Feed

Já é assinante?

Entrar

Vitanol-a

Vitanol-a - Bula do remédio

Vitanol-a com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Vitanol-a têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Vitanol-a devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Stiefel

Apresentação de Vitanol-a

Gel alcoólico a 0,01%, 0,025% e 0,05%: bisn. c/ 25 g. Creme a 0,025%, 0,05% e 0,1%: bisn. c/ 25 g. Loção alcoólica a 0,05%: fr. c/ 50 ml.

Vitanol-a - Indicações

Vitanol-a é indicado somente para uso tópico, em adultos. Vitanol-a é indicado no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne punctata, onde predominam comedões, pápulas e pústulas.

Contra-indicações de Vitanol-a

Os estudos efetuados em laboratório e as experiências clínicas realizadas até o momento não mostram qualquer contra-indicação ao uso tópico do ácido retinóico, mas o produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis ao ácido retinóico ou aos outros componentes da fórmula. Também não deve ser usado quando houver escarificações e processos cutâneos inflamatórios ou infecções de outras origens.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Vitanol-a

No início do tratamento, o paciente poderá sentir ardor, acompanhado de vermelhidão. Se esses sintomas forem intensos, o tratamento deve ser interrompido até que a integridade da pele seja restabelecida, ou então o tratamento deve ser ajustado em níveis que o indivíduo possa tolerar. Hiper ou hipopigmentação temporária tem sido observada com o uso contínuo do ácido retinóico. Durante o tratamento com ácido retinóico, observou-se grande aumento da suscetibilidade da pele do paciente a radiações intensas; portanto, deve-se evitar ao máximo a exposição ao sol, bem como o uso de lâmpadas artificiais. Todos os efeitos colaterais citados são reversíveis com a suspensão da terapia.

Vitanol-a - Posologia

Lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplicar uma fina camada de Vitanol-a Creme, Gel ou Loção, massageando levemente em círculos. Pela manhã, ao acordar, lavar suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e secar com toalha limpa, sem esfregar. Pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. Após obter-se resultado satisfatório de melhora, continuar o tratamento com aplicações menos freqüentes. A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.

Vitanol-a - Informações

A tretinoína foi isolada por Arens e Van Drop em 1946, como produto intermediário da síntese de Vitamina A e introduzida como agente queratolítico por Stüttgen. Em 1969, Kligman e Cols relataram sua eficácia na Acne vulgar, onde interfere na formação do comedão, impedindo a formação de rolhas queratinizadas sólidas. Inibe a síntese de tonofibrilas, diminui a união entre as células queratinizadas e acelera o turnover do epitélio folicular.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal