Zirvit

ZIRVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIRVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIRVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ativus

Apresentação ZIRVIT

Comprimidos Revestidos: caixa com 30 comprimidos revestidos.

ZIRVIT – Indicações

Zirvit deve ser utilizado como suplemento vitamínico e mineral em dietas restritivas e inadequadas, e como antioxidante.

Contra indicações de ZIRVIT

Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer componente desta fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Categoria de Risco de fármacos às mulheres grávidas: C

Advertências

A vitamina C pode causar reações de acidose metabólica, alteração na atividade protrombínica, escorbuto no feto com uso excessivo na gravidez, cálculo renal, doença tubular renal, oxalúria e problemas de absorção excessiva de ferro em indivíduos com hemocromatose.

Este medicamento deve ser ingerido preferencialmente de meia a uma hora antes das refeições.

Atenção: Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Este medicamento contém LACTOSE.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Categoria de Risco de fármacos às mulheres grávidas: C

Interações medicamentosas de ZIRVIT

A vitamina E pode aumentar os efeitos de anticoagulantes. Colestiramina, colestipol, sucralfato e óleos minerais podem diminuir a absorção de betacaroteno e vitamina E.
Durante o tratamento com este medicamento, o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool diminui os níveis hepáticos de vitamina E, diminui a absorção de magnésio e desnatura a vitamina C.
A tetraciclina e a penicilamina diminuem a absorção de zinco.

Reações adversas / efeitos colaterais de ZIRVIT

Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000): diarreia, dores abdominais, náuseas e formação de cálculos renais.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária- NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

ZIRVIT – Posologia

Administrar 1 (um) comprimido ao dia, preferencialmente meia a uma hora antes da refeição (almoço ou j antar).

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Super dosagem

A ingestão de doses elevadas deste medicamento pode provocar efeitos irritantes no tubo digestivo pela presença dos oligoelementos. É conveniente promover o esvaziamento gástrico neste caso.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Os componentes do Zirvit foram associados no produto através de critérios extremamente científicos ecológicos para que se alcançassem os objetivos de proteger os meios lipossolúveis e os hidrossolúveis dos efeitos lesivos dos radicais livres através da ação direta de seus componentes. Ele fornece ainda oligoelementos importantes para auxiliar os mecanismos naturais de eliminação dos radicais livres. Assim, cada um dos seus componentes apresenta uma ação isolada e a soma desses efeitos isolados vai de terminar uma potencialização do produto como um todo. Todos os oligoelementos, componentes de Zirvit, estão sob a forma de aminoácidos quelatos que apresentam maior estabilidade química, não sofrem influência do pH do meio e utilizam sistemas naturais de absorção de aminoácidos. Estas características farmacológicas dos minerais-quelatos proporcionam uma melhor absorção e permitem uma melhor biodisponibilidade dos mesmos para exercerem suas atividades antioxidantes.
Betacaroteno (pró-vitamina A): É um componente de características hidrofóbicas com importante papel na eliminação de radicais livres.
Ácido Ascórbico (Vitamina C): Em altas concentrações é a principal substância hidrossolúvel com ação antioxidante. A facilidade do ácido ascórbico de se distribuir para os diversos tecidos, devido à sua solubilidade plasmática, torna-o um agente imprescindível em um grupo com indicações antioxidantes, além de auxiliar a vitamina E na ação antioxidante.
Acetato de Racealfatocoferol (Vitamina E): Importante antioxidante lipossolúvel responsável pela proteção das membranas celulares impedindo a peroxidação lipídica.
Zinco: O zinco possibilita várias funções bioquímicas, pois é componente de inúmeras enzimas, dentre estas, álcool desidrogenase, superóxido dismutase, anidrase carbônica, fosfatase alcalina e enzimas do sistema nervoso central.
Cromo: Aumenta a atividade da enzima antioxidante glutationa peroxidase.
Selênio: A forma complexada permite a sua penetração nas células mucosas do duodeno sem sofrer ionização, na luz intestinal. Uma vez alcançada a circulação, se distribui por todos os líquidos orgânicos, e vai atuar como cofator de enzimas antioxidantes glutationa-peroxidase. Também exerce funções relacionadas a ação antioxidante da vitamina E.
Manganês: A ação antioxidante do manganês é única, mas se reveste da maior importância, pois integra uma das principais enzimas antioxidantes, a superóxido-dismutase mitocondrial.
Cobre: Embora as concentrações elevadas de cobre possam até ter ação oxidante, em concentrações adequa das, sua ação antioxidante é extremamente importante para o organismo por sercofator de enzimas naturais que promovem a neutralização dos radicais livres. Destas enzimas, as mais importantes são a citocromo-oxidase, a superóxido-dismutase e os sistemas de oxidases.

Resultados de eficacia

Estudo realizado com 120 participantes, sendo 66 homens e 54 mulheres, avaliou os efeitos da suplementação diária com multivitaminas e minerais e concluiu-se que os níveis plasmáticos de muitos dos nutrientes incluídos nestes suplementos aumentaram significativamente em relação ao grupo tratado com placebo. O estudo demonstrou também que o efeito da suplementação com estes nutrientes é maior em pacientes com deficiência nutritiva (MARAINI,GIOVANNI. et. AL, 2009).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Este medicamento possui validade de 24 meses após a data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O medicamento é um comprimido revestido de coloração laranja e odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

M.S. 1.1861.0067
Farm. Resp.: Dra. Lucineia Nascimento N. de S. Machado • CRF-SP nº 31.274

Registrado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Emílio Mallet, 317 • Sala 1005 • Tatuapé
CEP: 03320-000 • São Paulo-SP • CNPJ: 64.088.172/00 01-41

Fabricado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Fonte Mécia, 2.050 • Caixa Postal 489 • CEP: 13273-900 • Valinhos-SP
CNPJ: 64.088.172/0003-03 • Indústria Brasileira

Comercializado por: Arese Pharma Distr. de Med. Ltda-ME.
Rua José Leal Fontoura, 332 • Sala 1 • Centro • CEP: 83414-190 • Colombo-PR
CNPJ: 14.812.380/0001-73 • SAC 0800 770 79 70

ZIRVIT – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

07/03/2017