Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Zovirax Creme

Zovirax Creme - Bula do remédio

Zovirax Creme com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Zovirax Creme têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Zovirax Creme devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Gsk

Referência

Aciclovir Creme

Apresentação de Zovirax Creme

Zovirax Creme é apres. em bisn. c/ 10g.

Zovirax Creme - Indicações

Zovirax® Pomada Oftálmica é indicado para o tratamento da ceratite por herpes simples.

Contra-indicações de Zovirax Creme

Zovirax Creme é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao aciclovir ou ao propilenoglicol.

Advertências

Os pacientes devem ser informados de que pode ocorrer leve sensação de picada transitória imediatamente após a aplicação do produto.

Uso na gravidez de Zovirax Creme

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou estejam amamentando sem orientação médica.

Interações medicamentosas de Zovirax Creme

Não foi identificada nenhuma interação clinicamente significativa.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Zovirax Creme

Em alguns pacientes poderá ocorrer queimação ou ardência após a aplicação de Z ov i ra x Creme. Leve ressecamento e descamação da pele ocorreram em aproximadamente 5% dos pacientes. Eritema e prurido foram relatados em uma pequena proporção de pacientes. Dermatite de contato foi raramente reportada após a aplicação. Quando testes de sensibilidade foram realizados, as substâncias reativas foram mais freqüentemente os excipientes do creme do que o aciclovir. Existem raros relatos de casos de reações de hipersensibilidade, incluindo angioedema com aplicação tópica de aciclovir.

Zovirax Creme - Posologia

Via de administração - Tópica: Adultos e crianças: Zovirax C re m e d eve ser aplicado 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a aplicação no período noturno. Zovirax Creme deve ser aplicado sobre as lesões existentes ou lesões emergentes tão logo quanto possível no início da infecção. É especialmente importante iniciar o tratamento de episódios recorrentes durante o período prodrômico ou aos primeiros sinais de lesão. O tratamento deve continuar por 5 dias. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais 5 dias. Se as lesões permanecerem após de 10 dias, o paciente deve consultar seu médico. Os pacientes devem lavar as mãos antes e depois da aplicação do creme e evitar uma fricção desnecessária da lesão ou toque com toalha, a fim de evitar o agravamento ou transferência da infecção.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas: Mecanismo de ação O aciclovir é um agente antiviral muito ativo in vitro contra o vírus Herpes simplex, vírus (VHS) tipos 1 e 2; vírus Varicela zoster (VVZ). Sua toxicidade em células infectadas de mamíferos é baixa O aciclovir é fosforilado em seu composto ativo, o trifosfato de aciclovir, após penetrar nas células infectadas pelo Herpes. A primeira etapa desse processo requer a presença da timidina quinase codificada pelo vírus. O trifosfato de aciclovir age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica do Herpes vírus, evitando a síntese do DNA viral, sem afetar os processos celulares normais. Propriedades farmacocinéticas: O aciclovir é rapidamente absorvido através do epitélio corneano e tecidos oculares superficiais, de modo que concentrações tóxicas para o vírus são alcançadas no humor aquoso. Não foi possível detectar, por meio dos métodos existentes, a presença de aciclovir no sangue após a aplicação tópica de Zovirax® Pomada Oftálmica, mas traços do aciclovir são detectáveis na urina. Entretanto, esses níveis não são terapeuticamente significativos.

Resultados de eficácia

Zovirax® Pomada Oftálmica promoveu a cicatrização em 94% dos casos de ceratite por Herpes simplex em pacientes tratados por 14 dias, com cicatrização mais rápida (p<0,01) que a dos pacientes tratados com adenosina arabnosídeo, os quais obtiveram 82% de cura.

Modo de usar

Lavar bem as mãos antes e depois da aplicação. Aplicar um centímetro da pomada liberada pela bisnaga no interior da pálpebra inferior. Mantenha a bisnaga sempre fechada. Um mês depois de aberta, a mesma deve ser descartada.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem observações especiais.

Armazenagem

Mantenha o produto na embalagem original. Conservar em temperatura abaixo de 25ºC. Um mês depois de aberta, a mesma deve ser descartada

Zovirax Creme - Informações

1. Como este medicamento funciona? Zovirax® contém como princípio ativo, o fármaco aciclovir, agente antiviral muito ativo contra o vírus do herpes simples (HSV), tipos I e II, e o vírus da vVaricela-zoster. Esta droga atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus. 2. Por que este medicamento foi indicado? Zovirax® Pomada Oftálmica é indicado para o tratamento da ceratite por herpes simples. 3. Riscos do medicamento Contra-indicações Se você responder “SIM” a alguma das perguntas abaixo, converse a respeito com seu médico antes de usar este medicamento. Você está grávida ou pretendendo ficar grávida? Você já teve uma reação alérgica a Zovirax®, ao valaciclovir, ou a qualquer outro componente da fórmula? Você usa lentes de contato? Advertências Logo após a aplicação, você poderá sentir uma leve sensação de picada que passa rapidamente. Se este for ingerido acidentalmente, é improvável que ocorra algum efeito indesejável, mas o médico deve sempre ser informado. Precauções Você deve evitar usar lentes de contato enquanto faz uso de Zovirax® Pomada Oftálmica. 4. Como devo usar este medicamento? Aspecto Físico / Características Organolépticas Massa untuosa suave, homogênea, branca a esbranquiçada, ligeiramente translúcida, com ligeiro odor característico. Uniforme e isenta de granulações, caroços e corpos estranhos. Modo de uso Lavar bem as mãos antes e depois da aplicação. Aplicar um centímetro da pomada liberada pela bisnaga no interior da pálpebra inferior. Mantenha a bisnaga sempre fechada. Um mês depois de aberta, a mesma deve ser descartada. Posologia A dose para todos os grupos etários é a mesma. Zovirax® Pomada Oftálmica deve ser aplicado 5 vezes ao dia sobre o olho afetado, em intervalos de aproximadamente 4 horas. Após a cicatrização, deve-se continuar a aplicá-lo, no mínimo, por mais 3 dias. 5. Quais os males que este medicamento pode causar? Zovirax® Pomada Oftálmica pode causar os seguintes efeitos colaterais em uma pequena proporção de pacientes: Ocasionalmente, uma leve e transitóiria sensação de picada pode ocorrer após o uso da pomada. Ocasionalmente, também podem ocorrer manchas ou lesões superficiais na córnea e irritação local e inflamação, tais como conjuntivite e, raramente, inflamação das pálpebras (blefarite). Algumas pessoas podem ser alérgicas a Zovirax®. Existem relatos raros de reações alérgicas incluindo inchaço, especialmente dos lábios, face ou pálpebras. Se você sentir algum destes sintomas interrompa o uso do medicamento e procure socorro médico imediatamente. 6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma vez só? É improvável que ocorra algum efeito adverso se o conteúdo total da bisnaga, contendo 135 mg de aciclovir, seja ingerido acidentalmente. De qualquer forma, você deve procurar um médico. 7. Onde e como devo guardar este medicamento? Mantenha o produto na embalagem original. Conserve em temperatura abaixo de 25ºC. Um mês depois de aberta, a mesma deve ser descartada

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal