Fenamic

Fenamic com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fenamic têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fenamic devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Laboratório ENILA.

Apresentação Fenamic

Comprimidos dispersíveis Comprimidos dispersíveis: Embalagem com 10 comprimidos. Uso adulto Composição Cada comprimido dispersível contém: Ácido tolfenâmico 200 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido dispersível.

Fenamic – Indicações

FENAMIC é indicado como antiinflamatório, analgésico e antipirético. FENAMIC está indicado na profilaxia e tratamento das crises de enxaqueca; dismenorréia; na prevenção de cólicas induzidas pela colocação de dispositivo intra-uterino (DIU); nos sintomas dolorosos da endometriose.

Contra indicações de Fenamic

FENAMIC (ácido tolfenâmico) é contra-indicado nos quadros de úlcera péptica ativa e de hipofunção hepática ou renal acentuada.

Advertências

A utilização de FENAMIC durante a gravidez não é recomendada, visto não ter sido comprovada a inocuidade da substância sobre o feto.

Interações medicamentosas de Fenamic

O ácido tolfenâmico (FENAMIC) potencializa a ação dos anticoagulantes e reduz o efeito dos diuréticos de alça.

Reações adversas / efeitos colaterais de Fenamic

O ácido tolfenâmico (FENAMIC) é uma substância muito bem aceita nas doses terapêuticas recomendadas, não tendo sido relatada nenhuma reação adversa grave ou irreversível. Foram observadas algumas queixas gastrintestinais, tais como: diarréia, náuseas, dor gástrica, vômito, dispepsia, além de alguns casos de exantema, eritema, prurido e urticária. Disúria leve, sob a forma de ardência, pode ocorrer ocasionalmente, sendo mais comum nos homens, e está relacionada à concentração de determinado metabólito. O efeito, provavelmente, é devido à irritação local da uretra. O aumento de consumo de líquidos ou a redução da dosagem diminui o risco de ardência.

Fenamic – Posologia

A dose recomendada é de 200 mg, 3 vezes ao dia, com 2 copos de água em cada tomada. Em tratamentos prolongados, muitos pacientes podem apresentar bons resultados com doses diárias menores. O ácido tolfenâmico (FENAMIC) não é recomendado para o uso em crianças, visto que ainda não foi estabelecido um esquema posológico pediátrico.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

O ácido tolfenâmico (FENAMIC), ou ácido N (2 metil-3 clorofenil) antranílico inibe a formação de prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, apresentando uma intensa e marcante ação antiinflamatória e analgésica, além de uma ação antipirética. Seu início de ação é muito rápido em virtude da sua interação com os receptores específicos para prostaglandinas. Após administração oral, o ácido tolfenâmico (FENAMIC) é praticamente totalmente absorvido, atingindo sua concentração plasmática máxima após cerca de 2 a 8 horas. Fortemente ligado às proteínas plasmáticas (99%), o ácido tolfenâmico (FENAMIC) é metabolizado no fígado e, da mesma forma que seus metabólitos, conjuga-se ao ácido glicurônico. A meia-vida do ácido tolfenâmico (FENAMIC) é de cerca de 2 horas, e a sua eliminação se faz através da urina (90%) e das fezes (10%).

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Fenamic – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.