Feed

Já é assinante?

Entrar

Yatropan

Yatropan - Bula do remédio

Yatropan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Yatropan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Yatropan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Sanofi

Apresentação de Yatropan

Inalante. fr. c/ 100 mL.

Yatropan - Indicações

No tratamento das rinofaringites e sinusites.

Contra-indicações de Yatropan

Inhalante Yatropan (efedrina + associação) é contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. A efedrina é contra-indicada em pacientes que apresentam doenças cardiovasculares, hipertiroidismo e hipertensão.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Yatropan

Com a administração de altas doses de efedrina foram relatadas reações, tais como: excitação, tremor, insônia, nervosismo, palpitação, taquicardia, dor pré-cordial, arritmia cardíaca, vertigem, secura do nariz e garganta, dor de cabeça, sudorese e calor. Pelo fato da efedrina ser um agente simpatomimético, alguns pacientes podem desenvolver espasmo de esfincter vesical, retenção urinária resultante e ocasionalmente retenção urinária aguda. Isto deve ser levado em consideração quando a efedrina for administrada em homens idosos ou naqueles com hipertrofia prostática. O uso prolongado de efedrina não causa efeito acumulativo, porém foram relatados casos de tolerância e dependência. Após a administração de sulfanilamida foram relatadas raras reações, tais como: dilatação crônica da glândula tiróide, diurese e hipoglicemia. Os sintomas de intoxicação com eucaliptol incluem manifestações gastrintestinais, tais como: queimação epigástrica, náusea, vômito, depressão do sistema nervoso central, incluindo coma. Cianose, ataxia, miose, danos pulmonares, delírio e convulsão podem ocorrer. Mentol pode provocar aumento nas reações de hipersensibilidade, incluindo dermatite de contato. Foram relatados casos de apnéia e colapso instantâneo em crianças após a aspiração de mentol pelas narinas. Reações de sensibilidade local, tais como: desconforto aumentado ou sensação de queimação foram relatados com o uso de sulfanilamida.

Yatropan - Posologia

Uma colher das de café numa xícara de chá de água fervente, para inalação, duas vezes ao dia ou conforme indicação médica. Por sua característica hidroalcoólica, o produto puro não deve ser colocado diretamente em contato com nenhuma outra fonte de calor. Observe rigorosamente o modo de usar indicado. Uma adequada inalação é obtida com o uso de uma toalha, conforme figura abaixo.

Yatropan - Informações

Cada mL contém : efedrina...5,000 mg sulfanilamida guaiacolada sódica...5,150 mg eucaliptol..20,000 mg mentol..20,000 mg tintura de tolu..8,705 mg tintura de benjoim...8,350 mg tintura de alfazema..17,400 mg veículo q.s.p..1,000 mL As inalações a vapor têm amplo uso em medicina, com a finalidade de se aplicar os agentes terapêuticos na maior área possível da mucosa das vias aéreas superiores com um mínimo de irritação. Este objetivo é amplamente preenchido pelo Inhalante Yatropan (efedrina + associação). Nas afecções das vias aéreas superiores têm-se em mira a obtenção de uma vasoconstrição duradoura, mas não acompanhada de modificações patológicas da mucosa nasal. Tal efeito é obtido pela volatilização e inalação dos vapores hidroalcoólicos da efedrina. A ação do Inhalante Yatropan (efedrina + associação) é exercida tanto pelos componentes voláteis da fórmula como pela inalação dos vapores hidroalcoólicos da sulfanilamida guaiacolada sódica. Desse modo, obtém-se efeito vasoconstritor da mucosa nasal e livre penetração nas fossas nasais, paranasais e faringe, dos princípios antissépticos constantes da fórmula do Inhalante Yatropan (efedrina + associação). A efedrina é um agente simpatomimético de ação direta e indireta; adicionalmente, causa estimulação no sistema nervoso central. Em casos clínicos, é usada principalmente como descongestionante nasal, podendo ser usada isoladamente ou em combinação com outros agentes para aliviar os sintomas do resfriado. O eucaliptol é um óleo volátil incolor ou amarelo claro, com odor aromático canforado característico e um forte sabor refrescante canforado. O mentol pode ser utilizado por inalação, para alívio de sintomas de bronquite e sinusite, usualmente associado com óleo de eucalipto (preparações tópicas para uso no peito ou narinas). A sulfanilamida é uma sulfonamida de baixa ação, com propriedades similares ao sulfametoxazol, sendo sua atividade antibacteriana menor do que a do sulfametoxazol. A sulfanilamida bloqueia certos processos metabólicos essenciais para o crescimento de bactérias susceptíveis.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal