Vitacid

VITACID com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITACID têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITACID devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Theraskin

Apresentação VITACID

Gel – 0,025% (0,25 mg/g) em bisnaga com 25 g.
Creme – 0,05% (0,50 mg/g) em bisnaga com 25 g.
XT creme – 0,1% (1 mg/g) em bisnaga com 25 g.

USO TÓPICO
USO ADULTO E PACIENTES ACIMA DE 12 ANOS

COMPOSIÇÃO
Vitacid® creme 0,05%
Cada grama do produto contém:
Tretinoína…………… 0,50 mg
Excipiente q.s.p…… 1,0 g
Excipientes: Nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato, vinilpirrolidona (crospovidona), imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, éter butílico PPG-14, butilidroxitolueno, oleato de decila, álcool cetearílico, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentassiloxano, ciclometicona, fragrância, água.

Vitacid® XT 0,1%
Cada grama do produto contém:
Tretinoína:…………….1 mg
Excipientes q.s.p……1,0 g
Excipientes: Nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero de acriloildimetiltaurato de amônio/VP, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, polissorbato 60, petrolato líquido, éter butílico PPG-14, butilidroxitolueno, oleato de decila, álcool cetoestearílico, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentassiloxano, ciclometicona, fragrância, água.

Vitacid® gel 0,025%
Cada grama do produto contém:
Tretinoína ………………………. 0,25 mg
Excipientesq.s.p………………… 1,0 g
Excipientes: nicotinamida, butilhidroxitolueno, álcool etílico, hiprolose, álcool isopropílico, fragrância.

VITACID – Indicações

Vitacid® é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.
Vitacid® é indicado para o tratamento do foto envelhecimento cutâneo, proporcionando a melhora de alguns sinais associados a essa condição.
É indicado também no tratamento da acne vulgar, em que predominam comedões, pápulas e pústulas.

Contra indicações de VITACID

O produto não deve ser usado por pacientes hipersensíveis à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula. Também não deve ser usado quando houver escarificações e processos cutâneos inflamatórios ou infecções de outras origens.
Não deve ser administrado a pacientes com queimaduras cutâneas, eczema ou qualquer outra doença cutânea crônica.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Advertências

A tretinoína deve ser usada com cautela em pacientes com um histórico de reações locais de tolerabilidade, foto alergia ou hipersensibilidade local.
Uso com cautela em pacientes com um histórico pessoal ou familiar de câncer de pele.
O contato com a boca, os olhos, membranas mucosas e pele lesionada ou eczematosa deve ser evitado.
Deve-se ter cuidado para não deixar que o medicamento se acumule em áreas de dobra da pele e nas dobras nasolabiais.
Em razão da natureza irritante da tretinoína, deve-se agir com cautela ao realizar a aplicação em áreas sensíveis da pele, como o pescoço, ou em pacientes com rosácea ou dermatite perioral concomitante.
Uma terapia tópica concomitante para acne deve ser usada com cautela porque pode ocorrer um efeito irritante cumulativo. Se irritação ou dermatite ocorrer, reduza a frequência de aplicação ou interrompa temporariamente o tratamento e reinicie-o assim que a irritação cessar. O tratamento deve ser descontinuado se a irritação persistir.

Crianças
A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas; portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Sensibilidade à luz solar
Uma vez que a tretinoína pode causar sensibilidade maior à luz solar, lâmpadas de luz ultravioleta não devem ser usadas, e exposição deliberada ou prolongada à luz solar deve ser evitada ou minimizada.
Quando a exposição à luz solar intensa não puder ser evitada, os pacientes devem ser aconselhados a usar um produto com filtro solar e roupas protetoras.
Se um paciente apresentar queimadura de sol, essa queimadura deve ser completamente tratada antes do uso da tretinoína.

Gravidez e Lactação
Fertilidade
Não há nenhum dado em relação ao efeito da tretinoína tópica sobre a fertilidade em humanos, mas a isotretinoína, um isômero da tretinoína, em dosagens terapêuticas orais, não afeta o número, a motilidade e a morfologia do esperma.

Gravidez
Categoria C: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Estudos que totalizaram quase 1.600 mulheres expostas à tretinoína tópica no início da gravidez não forneceram evidências de risco elevado de anomalias congênitas, incluindo embriopatia por ácido retinoico ou defeitos estruturais importantes em geral.
Um pequeno número de anomalias congênitas temporalmente associadas foi relatado durante o uso clínico da tretinoína tópica. Embora nenhum padrão definido de teratogenicidade e nenhuma associação causal tenham sido estabelecidos a partir desses casos, eles incluem relatórios da categoria rara de defeitos de nascença, holoprosencefalia (defeitos associados ao desenvolvimento incompleto da linha média do prosencéfalo). O significado desses relatórios em termos do risco para o feto é incerto, uma vez que esses efeitos não foram reproduzidos.
Retinoides administrados por via oral foram associados a anomalias congênitas. Quando usada de acordo com as informações prescritas, há uma absorção sistêmica insignificante da tretinoína administrada por via tópica. No entanto, o risco não pode ser excluído, uma vez que pode haver outros fatores que contribuem para uma exposição sistêmica elevada, por exemplo:
• quantidade usada;
• integridade da barreira da pele;
• uso concomitante com outros produtos;
• consumo alimentar ou ingestão de suplementos que contêm vitamina A.
Portanto, a tretinoína tópica não é recomendada durante a gravidez ou em mulheres com potencial para engravidar que não estiverem usando um método de contracepção eficaz apropriadamente.
Nenhuma precaução contraceptiva específica é necessária para homens que usarem a tretinoína tópica.
Atenção: Não use este medicamento sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

Lactação
Não há informações suficientes sobre a excreção da tretinoína aplicada por via tópica no leite materno.
O risco para os recém-nascidos / lactentes não pode ser excluído.
Deve-se tomar uma decisão quanto à descontinuação da amamentação ou à descontinuação / abstenção da terapia com tretinoína, considerando-se o benefício da amamentação para a criança e o benefício da terapia para a mulher.

Capacidade de realizar tarefas que exigem habilidades de raciocínio, motoras ou cognitivas
Uma vez que a absorção percutânea da tretinoína é apenas insignificante a partir de preparações tópicas, não se prevê nenhum efeito prejudicial sobre essas atividades a partir do perfil de reações adversas da tretinoína tópica.

Carcinogênese / Mutagênese
Testes de carcinogenicidade não foram realizados com a tretinoína em nenhuma espécie.
Estudos em camundongos glabros sugerem que a exposição dérmica concomitante à isotretinoína com uma dose de 100 mg/kg pode intensificar o potencial tumorigênico da irradiação UV. A relevância desse achado para humanos é desconhecida.
A tretinoína foi negativa no ensaio de Ames com 2.000 μg/placa, com e sem ativação metabólica S9.

Toxicologia reprodutiva
Fertilidade
Em um estudo dérmico de fertilidade e reprodutivo geral da tretinoína em ratos, diminuições leves, mas não estatisticamente significativas, na contagem e na motilidade do esperma, foram observadas com 0,5 mg/kg/dia, e leves aumentos no número e no percentual de embriões não viáveis foram observados em fêmeas tratadas com 0,25 mg/kg/dia.

Gravidez
A aplicação tópica de doses elevadas de tretinoína induz toxicidade materna, o que limita a dose máxima a um nível potencialmente abaixo daquele associado a alterações embrionárias / fetais por outras vias de administração.
Em um estudo, doses tópicas de uma solução de etanol a 0,1%, administradas a ratos Wistar nos dias de gestação (DGs) 6 a 16, não foram toleradas com 10 mg/kg/dia, causando uma toxicidade materna local e sistêmica grave. A prole de fêmeas com cria que receberam 5 mg/kg apresentou pesos significativamente menores que aqueles dos controles. A toxicidade materna (ganho de peso e consumo de alimentos reduzidos) também foi evidente com doses de 2,5 mg/kg/dia ou mais. Aumento significativo na ocorrência de costelas excedentes foi observado com essa dose, um resultado que se acredita ser não específico ou mediado pela mãe.
A administração tópica de tretinoína a uma dose de 10,5 mg/kg/dia por três dias na pele intacta de hamsters nos DGs 7, 8 e 9 resultou em eritema e / ou hiperplasia epidérmica no local da aplicação, mas não causou resposta teratogênica significativa.
A administração tópica de 5 g de tretinoína pomada a 0,05% (correspondente a uma dose de aproximadamente 10 mg/kg) nas costas raspadas de ratos fêmeas prenhas no DG 12 resultou em certos padrões de anomalias específicos de retinoides (úmero curto, 9%; rádio curvado, 6%; costelas onduladas, 80%). Essa dose foi aproximadamente 100 vezes maior que aquela esperada em humanos.
Estudos de reprodução conduzidos em coelhos usando isotretinoína gel (a isotretinoína é um isômero da tretinoína) aplicada por via tópica com uma dose até 60 vezes maior do que a dose em humanos não revelaram nenhum dano ao feto.
Até o momento, não há informações de que a tretinoína possa causar doping.

Interações medicamentosas de VITACID

Durante o tratamento com Vitacid®, deve-se evitar o uso de medicação tópica simultânea, por causa da possível interação com a tretinoína. Cuidado especial deve ser tomado ao se usar preparações que contenham substâncias esfoliantes (ácido salicílico, peróxido de benzoíla, resorcinol). Recomenda-se, também, cuidado com o uso de sabonetes e xampus abrasivos, sabonetes e cosméticos com forte efeito secante e produtos com altas concentrações de álcool e adstringentes.
A aplicação concomitante de agentes oxidantes, como peróxido de benzoíla, deve ser evitada, uma vez que eles podem reduzir a eficácia da tretinoína tópica. Se uma terapia de combinação for exigida, os produtos devem ser aplicados em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro pela noite).
Vitacid® não deve ser administrado a pacientes que fazem uso de drogas potencialmente fotossensibilizantes, tais como tiazidas, tetraciclinas, fluorquinonas, fenotiazinas e sulfonamidas, por causa da possibilidade de aumento da fototoxicidade.

Reações adversas / efeitos colaterais de VITACID

A seguinte convenção é utilizada para classificar a frequência de uma reação adversa, com base nas diretrizes CIOMS:
Muito comum: ≥ 1/10
Comum: ≥ 1/100 a < 1/10
Incomum: ≥ 1/1.000 a < 1/100
Rara: ≥ 1/10.000 a < 1/1.000
Muito rara: < 1/10.000
Não conhecida*: (Não pode ser estimada com base nos dados disponíveis)

Dados de estudos clínicos
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Muito comuns: eritema no local da aplicação, esfoliação da pele, dor na pele, prurido no local da aplicação, irritação da pele, sensibilidade na pele, sensação de ardência na pele, sensação de picadas no local da aplicação e pele ressecada.
Creme Tópico: as reações adversas citadas ocorrem com mais frequência na utilização da concentração mais alta de 0,1% do creme, são geralmente moderados e normalmente cessam com a continuação do tratamento.

Dados pós-comercialização
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Raras: hiperpigmentação da pele, hipopigmentação da pele, reação de fotossensibilidade, erupção cutânea no local da aplicação, edema / inchaço no local da aplicação, reação alérgica, atrofia da pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

VITACID – Posologia

Lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplicar uma fina camada de Vitacid®, massageando levemente em círculos.
Pela manhã, ao acordar, lavar suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e secar com toalha limpa, sem esfregar.
No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semana. Já no foto envelhecimento, o resultado do tratamento é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continuar o tratamento com aplicações menos frequentes.
A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.
Os pacientes devem ser informados de que a aplicação excessiva não melhorará a eficácia, mas poderá aumentar o risco de irritação da pele.
Se uma irritação indevida (vermelhidão, descamação ou desconforto) ocorrer, os pacientes devem reduzir a frequência de aplicação ou interromper temporariamente o tratamento. A frequência normal de aplicação deve ser reiniciada assim que a irritação cessar. O tratamento deve ser descontinuado se a irritação persistir.
A concentração da formulação deve ser selecionada e ajustada de acordo com a tolerância do paciente.

Populações especiais
Crianças:
A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas; portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Idosos:
Não há nenhuma recomendação específica para uso em idosos.

Comprometimento renal e / ou hepático:
Nenhum ajuste da dosagem é necessário.
Não se espera que o comprometimento renal resulte em exposição sistêmica de significância clínica. Isso porque ocorre uma absorção percutânea insignificante da tretinoína após a aplicação tópica (veja “Características Farmacológicas”).

Super dosagem

O uso excessivo e não orientado pelo médico poderá irritar a pele.
A ingestão oral de um tubo de 30 g de tretinoína tópica poderia resultar em exposição menor que a alcançada com a dose recomendada de tretinoína oral. Consequentemente, a teórica ocorrência de sintomas de superdosagem (por exemplo, hipervitaminose A) é altamente improvável.
Não se espera que os ingredientes de Vitacid® sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. Se o paciente acidentalmente deixar Vitacid® entrar na boca, deverá lavála imediatamente com água em abundância. Caso o paciente ingira grande quantidade, deverá procurar aconselhamento médico.

Gel Tópico:
A formulação em gel contém álcool etílico a mais de 80%. A absorção sistêmica dessa quantia deve ser considerada em caso de ingestão oral.

Tratamento
Deverá ser conduzido conforme clinicamente indicado.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Mecanismo de ação na acne
A tretinoína é um metabólito conhecido da vitamina A, que regula o crescimento e a diferenciação de células epiteliais. Acredita-se que a tretinoína aplicada por via tópica na acne atue:
• estimulando a mitose na epiderme;
• reduzindo a coesão intercelular no estrato córneo;
• atenuando a hiperceratose característica da acne vulgar;
• auxiliando a descamação, prevenindo a formação de lesões;
• mediando a produção de células epidérmicas menos coesas, o que parece promover a expulsão inicial de comedões e a sua subsequente prevenção.
A tretinoína apresenta ações anti-inflamatórias tópicas, que são mediadas pela inibição da migração de leucócitos polimorfonucleares induzida pelo leucotrieno B4.

Mecanismo de ação na pele fotodanificada
Foi relatado que a tretinoína tópica corrige muitas das anormalidades estruturais da pele foto danificada. Por meio da produção de alterações epidérmicas e dérmicas no nível epidérmico, a tretinoína:
• aumentou a espessura da camada (acantose) e a camada granular média;
• diminuiu a concentração de tonofilamentos e desmossomos;
• aumentou a secreção de uma substância semelhante ao glicosaminoglicano no espaço intracelular;
• reduziu a coesão de células epidérmicas;
• reduziu a atividade de melanócitos.
No nível dérmico, foram relatados vasodilatação e angiogênese da vasculatura superficial, bem como colágeno dérmico papilar aumentado.

Efeitos farmacodinâmicos
A ação farmacológica da tretinoína ainda precisa ser completamente elucidada. Quando administrada sistemicamente, ela apresenta as seguintes ações:
• suprime a atividade das glândulas sebáceas
• reduz a produção de sebo;
• previne ou reduz a comedogênese
• suprime o Propionibacterium acnes;
• reduz a inflamação.

Farmacocinética
Absorção
A absorção percutânea do ácido retinoico marcado com 14C a 0,1% p/p foi estudada em seis voluntários do sexo masculino adultos. Entre 0,3% e 2,18% do ácido retinoico foi absorvido após uma aplicação única.
Nenhum efeito tóxico sistêmico foi relatado após a administração tópica de diferentes formulações da tretinoína.
Em pacientes pré-tratados com tretinoína não marcada, leves aumentos na radioatividade sanguínea foram observados 8 horas após a aplicação do material radiomarcado. Em pacientes que não foram pré-tratados, nenhum aumento significativo na radioatividade foi observado.

Distribuição
A tretinoína foi minimamente detectável na camada córnea e nas glândulas sebáceas da pele normal em duas e quatro horas após a aplicação de tretinoína radiomarcada. Níveis consideravelmente mais altos foram encontrados nos folículos pilosos e nas glândulas apócrinas. Vinte e quatro horas após a aplicação, nenhuma penetração de radioatividade foi detectada abaixo da camada malpighiana.

Metabolismo
A tretinoína parece formar produtos de oxidação inativos, que são excretados na urina, e glicuronídeos, que são excretados nas fezes.
Dados limitados estão disponíveis em humanos.

Eliminação
Estudos de recuperação na urina em sujeitos de pesquisa que não foram pré-tratados com tretinoína mostraram excreção urinária de 1,24% a 2,60% (média: 1,82%) da dose aplicada. A excreção urinária média dos sujeitos de pesquisa pré-tratados foi de 4,45%. Entre 0,3% e 2,89% (média: 1,58%) do material foi recuperado nas fezes de sujeitos de pesquisa pré-tratados. A extração de radioatividade de bandagens oclusivas da pele foi responsável por 73% a 96% (média: 85,9%) da dose aplicada.

Resultados de eficacia

Acne é uma doença extremamente comum, com uma prevalência de 80-85% entre os indivíduos na puberdade (Thielitz et al, 2008). Embora seja geralmente considerada uma doença da adolescência, a acne também pode continuar na idade adulta (> 20 anos de idade) (Collier et al, 2008).
A tretinoína foi primeiramente usada no início da década de sessenta por Stüttgen e Beer. Sua eficácia clínica foi demonstrada na monoterapia em pacientes com acne comedoniana leve a moderada (n= 257) ou acne inflamatória (n = 61). Em um estudo de bioquivalência publicado recentemente, duas preparações diferentes de tretinoína, em diferentes formulações e concentrações, foram eficazes contra acne inflamatória moderada a severa quando comparadas ao placebo (n = 1642). Além disso, a tretinoína é eficaz contra microcomedões com uma redução significativa de 50% após seis semanas e de 80% após doze semanas de tratamento com 0,1% de tretinoína creme (n = 15) (Thielitz, 2008)
Na acne vulgar, a aplicação a longo prazo de gel de tretinoína a 0,025% obteve a remissão completa confirmada por um estudo que envolveu 74 pacientes por um período de 12 semanas. A mensuração da eficácia foi determinada por diminuição na contagem de comedões e lesões inflamatórias nos dias 7, 14, 28, 56 e 84 (Lucky et al, 1998).
No foto envelhecimento, em um estudo monocêntrico randomizado, três grupos totalizando cerca de cem participantes foram tratados com creme de tretinoína a 0,1%, 0,025% ou veículo. Os resultados indicaram que o tratamento seja com as concentrações de 0,1% ou 0,025% induziu uma melhoria estatisticamente significativa nos efeitos do foto envelhecimento em comparação com o veículo. Não foram encontradas diferenças significativas na eficácia clínica geral do tratamento com concentrações de 0,1% contra 0,025% de tretinoína (Kang, 1998)
A eficácia e irritação de duas concentrações de tretinoína creme, 0,1% e 0,025%, foram comparadas.
Quando utilizada uma vez por dia ao longo de 48 semanas, não houve diferença significativa entre as duas concentrações na melhora global da pele foto envelhecida, mas a concentração mais elevada (0,1%) de tretinoína foi significativamente mais irritante. Dois grandes estudos multicêntricos conduzidos nos Estados
Unidos confirmaram a observação de que a tretinoína é um tratamento eficaz para pele foto envelhecida.
Estes estudos recrutaram um total de 547 indivíduos, dos quais 393 utilizaram tretinoína creme uma vez por dia em concentrações que variavam entre 0,001% a 0,05%. A partir dos seus resultados, os investigadores concluíram que aplicações uma vez ao dia, por 6 meses de um creme emoliente de tretinoína a 0,05% especificamente formulado para o tratamento da pele foto envelhecida é uma terapia eficaz para melhoria de rugas finas, hiperpigmentação, e aspereza da pele associada com a exposição ao sol crônica.
Demonstrou-se que a aplicação de creme emoliente de tretinoína a 0,05% três vezes por semana mantém a melhoria obtida, no entanto cessar a terapia resultou em alguma deterioração clínica e, em parte, a reversão para o estado pré-tratamento (Singh, 2006).

Referências bibliográficas
1. COLLIER, C. N. et al. The prevalence of acne in adults 20 years and older. J Am Acad Dermatol. 2008. v. 58. p. 56-59.
2. LUCKY, A. et al. Comparative efficacy and safety of two 0.025% tretinoin gels: results from a multicenter, double-blind, parallel study. J Am Acad Dermatol, 1998. v. 38. p. S17-S23.
3. THIELITZ, A.; ABDEL-NASER, M. B.; FLUHR, J. W. et al. Topical retinoids in acne – an
evidence-based overview. Journal of the German Society of Dermatology (JDDG), 2008. vol. 6. p. 1023-1031.
4. KANG, S.; VOORHEES, J.J.; ARBOR, A. Photoaging therapy with topical tretinoin: an evidencebased analysis. Journal of the American Academy of Dermatology, 1998. p. S55-S61.
3. SINGH, M.; GRIFFITHS, C. E. M. The use of retinoids in the treatment of photoaging.
Dermatologic Therapy, 2006. v. 19, p. 297–305.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C), protegido da luz, calor e umidade.
Vitacid® creme, XT e Gel tem validade de 24 meses contados a partir da data de fabricação.
Vitacid® creme e XT creme: é amarelo, com odor característico.
Vitacid® gel é amarelo transparente com odor característico.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o na sua embalagem original.

Dizeres legais

Vitacid® XT MS 1.0191.0267.006-0
Vitacid® Creme MS 1.0191.0267.003-6
Vitacid® Gel MS 1.0191.0267.0002-8

Farm. Resp.: Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF-SP nº 6.015

THERASKIN FARMACÊUTICA LTDA.
Marg. Direita da Via Anchieta km 13,5
São Bernardo do Campo – SP
CEP 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira
COT – Centro de orientação Theraskin
0800 0196660
cot@theraskin.com.br
www.theraskin.com.br

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
ATENÇÃO – NÃO USE ESTE MEDICAMENTO SEM CONSULTAR O SEU MÉDICO, CASO ESTEJA GRÁVIDA. ELE PODE CAUSAR PROBLEMAS AO FETO.

VITACID – Bula para o paciente

Vitacid® Creme
Vitacid® XT
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Vitacid® é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.
Vitacid® é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causadas pelo sol (foto envelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas e pústulas).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A tretinoína é uma substância da família da vitamina A, que regula o crescimento e a diferenciação de células epiteliais e apresenta ações anti-inflamatórias tópicas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.
Não use o creme em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sob suspeita de gravidez ou lactantes sem orientação médica.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Antes de iniciar o tratamento com Vitacid®, seu médico precisa saber se:
• você ou algum parente próximo teve câncer de pele;
• você não tolera, apresenta reações na pele sob a luz solar ou é hipersensível (alérgico) à tretinoína ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid® listados na composição;
• você sofre de eczema (dermatite ou inflamação da pele), vermelhidão da pele, vasos sanguíneos rompidos e rosácea (espinhas minúsculas geralmente na área central da face) ou vermelhidão e dermatite perioral (sensibilidade em volta da boca). Vitacid® pode causar irritação adicional a essas condições.
Use o creme somente na sua pele. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca, os lábios e olhos.
Não use o creme em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol, ou pele em lesionada.
Não use Vitacid® em excesso sobre a pele sensível, como o pescoço, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele, incluindo aquelas entre o nariz e os lábios.
Vitacid® pode causar sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento, e passar um longo tempo exposto(a) ao sol, enquanto estiver usando Vitacid® . Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol.
Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele; desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Interações com outros medicamentos/produtos
Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou pode ser que o produto não haja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou qualquer produto para acne ou foto envelhecimento antes de iniciar o tratamento com Vitacid®, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais. Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir), em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® pode interagir com:
• produtos que contêm peróxido de benzoíla;
• produtos tópicos, sabonetes, limpadores ou cosméticos, particularmente aqueles que contêm enxofre, resorcinol ou ácido salicílico;
• medicamentos com substâncias que tornam a pele mais sensível à luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;
• entre outros.

Crianças: a segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas; portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez e amamentação
Vitacid® não é recomendado para uso durante a gravidez:
• Informe o seu médico se você estiver grávida ou planejando engravidar;
• use apropriadamente um método de contracepção confiável enquanto estiver usando Vitacid®, para evitar gravidez;
• se você de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid®, informe o seu médico.

Categoria C: “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.”
Atenção: Não use este medicamento sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Vitacid®. Converse com o seu médico sobre a decisão de amamentar ou utilizar Vitacid®.

“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.”
“Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.”

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C), protegido da luz, calor e umidade.
“Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.”
“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.”
Vitacid®: é um creme amarelo, com odor característico.
“Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.”
“Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.”

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sempre use Vitacid® exatamente conforme foi instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.
Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplique uma fina camada de Vitacid®, massageando levemente em círculos.
Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.
No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. No tratamento de foto envelhecimento, o resultado é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.
A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.
Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele (causando vermelhidão, descamação e desconforto). Se isso de fato ocorrer, use Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.
As mãos devem ser lavadas após a aplicação.
Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.

“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não aplique uma dose duplicada para compensar as doses esquecidas. Aplique a próxima dose no momento habitual.

“Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.”

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, Vitacid® pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele. Os sinais incluem:
• ardência, descamação ou coceira graves da sua pele.
Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas e pare de usar Vitacid®.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):
• vermelhidão na pele, especialmente durante as primeiras semanas de uso;
• descamação da pele durante as primeiras semanas de uso;
• dor na pele;
• coceira;
• irritação da pele;
• sensibilidade na pele;
• aquecimento da pele, especialmente quando aplicado pela primeira vez;
• sensação de ferroadas no local da aplicação;
• pele ressecada.
Essas reações adversas são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:
• sensibilidade à luz solar;
• escurecimento da pele clara;
• clareamento da pele mais escura;
• erupção cutânea no local da aplicação;
• inchaço no local da aplicação;
• reação alérgica;
• afinamento da pele.
Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.
“Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.”

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você acidentalmente ingerir Vitacid®: não se espera que os ingredientes de Vitacid® sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. Se você acidentalmente deixar Vitacid® entrar em sua boca, lave-a com água em abundância imediatamente. Procure aconselhamento médico se você ingerir grande quantidade.

“Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”
_______________________________________________________________________________________

Vitacid® gel
Leia este folheto informativo cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento.
Guarde este folheto informativo. Pode ser necessário consultá-lo novamente. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi prescrito especificamente para você. Não deixe que outras pessoas o usem – ele poderá fazer mal a elas, mesmo se os sintomas que elas apresentam parecerem ser os mesmos que você apresenta.

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Vitacid® gel é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.
Vitacid® gel é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causado pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas e pústulas).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semana. Já no foto envelhecimento, o resultado do tratamento é evidenciado após 24 semanas de uso.
A tretinoína é uma substância da família da vitamina A, que regula o crescimento e a diferenciação de células epiteliais e apresenta ações anti-inflamatórias tópicas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sob suspeita de gravidez ou lactantes sem orientação médica.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Antes de iniciar o tratamento com Vitacid® gel, seu médico precisa saber se:
• você ou algum parente próximo teve câncer de pele;
• você não tolera, apresenta reações na pele sob a luz solar ou é hipersensível (alérgico) à tretinoína ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid® gel, listados na composição;
• você sofre de eczema (dermatite ou inflamação da pele), vermelhidão da pele, vasos sanguíneos rompidos e rosácea (espinhas minúsculas geralmente na área central da face), ou vermelhidão e dermatite perioral (sensibilidade em volta da boca). Vitacid® gel pode causar irritação adicional a essas condições.
Use o gel somente na sua pele. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca, lábios e os olhos.
Não use o gel em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol, ou em pele lesionada.
Não use Vitacid® gel em excesso sobre pele sensível, como o pescoço, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele, incluindo aquelas entre o nariz e os lábios.
Vitacid® gel pode causar uma sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento e passar um longo tempo exposto(a) ao sol enquanto estiver usando Vitacid® gel. Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol.
Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele; desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Interações com outros medicamentos/produtos
Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou pode ser que o produto não aja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou qualquer produto para acne ou foto envelhecimento antes de iniciar o tratamento com Vitacid® gel, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais. Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir), em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® gel pode interagir com:
• produtos que contêm peróxido de benzoíla;
• produtos tópicos, sabonetes, limpadores ou cosméticos, particularmente aqueles que contêm enxofre, resorcinol ou ácido salicílico;
• medicamentos com substâncias que tornam a pele mais sensível à luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;
• entre outros.

Crianças: a segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas; portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez e amamentação
Vitacid® gel não é recomendado para uso durante a gravidez:
• Informe o seu médico se você estiver grávida ou planejando engravidar;
• Use apropriadamente um método de contracepção confiável enquanto estiver usando o Vitacid® gel, para evitar gravidez;
• Se você de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid® gel, informe o seu médico.

Categoria C: “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.”
Atenção: Não use este medicamento sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.
A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Vitacid® gel. Converse com o seu médico sobre a sua decisão de amamentar ou utilizar Vitacid® gel.
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.”
“Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.”

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C), protegido da luz, calor e umidade.
“Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.”
“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.”
Vitacid® gel é amarelo transparente com odor característico
“Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.”
“Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.”

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sempre use o Vitacid® gel exatamente conforme instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.
Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplique uma fina camada de Vitacid® gel, massageando levemente em círculos.
Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.
Após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.
A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.
Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele (causando vermelhidão, descamação e desconforto). Se isso de fato ocorrer, use Vitacid® gel com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.
As mãos devem ser lavadas após a aplicação.
Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não aplique uma dose duplicada para compensar as doses esquecidas.
Aplique a próxima dose no momento habitual.
“Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.”

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, Vitacid® gel pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele. Os sinais incluem:
• ardência, descamação ou coceira graves da sua pele.
Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas e pare de usar Vitacid® gel.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):
• vermelhidão na sua pele, especialmente durante as primeiras semanas de uso;
• descamação da pele durante as primeiras semanas de uso;
• dor na pele;
• coceira;
• irritação da pele;
• sensibilidade na pele;
• aquecimento da pele, especialmente quando aplicado pela primeira vez;
• sensação de ferroadas no local da aplicação;
• pele ressecada.
Essas reações são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® gel com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:
• sensibilidade à luz solar;
• escurecimento da pele clara;
• clareamento da pele mais escura;
• erupção cutânea no local da aplicação;
• inchaço no local da aplicação;
• reação alérgica;
• afinamento da pele.
Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.

“Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.”

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você acidentalmente ingerir Vitacid® gel:
Não se espera que os ingredientes de Vitacid® gel sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. Se você acidentalmente deixar o Vitacid® gel entrar em sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir uma grande quantidade.
A formulação em gel contém álcool etílico a mais de 80%. A absorção sistêmica dessa quantidade deve ser considerada em caso de ingestão oral.

“Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”

Data da bula

11/09/2013