Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Zinnat - Bula do remédio

Zinnat com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Zinnat têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Zinnat devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Gsk

Apresentação de Zinnat

Comprimidos revestidos
Zinnat® é apresentado na forma de comprimidos revestidos que contêm 250 mg de cefuroxima e são acondicionados em embalagem com 10 comprimidos, ou 500 mg de cefuroxima e são acondicionados em embalagem com 14 ou 20 comprimidos.

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (A PARTIR DE 3 MESES)

COMPOSIÇÃO
Cada comprimido de 250 mg contém:
axetilcefuroxima ......................................300,72 mg
(equivalente a 250 mg de cefuroxima)
excipientes*: q.s.p. .............................1 comprimido

Cada comprimido de 500 mg contém:
axetilcefuroxima ........................................601,44 mg
(equivalente a 500 mg de cefuroxima)
excipientes*: q.s.p. ...........................1 comprimido

* Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lauril sulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado, dióxido de silício coloidal, hipromelose, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno e opaspray branco.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
-Frascos de 50 mL e 70 mL, acompanhado de copo dosador e seringa dosadora.
-Embalagens contendo sachês de 250 mg, com 14 ou 20 unidades ou embalagem hospitalar contendo 100 unidades.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO (A PARTIR DE 3 MESES)
USO ORAL

COMPOSIÇÃO
Frasco:
Cada dose de 5 mL contém:
axetilcefuroxima..................300 mg (equivalente a 250 mg de cefuroxima)
excipientes* q.s.p. ...................5 Ml

Sachê:
Cada sachê contém:
axetilcefuroxima..................300 mg (equivalente a 250mg de cefuroxima)
excipientes* q.s.p. ...................1 sachê.

*Excipientes: ácido esteárico, sacarose, aroma de tutti frutti, polividona K30, aspartame, goma xantana e acessulfamo potássico.

Zinnat - Indicações

A cefuroxima é indicada no tratamento de pacientes com infecções causadas por cepas sensíveis dos microrganismos relacionados às seguintes condições:
Amigdalite e faringite: causadas por S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A). A cefuroxima é geralmente eficaz na erradicação do estreptococo da orofaringe; entretanto, não se recomenda sua indicação na profilaxia da febre reumática subsequente, uma vez que ainda não se dispõe de dados sobre o assunto.
Otite média: causada por S. pneumoniae, H. influenzae (cepas sensíveis à ampicilina), S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A) e M. catarrhalis (cepas sensíveis à ampicilina).
Infecções do trato respiratório inferior (pneumonia e bronquite): causadas por S. pneumoniae (cepas suscetíveis à ampicilina) eH. parainfluenzae (cepas sensíveis à ampicilina).
Infecções do trato urinário: causadas por E. coli e K. pneumoniae (na ausência de complicações urológicas). Infecções da pele: causadas por S. aureus e S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A). Sinusite: causada por S. pneumoniae, H. influenzae e anaeróbios sensíveis à cefuroxima.

Contra-indicações de Zinnat

Zinnat® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida aos antibióticos do grupo das cefalosporinas.

Advertências

Antes de iniciar a terapia com Zinnat® deve-se tomar as precauções necessárias para verificar se o paciente apresenta reações de hipersensibilidade às cefalosporinas, penicilinas e outras betalactamases.
Como ocorre com outros antibióticos, o uso de Zinnat® pode resultar no crescimento de Candida. A utilização prolongada pode também resultar no crescimento de microrganismos não sensíveis (como Enterococci e Clostridium difficile), por isso talvez seja necessária a interrupção do tratamento.
Há relatos de colite pseudomembranosa causada pelo uso de cefalosporinas e de outros antibióticos, cuja gravidade pode variar de leve à fatal. Por essa razão é importante considerar tal diagnóstico em pacientes que desenvolveram diarreia durante o tratamento com antibióticos. Se ocorrer diarreia prolongada ou significativa ou o paciente apresentar cólicas abdominais, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser posteriormente examinado.
Com um regime de terapia sequencial, o tempo de mudança para o tratamento oral é determinado de acordo com a gravidade da infecção, pelo status clínico do paciente e pela suscetibilidade do patógeno envolvido.

Populações especiais
Não existem dados de estudos clínicos sobre o uso de Zinnat® em crianças menores de 3 meses.
Não há recomendações especiais sobre o uso de Zinnat® em idosos.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas
Como este medicamento pode causar vertigem, deve-se avisar os pacientes para ser cautelosos ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Uso na gravidez de Zinnat

Não há nenhuma evidência experimental dos efeitos embriogênicos e teratogênicos atribuídos à axetilcefuroxima, mas, como ocorre com todas as drogas, Zinnat® deve ser administrado com cuidado durante a gravidez. A cefuroxima é excretada no leite materno e, consequentemente, deve-se ter cuidado ao administrá-la a mulheres que estejam amamentando.
Categoria B de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações medicamentosas de Zinnat

Interferência em análises laboratoriais
As drogas que reduzem a acidez gástrica podem resultar em baixa biodisponibilidade de Zinnat® em comparação ao estado de jejum e tendem a anular o efeito do aumento da absorção após a ingestão de alimentos.
Como ocorre com outros antibióticos, Zinnat® pode afetar a flora intestinal, levando à menor reabsorção de estrogênio e à redução da eficácia dos contraceptivos orais combinados.
Como pode ocorrer resultado falso-negativo no teste de ferricianeto, recomenda-se usar os métodos de glicose oxidase ou hexoquinase para determinar os níveis de glicose no plasma dos pacientes que recebem Zinnat®.
A cefuroxima não interfere nos resultados da análise de creatinina do soro e da urina pelo método do picrato alcalino.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Zinnat

Comprimidos revestidos
As reações adversas à Zinnat® são geralmente leves e passageiras.
As categorias de frequência adotadas para classificar as reações adversas descritas abaixo foram estimadas, já que, no caso da maioria das reações, não existem dados substanciais que permitam calcular sua incidência. Além disso, a incidência das reações adversas à axetilcefuroxima pode variar de acordo com a indicação.
Dados de estudos clínicos extensos foram usados para determinar a frequência das reações adversas, das muito comuns às raras. As frequências usadas para todos os outros efeitos indesejáveis foram determinadas principalmente por meio de dados pós-comercialização e se referem mais à taxa de relatos do que à frequência real. Dados de estudos controlados com placebo não estavam disponíveis. Nos casos em que foram calculadas com base em dados de estudos clínicos, as incidências tiveram como base dados relacionados à droga (avaliados pelo investigador).
A seguinte convenção foi usada para classificação das reações adversas de acordo com a frequência: muito comuns (>1/10); comuns (>1/100 a <1/10); incomuns (>1/1.000 a <1/100); raras (>1/10.000 a <1/1.000); e muito raras (<1/10.000).

Reações comuns (>1/100 e <1/10):
-crescimento de Candida
-eosinofilia
-dor de cabeça, vertigem
-distúrbio gastrintestinal, inclusive diarreia, náusea e dor abdominal
-aumento dos níveis das enzimas hepáticas, [ALT (TGP), AST (TGO) e HDL]

Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100):
-teste de Coombs’ positivo, trombocitopenia, leucopenia (algumas vezes intensa)
-rash cutâneo
-vômito

Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):
-urticária, prurido
-colite pseudomembranosa (ver Advertências e Precauções)

Reações muito raras (<1/10.000):
-anemia hemolítica
-febre, doença do soro, anafilaxia
-eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica (necrólise exantemática)
-icterícia (predominantemente colestática), hepatite
As cefalosporinas compõem uma classe de fármacos que tendem a ser absorvidos na superfície das membranas dos glóbulos vermelhos e a reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga, o que gera resultado positivo no teste de Coombs’ (que pode interferir nos testes de compatibilidade sanguínea) e muito raramente causa anemia hemolítica.

Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
As reações adversas à Zinnat® são geralmente leves e passageiras.
As categorias de frequência adotadas para classificar as reações adversas descritas abaixo foram estimadas, já que, no caso da maioria das reações, não existem dados substanciais que permitam calcular sua incidência. Além disso, a incidência das reações adversas à axetilcefuroxima pode variar de acordo com a indicação.
Dados de estudos clínicos extensos foram usados para determinar a frequência das reações adversas, das muito comuns às raras. As frequências usadas para todos os outros efeitos indesejáveis foram determinadas principalmente por meio de dados pós-comercialização e se referem mais à taxa de relatos do que à frequência real. Dados de estudos controlados com placebo não estavam disponíveis. Nos casos em que foram calculadas com base em dados de estudos clínicos, as incidências tiveram como base dados relacionados à droga (avaliados pelo investigador).

A seguinte convenção foi usada para classificação das reações adversas de acordo com a frequência: muito comuns (>1/10); comuns (>1/100 a <1/10); incomuns (>1/1.000 a <1/100); raras (>1/10.000 a <1/1.000); e muito raras (<1/10.000).

Reações comuns (>1/100 e <1/10):
-crescimento de Cândida
-eosinofilia
-dor de cabeça, vertigem
-distúrbios gastrintestinais, inclusive diarreia, náusea e dor abdominal
-aumentos transitórios dos níveis das enzimas hepáticas (ALT (SGPT), AST (SGOT) e LDH)

Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100):
-trombocitopenia, leucopenia (às vezes acentuada), e teste de Coombs’ positivo. As cefalosporinas compõem uma classe de fármacos que tendem a ser absorvidos na superfície das membranas dos glóbulos vermelhos e a reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga, o que gera resultado positivo do teste de Coombs’ (que pode interferir nos testes de compatibilidade sanguínea) e muito raramente causa anemia hemolítica
-rash cutâneo
-vômito

Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):
-urticária, prurido
-colite pseudomembranosa (ver Advertências e Precauções)

Reações muito raras (<1/10.000):
-anemia hemolítica. As cefalosporinas compõem uma classe de fármacos que tendem a ser absorvidos na superfície das membranas dos glóbulos vermelhos e a reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga, o que gera resultado positivo do teste de Coombs’ (que pode interferir nos testes de compatibilidade sanguínea) e muito raramente causa anemia hemolítica
-febre medicamentosa, doença do soro, anafilaxia
-icterícia (predominantemente colestática), hepatite
-eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica

Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Zinnat - Posologia

Comprimidos revestidos
A posologia de Zinnat® deve ser efetuada de acordo com o seguinte esquema:

Adultos

Dose

Frequência

Dose usual recomendada

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Infecções do trato urinário

125 mg*

2x/dia

Infecções da pele e dos tecidos moles

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Amigdalite, faringite e sinusite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Bronquite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Pneumonia

500 mg (1 comprimido de 500 mg ou 2comprimidos de 250 mg)

2x/dia

Pielonefrite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Gonorreia não complicada

 

1.000 mg (4 comprimidos de 250 mg ou 2 comprimidos de 500 mg)

Dose única

 



Crianças

Dose

Frequência

Amigdalite, faringite, sinusite, bronquite

125 mg* (ou 20 mg/kg/dia) até o máximo de 250 mg/dia (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia

Otite média, pneumonia e piodermites (crianças de 2 anos ou mais)

250 mg (1 comprimido de 250 mg) ou 30 mg/kg/dia até o máximo de 500 mg/dia (2 comprimidos de 250 mg ou 1 comprimido de 500 mg)

2x/dia



A duração usual do tratamento é de sete dias, com variação de cinco a dez dias.
Deve-se evitar triturar os comprimidos de Zinnat®. Caso haja dificuldade para degluti-los, recomenda-se a administração de Zinnat® Suspensão Oral.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
A terapia usual é de sete dias (mas pode variar de cinco a dez dias).

A posologia de Zinnat® deve ser efetuada de acordo com o seguinte esquema:

Adultos
TratamentoSuspensão OralSachêFrequência
Dose habitual recomendada250 mg (5 mL)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
Infecções do trato urinário125 mg (2,5 mL)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
Amigdalite, faringite e sinusite250 mg (5 mL)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
Bronquite250 mg (5 mL)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
Pneumonia500 mg (10 mL)2 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
Pielonefrite250 mg (5 mL)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
Gonorreia não complicada1.000 mg (20 mL)4 sachê de 250mgDose única


Crianças
A dose normal é de 125 mg (2,5 mL) duas vezes ao dia.
Crianças de 3 meses a 12 anos de idade
PesoAmigdalite, faringite, sinusite e bronquiteOtite, pneumonia e piodermiteFrequência
 Suspensão OralSuspensão OralSachê 
5 kg *1,0 mL (50 mg)1,5 mL (75 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
8 kg *1,5 mL (75 mg)2,5 mL (125 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
12 kg2,5 mL (125 mg)3,5 mL (175 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
16 kg ou +2,5 mL (125 mg)5,0 mL (250 mg)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
(**)250 mg500 mg-

 


*para crianças com peso inferior a 8 kg é recomendado o uso de suspensão oral.
(**)Dose máxima diária.

A dose padrão recomendada para crianças no tratamento da maioria das infecções é de 125 mg duas vezes ao dia. Para crianças de 2 anos de idade, ou mais, com otite média ou outras infecções mais graves, a dose recomendada é de 250 mg duas vezes ao dia (máximo recomendado de 500 mg diários).
A tabela acima foi calculada sobre a seguinte base: amigdalite, faringite e sinusite = 10 mg/kg duas vezes ao dia (máximo de 250 mg por dia); otite e pneumonia = 15 mg/kg duas vezes ao dia (máximo de 500 mg por dia).
Não existem estudos clínicos sobre dados disponíveis do uso de Zinnat® Pó para Suspensão Oral em crianças menores de 3 meses de idade.
A cefuroxima está também disponível como sal sódico (Zinacef®) para administração parenteral, o que permite que a terapia parenteral com Zinnat® seja seguida de tratamento oral em situações nas quais a mudança de terapia parenteral para oral é clinicamente indicada.

Superdosagem

A superdosagem das cefalosporinas pode causar irritabilidade do SNC, levando a convulsões. Pode-se reduzir os níveis séricos da cefuroxima por hemodiálise e diálise peritoneal.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Características farmacológicas

Comprimidos revestidos
Propriedades Farmacodinâmicas
Zinnat® é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral cujo princípio ativo é a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação sobre grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. Zinnat® permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. O fármaco é geralmente ativo contra os seguintes microrganismos in vitro:
-Aeróbios gram-negativos: Haemophilus influenzae (inclusive linhagens resistentes à penicilina), Haemophilus parainfluenzae, Neisseria gonorrhoeae (inclusive cepas produtoras e não produtoras de penicilinase), Escherichia coli, Klebsiella spp., Proteus mirabilis, Moraxella (Branhamella) catarrhalis, Providencia spp. e Proteus rettgeri
-Aeróbios gram-positivos: Staphylococcus aureus (inclusive linhagens produtoras e não produtoras de penicilinase), Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes (e outros estreptococos β-hemolíticos), Streptococcus grupo B (Streptococcus agalactiae).
-Anaeróbios: cocos gram-negativos e gram-positivos (inclusive Peptococcus e Peptostreptococcus sp.), bacilos gram-positivos (inclusive Clostridium sp.) e bacilos gram-negativos (inclusive Bacteroides e Fusobacterium sp.) e Propionibacterium spp -Outros microrganismos: Borrelia burgdorferi
-Os seguintes microorganismos são resistentes à cefuroxima: Clostridium difficile, Pseudomonas spp., Campylobacter spp.,
Acinetobacter calcoaceticus, Listeria monocytogenes, cepas de Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis resistentes à meticilina, Legionella spp.
-Algumas cepas dos seguintes gêneros são resistentes à cefuroxima: Enterococcus (Streptococcus) faecalis, Morganella morganii, Proteus vulgaris, Enterobacter spp., Citrobacter spp., Serratia spp., Bacteroides fragilis.

Propriedades farmacocinéticas
Após a administração oral, Zinnat® é absorvido no trato gastrintestinal e rapidamente hidrolisado na mucosa intestinal e no sangue, liberando a cefuroxima na circulação.
A absorção ideal ocorre quando a dose é administrada logo após uma refeição.
Os níveis séricos máximos (2-3 mg/L na dose de 125 mg, 4-6 mg/L na dose de 250 mg, 5-8 mg/L na dose de 500 mg e 9-14mg/L na dose de 1 g) ocorrem cerca de 2 a 3 horas após o uso quando o medicamento é tomado depois das refeições, enquanto com a administração intravenosa os picos ocorrem imediatamente após a tomada.
A absorção da suspensão da cefuroxima é mais prolongada em comparação com a dos comprimidos, o que leva a níveis de pico plasmático menores e mais tardios e a uma biodisponibilidade sistêmica reduzida (de 4% a 17% menores); a meia-vida sérica varia entre 1 e 1,5 hora. A ligação às proteínas oscila entre 33% e 50%, conforme a metodologia utilizada. A cefuroxima não é metabolizada, e sua excreção se dá por filtração glomerular e secreção tubular.
A administração concomitante de probenecida aumenta em 50% a área sob a curva de concentração plasmática versus tempo. Os níveis séricos da cefuroxima são reduzidos por hemodiálise.
__________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
Propriedades farmacodinâmicas
Zinnat® Pó para Suspensão Oral é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral cujo princípio ativo é a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação contra grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. Zinnat® Pó para Suspensão Oral permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. A ação bactericida da cefuroxima resulta da inibição da síntese da parede celular devido à sua ligação a proteínas-alvo. Esse fármaco é geralmente ativo contra os seguintes microrganismos in vitro:
-Aeróbios gram-negativos: Haemophilus influenzae (inclusive cepas resistentes à penicilina), Haemophilus parainfluenzae, Moraxella catarrhalis, Neisseria gonorrhoeae (inclusive cepas produtoras e não produtoras de penicilinase), Escherichia coli, Klebsiella sp., Proteus mirabilis, Providencia spp. e Proteus rettgeri.
-Aeróbios gram-positivos: Staphylococcus aureus (incluindo-se cepas produtoras de penicilinase, mas excluindo-se cepas resistentes à meticilina), Staphylococcus epidermidis (incluindo-se cepas produtoras de penicilinase, mas excluindo-se cepas resistentes à meticilina), Streptococcus pyogenes (e outros estreptococos β-hemolíticos), Streptococcus pneumoniae e Streptococcus agalactiae.
-Anaeróbios: cocos gram-negativos e gram-positivos (inclusive Peptococcus e Peptostreptococcus sp.), bacilos gram-positivos(inclusive Clostridium sp.),bacilos gram-negativos (inclusive Bacteroides e Fusobacterium sp.) e Propionibacterium spp.
-Outros microrganismos: Borrelia burgdorferi.
Os seguintes microrganismos não são sensíveis à cefuroxima: Clostridium difficile, Pseudomonas sp., Campylobacter sp.,Acinetobacter calcoaceticus, Listeria monocytogenes, cepas resistentes à meticilina de Staphylococcus aureus eStaphylococcus epidermidis e Legionella sp.
Algumas cepas dos seguintes gêneros não são sensíveis à cefuroxima: Enterococcus faecalis, Morganella morganii, Proteus vulgaris, Enterobacter sp., Citrobacter sp., Serratia sp. e Bacteroides fragillis.

Propriedades farmacocinéticas
Após a administração, Zinnat® Pó para Suspensão Oral é absorvido no trato gastrintestinal e rapidamente hidrolisado na mucosa intestinal e no sangue, liberando a cefuroxima na circulação.
O pico plasmático de Zinnat® Pó para Suspensão Oral (2,9 mg/L na dose de 125 mg, 4,4 mg/L na dose de 250 mg, 7,7 mg/L na dose de 500 mg e 13,6 mg/L na dose de 1 g) ocorre aproximadamente 2,4 horas depois da administração da dose ingerida com alimento.
A absorção da cefuroxima aumenta na presença de alimentos. A taxa de absorção diminui quando se usa a suspensão, em comparação ao comprimido, o que leva a níveis de pico plasmático menores e mais tardios e a uma biodisponibilidade sistêmica reduzida (de 4% a 17% menores).
A estimativa da meia-vida plasmática é de 1 a 1,5 hora, e a ligação às proteínas plasmáticas varia de 33% a 50%, conforme a metodologia utilizada.
A cefuroxima não é metabolizada, e sua excreção se dá por filtração glomerular e secreção tubular. A administração concomitante de probenecida aumenta a AUC em 50%.
Os níveis plasmáticos da cefuroxima são reduzidos por diálise.

Resultados de eficácia

A axetilcefuroxima apresenta um amplo espectro de ação antimicrobiana com um perfil farmacocinético que permite uma conveniente posologia de duas tomadas ao dia. A droga é bem tolerada tanto por pacientes adultos ou pediátricos, apresentando um índice de eventos adversos comparável ao de outras cefalosporinas.
(Scott LJ, Ormrod D, Goa KL. Cefuroxime axetil: an update review of its use in the management of bacterial infections. Drugs.2001;61(10):1455-500)

Em estudo controlado, a axetilcefuroxima atingiu concentrações plasmáticas que permaneceram acima da MIC90 (2,0 µg/ml) para Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis por pelo menos 5h (42%) nos intervalos de 12h entre as doses. (Thoroddsen E et al. Concentration of cefuroxime in middle ear effusion of children with acute otitis media. Pediatr Infect Dis J. 1997, Oct;16(10):959-62)

Em um estudo envolvendo 369 pacientes com diagnóstico de infeções do trato respiratório alto (tonsilite, faringite, sinusite e otite média) foi obtida a melhora do quadro infeccioso em 89% dos pacientes que fizeram uso de cefuroxime axetil, acompanhado por ausência de sintomas respiratórios ao término do tratamento.
(Griffjths GK, VandenBurg MJ, Kelsey M. Efficacy and tolerability of cefuroxime axetil in patients with upper respiratory tract infection. Curr Med Res Opin 1987; 10(8):555-61)

Cefuroxima axetil, administrada por 7 a 10 dias, ou como tratamento de curta duração (2 a 3 dias) ou uma dose única, também foi eficaz no tratamento de adultos com infecções do trato urinário.
(Perry CM, Brogden RN. Cefuroxime axetil. A review of its antibacterial activity, pharmacokinetic properties and therapeutic efficacy. Drugs. 1996;52(1):125-58.)

Após o tratamento de 10 dias com cefuroxima 250 a 500mg duas vezes ao dia, foi obtida cura clínica ou melhora em> 90% dos pacientes com infecções na pele ou tecidos moles.
(Perry CM, Brogden RN. Cefuroxime axetil. A review of its antibacterial activity, pharmacokinetic properties and therapeutic efficacy. Drugs. 1996;52(1):125-58.)

Modo de usar

Comprimidos revestidos
Zinnat® pode ser administrado fora do horário das refeições. Entretanto, a absorção da cefuroxima aumenta com a ingestão após a alimentação.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
Zinnat® Sachê destina-se apenas para uso oral Instruções de reconstituição
1 – Adicione o conteúdo do sachê em um copo.
2 – Adicione água suficiente para diluir o conteúdo (pode ser usado suco de frutas ou leite) 3 – Mexa bem e beba tudo imediatamente.

Zinnat® Pó para Suspensão Oral destina-se apenas para uso oral. Agite sempre vigorosamente o frasco antes de usar.
A suspensão oral terá melhor resultado se for ingerida junto com uma refeição. Pode-se também diluir a dose em sucos de frutas ou bebidas lácteas imediatamente antes de administrá-la. Atenção: não misture a dose com líquidos quentes.
Se o paciente esquecer uma dose, deve ingeri-la assim que se lembrar, continuando a tomar as demais doses nos horários normais. Para que a absorção seja ideal, o paciente deve tomar o medicamento com a alimentação.
Antes de preparar a suspensão, agite o frasco ainda lacrado para que o pó fique mais solto. Isso facilitará a reconstituição.

Instruções de reconstituição
1.Remova a tampa pressionando-a para baixo e girando-a para o lado.
2.Adicione água filtrada no copo plástico até a marca indicada (para a suspensão de 70 mL, adicione 25 mL de água e, para a suspensão de 50 mL, adicione 19 mL de água, conforme indicado no copo-medida). Após verter a quantidade correta de água no copo-medida, adicione-a ao frasco.
3.Coloque o adaptador no frasco.
4.Feche-o com a tampa.
5.Inverta o frasco e balance-o VIGOROSAMENTE (por pelo menos 15 segundos)
6.Vire o frasco para cima e agite-o VIGOROSAMENTE até obter uma suspensão homogênea.
7.Refrigere imediatamente o produto entre 2ºC e 8ºC. Deixe a suspensão reconstituída em repouso na geladeira por pelo menos 1 hora antes de tirar a primeira dose (mas lembre-se de que, antes de usar o produto, deve-se agitá-lo novamente).
A suspensão reconstituída deve permanecer o tempo todo sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC).

Instruções de uso da seringa dosadora
1. Retire a tampa do frasco.
2.Coloque a seringa no adaptador contido na entrada do frasco.
3.Segure o frasco invertido e puxe a seringa até obter a dose indicada.
4.Vire o frasco e a seringa para que fiquem novamente na posição correta. Enquanto segura a seringa (para evitar que o êmbolo se mova), retire-a, deixando o adaptador no frasco.
5.Mantenha o paciente sentado e coloque a ponta da seringa em sua boca, apontando para a parte interna da bochecha.
6.Pressione o êmbolo da seringa lentamente para liberar a dose na boca do paciente.
7.Após administrar a dose, recoloque a tampa no frasco sem remover o adaptador. Desmonte a seringa, lave-a em água corrente e deixe o êmbolo e a seringa secarem naturalmente.

Armazenagem

Comprimidos revestidos
Cuidados de armazenamento
Mantenha o medicamento na embalagem original, conservando em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30ºC). Zinnat® tem prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem do produto.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico/características organolépticas
Os comprimidos de Zinnat® são brancos.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
Cuidados de armazenamento
Mantenha o medicamento na embalagem original, conservando-o em temperatura (entre 15 ºC e 30ºC).
Após a reconstituição, a suspensão deve ser imediatamente refrigerada (entre 2ºC e 8ºC) e permanecer armazenada nessas condições o tempo todo.
O produto tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. O prazo de validade da suspensão reconstituída é de dez dias sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Após preparo, manter por dez dias sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC).

Aspecto físico/características organolépticas
Grânulos de livre fluidez, brancos ou quase brancos, que, após reconstituição com água, resultam em uma suspensão que varia do branco ao amarelo-pálido, bastante consistente, com sabor característico de tutti frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS: 1.0107.0205
Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira
CRF-RJ Nº: 18875

Fabricado por: Glaxo Operations UK Limited.
Harmire Road, Barnard Castle, Durham – DL12 8DT – Inglaterra (Reino Unido)

Registrado e importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda.
Estrada dos Bandeirantes, 8464, Rio de Janeiro, RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.

Zinnat - Bula para o Paciente

Comprimidos revestidos
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Seu médico decidiu lhe receitar este medicamento porque você tem uma infecção. Zinnat® comprimidos é indicado para o tratamento de infecções.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Zinnat® comprimidos contém cefuroxima, que pertence a um grupo de antibióticos chamados de cefalosporinas. Os antibióticos são usados para matar bactérias e outros agentes causadores de infecções.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você responder SIM à pergunta abaixo, consulte seu médico antes de usar este medicamento.
Você é alérgico à cefuroxima, a qualquer outro componente de Zinnat® comprimidos ou a cefalosporinas ou penicilinas?

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome mais comprimidos de Zinnat® do que seu médico recomendou.
Como ocorre com outros antibióticos, o uso de Zinnat® pode resultar em reações indesejáveis, tais como reações alérgicas, infecções por fungos (tais como cândida) e diarreia severa (colite pseudomembranosa). Caso você apresente esses sintomas, procure o seu médico.
Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte seu médico antes de usar este medicamento.

Você está grávida ou pretende engravidar? Você está amamentando?
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Populações especiais
Não existem dados sobre o uso de Zinnat® em crianças menores de 3 meses.
Não existem recomendações especiais sobre o uso de Zinnat® em idosos.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e de operar máquinas
Como este medicamento pode causar tontura, você deve ser cauteloso ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Interações medicamentosas e com testes laboratoriais
Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte seu médico antes de usar este medicamento:
Você faz exames para detectar açúcar na urina? Zinnat® pode interferir nos resultados. Você usa comprimidos para indigestão? Eles podem diminuir a eficiência de Zinnat®.
Você usa pílula contraceptiva? Assim como outros antibióticos, Zinnat® pode interferir na eficácia do seu anticoncepcional. Se isso ocorrer, o médico deve orientá-la a adotar outras medidas para evitar a gravidez.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Mantenha o medicamento na embalagem original, conservando-o em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico/características organolépticas
Os comprimidos de Zinnat® são brancos.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Modo de usar
Zinnat® comprimidos destina-se apenas a uso oral (pela boca).
Os comprimidos podem ser ingeridos com água e terão melhor efeito se você os tomar após uma refeição. Zinnat® não deve ser triturado. Para crianças que não podem engolir comprimidos, o médico deve indicar Zinnat® Suspensão Oral.

Posologia
Use o medicamento de acordo com as instruções de seu médico. A receita médica lhe dirá quantos comprimidos tomar e com que frequência. Não tome mais comprimidos além daqueles que seu médico recomendou.

Adultos
A dose normal é de 250 mg duas vezes ao dia.

Adultos

Dose

Frequência

Dose usual recomendada

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Infecções do trato urinário

125 mg*

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Infecções da pele e dos tecidos moles

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Amigdalite, faringite e sinusite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Bronquite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Pneumonia

500 mg (1 comprimido de 500 mg ou 2 comprimidos de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Pielonefrite

250 mg (1 comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Gonorreia não complicada

1.000 mg (4 comprimidos de 250 mg ou 2 comprimidos de 500 mg)

Dose única


* Para doses menores que 250 mg, o médico deve prescrever Zinnat® Suspensão Oral.

Crianças
A dose normal é de 125 mg* duas vezes ao dia.

Crianças 

Dose

Frequência

Amigdalite, faringite, sinusite, bronquite

125 mg* (ou 20 mg/kg/dia) até o

máximo de 250 mg/dia (1

comprimido de 250 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

 

 

Otite média, pneumonia e piodermites (crianças de 2 anos ou mais)

250 mg (1 comprimido de 250 mg) ou 30 mg/kg/dia até o máximo de 500 mg/dia (2 comprimidos de 250 mg ou 1 comprimido de 500 mg)

2x/dia (de 12 em 12 horas)

 

 

 


* Para doses menores que 250 mg, o médico deve prescrever Zinnat® Suspensão Oral.

Em alguns casos seu médico talvez precise aumentar essas doses. O tratamento deve durar normalmente sete dias, mas o médico poderá recomendar um período maior de uso do medicamento conforme a infecção.
Mesmo que você se sinta melhor com o tratamento, é muito importante continuar tomando os comprimidos de Zinnat® da forma prevista. O medicamento precisa de certo tempo para matar todas as bactérias ou agentes que causam a infecção, portanto você poderá se sentir mal novamente se interromper o tratamento antes da hora.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você esquecer uma dose, não se preocupe. Tome sua dose assim que se lembrar e continue a tomar as demais doses no horário previsto.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
A maioria das pessoas que tomam este medicamento não apresentam problemas decorrentes de seu uso. Como acontece com todo medicamento, algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais.
Se você apresentar os sintomas citados abaixo enquanto faz uso de Zinnat® comprimidos, não pare de usar o medicamento, mas avise seu médico.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10 % dos pacientes que utilizam este medicamento)
-infecções fúngicas (tais como a cândida): em alguns casos, a axetilcefuroxima pode causar um crescimento excessivo de fungos no organismo, que pode levar a infecções fúngicas. Este efeito é mais comum quando se toma o medicamento por um longo período.
-dor de cabeça, tonturas;
-diarreia; náuseas (enjoos); dor abdominal.
-efeitos que podem aparecer nos exames de sangue: aumento em um tipo de glóbulos brancos (eosinofilia) e aumento de algumas substâncias (enzimas) produzidas pelo fígado.

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
-vômitos;
-erupções cutâneas;
-reações incomuns que podem aparecer nos exames de sangue: teste de Coombs’ positivo, trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas, que são células que ajudam na coagulação do sangue); diminuição do número de glóbulos brancos (leucopenia).

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
-diarreia grave (colite pseudomembranosa): a axetilcefuroxima pode causar inflamação do cólon (intestino grosso), causando diarreia, que pode ser acompanhada por sangue e muco, dor de estômago e febre;
-urticária e coceira;

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
-reações alérgicas: inchaço, às vezes da face ou boca (angioedema), doença do soro, colapso;
-reações cutâneas graves: erupção cutânea, que pode formar bolhas (com pequenas manchas escuras centrais rodeadas por uma área pálida, com um anel escuro ao redor da borda); eritema multiforme; erupção cutânea generalizada com bolhas e descamação da pele na maior parte da superfície corporal, especialmente ao redor da boca, nariz, olhos e genitais (síndrome de Stevens-Johnson);
-febre;
-amarelamento dos olhos (parte branca) ou pele (icterícia);
-inflamação do fígado (hepatite);
-reações muito raras que podem aparecer nos exames de sangue: destruição acelerada dos glóbulos vermelhos (anemia hemolítica).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se acidentalmente você tomar mais comprimidos do que deveria, pode sentir-se mal. A superdosagem de Zinnat® pode causar irritação cerebral e provocar convulsões. Avise seu médico imediatamente ou procure a emergência hospitalar mais próxima. Leve com você esta bula para que o hospital saiba que medicamento você tomou.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento se possível.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
________________________________________________________________________

Pó para suspensão oral
1.PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Seu médico decidiu lhe receitar este medicamento porque você tem uma infecção. Zinnat® Pó para Suspensão Oral é indicado para o tratamento de infecções.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Zinnat® Pó para Suspensão Oral contém cefuroxima, que pertence a um grupo de antibióticos chamados de cefalosporinas. Os antibióticos são usados para destruir bactérias e outros agentes causadores de infecções.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você responder SIM à pergunta abaixo, consulte seu médico antes de usar este medicamento:
-Você é alérgico à cefuroxima, a qualquer dos componentes de Zinnat® Pó para Suspensão Oral ou a cefalosporinas ou penicilinas?

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome uma dose superior à que seu médico receitou.
Como ocorre com outros antibióticos, o uso de Zinnat® Pó para Suspensão Oral pode resultar em reações indesejáveis, tais como reações alérgicas, infecções por fungos (tais como cândida) e diarreia severa (colite pseudomembranosa). Caso você apresente esses sintomas, procure o seu médico.
Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas a seguir, consulte seu médico antes de usar este medicamento.
-Você é diabético? Zinnat® Pó para Suspensão Oral contém açúcar; portanto, ao usá-lo você deve observar os cuidados necessários.
-Você tem uma doença chamada fenilcetonúria? Ela é causada pela falta de uma enzima que regula a quantidade no corpo de uma substância denominada fenilalanina, que se produzida em excesso provoca problemas mentais. Zinnat® Pó para Suspensão Oral contém aspartame, que é uma fonte de fenilalanina, portanto quem tem fenilcetonúria não deve usar este medicamento sem orientação médica.
-Você está grávida ou pretende engravidar?
-Você está amamentando?

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas
Como este medicamento pode causar vertigem, você deve ser cauteloso ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Populações especiais
Não existem dados de estudos clínicos sobre o uso de Zinnat® Pó para Suspensão Oral em crianças menores de 3 meses.
Para crianças de 3 meses a 12 anos de idade, indica-se um esquema especial de dosagem (ver, na seção “Como devo usar este medicamento?”, o item Posologia).
Não existem recomendações especiais sobre o uso de Zinnat® Pó para Suspensão Oral em idosos.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Atenção, fenilcetonúricos: este medicamento contém fenilalanina.

Interações medicamentosas e com testes laboratoriais
Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte seu médico antes de tomar este medicamento.
-Você faz exames para detectar açúcar na urina? Zinnat® Pó para Suspensão Oral pode interferir nesses testes.
-Você usa comprimidos para indigestão? Isso pode diminuir a eficiência de Zinnat® Pó para Suspensão
Oral.
- Você usa pílula contraceptiva? Assim como outros antibióticos, Zinnat® Pó para Suspensão Oral pode interferir na eficácia dos anticoncepcionais. Se isso ocorrer com você, o médico deve orientá-la a adotar outras medidas para evitar a gravidez.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de armazenamento
Mantenha o medicamento na embalagem original, conservando-o em temperatura (entre 15ºC e 30ºC). Após a reconstituição, a suspensão deve ser imediatamente refrigerada (entre 2ºC e 8ºC), permanecendo armazenada nessas condições o tempo todo.

Suspensão reconstituída: o prazo de validade é de dez dias se o medicamento for mantido sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Guarde-o em sua embalagem original.
Após preparo, manter por dez dias sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC)

Aspecto físico/características organolépticas
Grânulos de livre fluidez, brancos ou quase brancos, que após reconstituição com água resultam em uma suspensão que varia entre o branco e o amarelo-pálido, bastante consistente, com sabor característico de tutti frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Modo de usar
Zinnat® Sachê destina-se apenas para uso oral

Instruções de reconstituição
Zinnat® Pó para Suspensão Oral destina-se apenas para uso oral.
A suspensão reconstituída deve ser mantida sob refrigeração (de 2ºC a 8ºC) e armazenada pelo período de até dez dias.
Agite sempre vigorosamente o frasco antes de usar o medicamento.
Zinnat® Pó para Suspensão Oral pode ser administrado fora do horário das refeições. No entanto, a suspensão oral terá melhor resultado se você tomá-la com uma refeição.
Após medir a dose, você pode diluí-la também em sucos de frutas ou bebidas lácteas e usá-la imediatamente. Atenção: não misture este medicamento com líquidos quentes.
É muito importante que você continue a tomar a suspensão durante todo o período de tratamento indicado pelo médico. Não pare de usar o medicamento, mesmo que já esteja melhor. A suspensão precisa de certo tempo para eliminar do seu corpo todas as bactérias e agentes da infecção, e você poderá se sentir mal novamente se interromper o tratamento.
Antes de preparar a suspensão, agite o frasco ainda lacrado para que o pó fique mais solto, pois isso facilita a reconstituição.

Instruções de reconstituição
1. Remova a tampa pressionando-a para baixo e girando-a para o lado.
2. Adicione água filtrada no copo plástico até a marca indicada (para a suspensão de 70 mL, você deve adicionar 25 mL de água; para a suspensão de 50 mL, você deve adicionar 19 mL de água, conforme indicado no copo-medida).
Após medir a quantidade correta de água no copo-medida, adicione-a ao frasco.
3. Coloque o adaptador no frasco.
4. Feche-o com a tampa.
5. Inverta o frasco e balance-o VIGOROSAMENTE (por pelo menos 15 segundos) como se mostra abaixo.
6. Vire o frasco para cima e agite-o VIGOROSAMENTE até obter uma suspensão homogênea.
7.Refrigere a suspensão reconstituída imediatamente em geladeira (entre 2º e 8ºC).
8.Deixe a suspensão em repouso na geladeira por pelo menos 1 hora antes de tirar a primeira dose, mas lembre-se: imediatamente antes de usá-la, você deve agitá-la de novo.
A suspensão reconstituída deve ficar o tempo todo na geladeira (entre 2ºC e 8ºC).

Instruções de uso da seringa dosadora
1. Retire a tampa do frasco.
2. Coloque a seringa no adaptador contido na entrada do frasco. Após encaixar, inverta o frasco e a seringa.
3. Segure o frasco (como mostra a figura) e puxe a seringa até obter a dose indicada pelo médico.
4.Vire o frasco e a seringa para que fiquem de pé novamente. Enquanto segura a seringa (para evitar que o êmbolo se mova), retire-a, deixando o adaptador no frasco.
5.Mantenha-se sentado e coloque a ponta da seringa na boca, apontando para a parte interna da bochecha (ou faça isso para administrar a dose a outra pessoa ou a uma criança).
6.Pressione o êmbolo da seringa, lentamente, para liberar a dose.
7.Após administrar a dose, recoloque a tampa no frasco sem remover o adaptador. Desmonte a seringa, lavando-a em água corrente limpa, e deixe que o êmbolo e a seringa sequem naturalmente.
O prazo de validade da suspensão reconstituída é de dez dias (quando mantida sob refrigeração entre 2ºC e 8ºC).

Posologia
Use o medicamento de acordo com as instruções de seu médico. A receita dirá quanto você deve tomar e com que frequência.
A terapia habitual é de sete dias (mas pode variar de cinco a dez dias).

Adultos
A dose normal é de 250 mg (5 mL) duas vezes ao dia.

Tratamento

Suspensão Oral

Sachê

Frequência

Dose habitual recomendada

250 mg (5 mL)

1 sachê de 250mg

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Infecções do trato urinário

125 mg (2,5 mL)

--

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Amigdalite, faringite e sinusite

250 mg (5 mL)

1 sachê de 250mg

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Bronquite

250 mg (5 mL)

1 sachê de 250mg

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Pneumonia

500 mg (10 mL)

2 sachê de 250mg

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Pielonefrite

250 mg (5 mL)

1 sachê de 250mg

2x/dia (de 12 em 12 horas)

Gonorreia não complicada

1.000 mg (20 mL)

4 sachê de 250mg

Dose única



Crianças
A dose normal é de 125 mg (2,5 mL) duas vezes ao dia.
Crianças de 3 meses a 12 anos de idade
PesoAmigdalite, faringite, sinusite e bronquiteOtite, pneumonia e piodermiteFrequência
 Suspensão OralSuspensão OralSachê 
5 kg *1,0 mL (50 mg)1,5 mL (75 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
8 kg *1,5 mL (75 mg)2,5 mL (125 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
12 kg2,5 mL (125 mg)3,5 mL (175 mg)--2x/dia (de 12 em 12 horas)
16 kg ou +2,5 mL (125 mg)5,0 mL (250 mg)1 sachê de 250mg2x/dia (de 12 em 12 horas)
(**)250 mg500 mg--

* para crianças com peso inferior a 8 kg é recomendado o uso de suspensão oral. (**)

Dose máxima diária.
Em alguns casos seu médico talvez precise aumentar essas doses. Geralmente o tratamento é de sete dias, mas esse tempo pode ser um pouco maior no caso de infecções mais graves.
Para bebês e crianças, o médico pode ajustar a dose de acordo com o peso e a idade. Nesse caso, ele dirá a dose correta que você deve usar.
Não existem estudos clínicos com dados disponíveis sobre o uso de Zinnat® em crianças com idade inferior a 3 meses.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você esquecer uma dose, não se preocupe. Tome-a assim que se lembrar e continue a tomar as demais doses no mesmo horário de antes.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
A maioria das pessoas que tomam este medicamento não apresenta problemas decorrentes de seu uso. Como acontece com todos os medicamentos, porém, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais. Se você apresentar os sintomas citados abaixo enquanto faz uso de Zinnat®, não pare de usar o medicamento, mas avise seu médico.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10 % dos pacientes que utilizam este medicamento):
-infecções fúngicas (tais como a cândida): em alguns casos, a axetilcefuroxima pode causar um crescimento excessivo de fungos no organismo, que pode levar a infecções fúngicas. Este efeito é mais comum quando se toma o medicamento por um longo período.
-dor de cabeça, tonturas;
-diarreia; náuseas (enjoos); dor abdominal.
-efeitos que podem aparecer nos exames de sangue: aumento em um tipo de glóbulos brancos (eosinofilia) e aumento de algumas substâncias (enzimas) produzidas pelo fígado.

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-vômitos;
-erupções cutâneas;
-reações incomuns que podem aparecer nos exames de sangue: teste de Coombs’ positivo, trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas, que são células que ajudam na coagulação do sangue); diminuição do número de glóbulos brancos (leucopenia).

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-diarreia grave (colite pseudomembranosa): a axetilcefuroxima pode causar inflamação do cólon (intestino grosso), causando diarreia, que pode ser acompanhada por sangue e muco, dor de estômago e febre;
-urticária e coceira;

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-reações alérgicas: inchaço, às vezes da face ou boca (angioedema), doença do soro, colapso;
-reações cutâneas graves: erupção cutânea, que pode formar bolhas (com pequenas manchas escuras centrais rodeadas por uma área pálida, com um anel escuro ao redor da borda); eritema multiforme; erupção cutânea generalizada com bolhas e descamação da pele na maior parte da superfície corporal, especialmente ao redor da boca, nariz, olhos e genitais (síndrome de Stevens-Johnson);
-febre;
-amarelamento dos olhos (parte branca) ou pele (icterícia);
-inflamação do fígado (hepatite);
-reações muito raras que podem aparecer nos exames de sangue: destruição acelerada dos glóbulos vermelhos (anemia hemolítica).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se ingerir acidentalmente uma quantidade maior do que deveria deste medicamento, você pode sentir-se mal. A superdosagem de Zinnat® Pó para Suspensão Oral pode causar irritação cerebral e provocar convulsões. Avise seu médico imediatamente ou procure a emergência hospitalar mais próxima. Leve com você esta bula para que o hospital saiba que medicamento você tomou.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento se possível.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

19/08/2014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal