforto estomacal, dor de estômago, dispepsia, enjoo, náusea, vômito, epigastralgia, má digestão e queimação.

Contra indicações de GASTROLIV

Nos casos de hipocloridria, hipercalcemia, disfunção renal grave, fibrilação ventricular, hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula e no primeiro trimestre da gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

GASTROLIV® sabores limão e abacaxi contêm o corante amarelo de TARTRAZINA (FDeC nº 5) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Advertências

Pessoas com doenças renais não devem fazer uso de GASTROLIV®, pois o hidróxido de magnésio ou qualquer outro sal de magnésio em presença de insuficiência renal provoca depressão do SNC e outros sintomas de hipermagnesemia.
O uso de antiácidos durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre e lactação somente poderá ser feito sob prescrição médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes idosos: Ainda não são conhecidas advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. Contudo estes pacientes devem ser orientados por seu médico na implantação do tratamento, e suas orientações quanto às doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente seguidas.

GASTROLIV® sabores limão e abacaxi contêm o corante amarelo de TARTRAZINA (FDeC nº 5) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Interações medicamentosas de GASTROLIV

Os antiácidos podem reduzir os efeitos terapêuticos de antidiscinéticos, antimuscarínicos e metanamina.
O uso concomitante de antiácidos e bisacodil comprimido com revestimento entérico pode promover a dissolução do revestimento muito rapidamente, resultando em irritação gástrica ou duodenal.
Os antiácidos podem causar redução acentuada na absorção do cetoconazol, cimetidina, preparações de ferro orais, famotidina, nizatidina, ranitidina, sucralfato ou tetraciclinas orais.
O uso simultâneo com clordiazepóxido e diazepam pode retardar, mas não reduzir a absorção destes medicamentos.
Os antiácidos podem diminuir significativamente a concentração plasmática do diflunisal. Os antiácidos podem inibir a absorção dos fenotiazínicos, especialmente da clorpromazina oral, dos glicosídeos digitálicos e dos tioxantênicos orais.
Os sais de fosfato podem ter sua absorção impedida quando do uso simultâneo com antiácidos.
Os antiácidos podem aumentar a absorção de levodopa, bem como aumentar a excreção dos salicilatos. Anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos podem diminuir sua absorção.

Reações adversas / efeitos colaterais de GASTROLIV

Constipação ou diarreia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

GASTROLIV – Posologia

1 a 2 sachês, dissolvidos em 1/2 (meio) copo d’água, conforme a necessidade.
Para pessoas com histórico de gastrites e úlceras: Tomar 1 sachê antes e 1 após a ingestão de alimentos e/ou bebidas alcoólicas causadores de azia e da dor estomacal. Não ultrapassar a dose máxima de 10 sachês ao dia.
Não repetir a administração em intervalos menores que 1 hora.

Super dosagem

Não há relatos de superdose com o hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio. A hipercalcemia leve pode ser assintomática, a toxicidade moderada a grave pode causar contipação, anorexia, cólicas abdominais, náusea, vômitos, poilúria, polidipsia, desidratação, delírio, estupor, estados psicóticos, astenia, fraqueza muscular, encurtamento de intervalo QT no ECG e parada cardíaca. Insuficiência renal aguda pode resultar do depósito de cálcio nos rins. Em caso de superdose, deve-se interromper a administração ou exposição ao agente causal. Corrigir a desidratação com a administração de fluidos intravenosos. Para promover a excreção de cálcio, administrar salina normal intravenosa (3 a 4 L/dia em adultos).

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

O hidróxido de alumínio apresenta uma ação antiácida reagindo com ácido clorídrico do estômago, resultando em cloreto de alumínio e água. O mesmo acontece com o hidróxido de magnésio. Essas duas substâncias ainda formam uma película aderente à parede da úlcera formando uma película protetora que auxilia no processo de cicatrização. O carbonato de cálcio também apresenta uma ação antiácida reagindo com o ácido clorídrico do estômago resultando em cloreto de cálcio e água. Cerca de 10% do cálcio contido no carbonato de cálcio é absorvido no intestino.
Aproximadamente 10% do magnésio contido no hidróxido de magnésio também é absorvido no intestino. O hidróxido de magnésio e o carbonato de cálcio possuem ação antiácida prolongada e rápido início de ação. O hidróxido de alumínio também exerce ação prolongada, sendo pouco absorvido no intestino. Os sais formados são excretados através na urina e nas fezes.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

GASTROLIV® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da umidade.
GASTROLIV® possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. GASTROLIV® abacaxi: granulado branco a levemente amarelado. Odor e sabor de abacaxi. GASTROLIV® laranja: granulado branco a levemente laranja. Odor e sabor de laranja. GASTROLIV® limão: granulado branco a levemente verde. Odor e sabor de limão.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Farm. Resp: Dra. Michele Caldeira Landim – CRF/GO: 5122
Reg MS 1.1560.0111

Fabricado por:
CIFARMA – Científica Farmacêutica Ltda.
Av. das Indústrias, 3651 – Bicas
CEP: 33040-130 – Santa Luzia / MG
CNPJ: 17.562.075/0003-20
Indústria Brasileira

Registrado por:
CIFARMA – Científica Farmacêutica Ltda.
Rod. BR 153 Km 5,5 – Jardim Guanabara
CEP: 74675-090 – Goiânia / GO
CNPJ: 17.562.075/0001-69
Indústria Brasileira

GASTROLIV – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

21/06/2017