Besedan

Besedan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Besedan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Besedan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Besedan

Solução oral (gotas): Frasco com 15 ml. Xarope: Frasco com 120 ml Cada ml de solução oral (gotas) contém: Citrato de butamirato, 10 mg. Cada 5 ml de xarope contém: Citrato de butamirato, 10 mg.

Besedan – Indicações

Tratamento sintomático da tosse de diversas etiologias, como coadjuvante da terapia específica.

Contra indicações de Besedan

Hipersensibilidade ao citrato de butamirato. Como a maioria dos antitussígenos, BESEDAN é contra-indicado no edema pulmonar, enfisema bilateral extenso.

Advertências

Uso durante a gravidez e lactação: O efeito de BESEDAN na fertilidade humana não é conhecido e não há estudos adequados ou bem-controlados em gestantes. O metabólito dietilaminoetoxietanol não foi detectado no leite materno após administração única de citrato de butamirato. BESEDAN não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação a menos que, a critério médico, os benefícios esperados ultrapassem substancialmente o risco potencial para a criança. Devido à presença de sacarose e glicose em BESEDAN Solução Oral (gotas) e BESEDAN Xarope, pacientes diabéticos devem ser cuidadosamente monitorizados. Cada 1 ml de solução oral (gotas) ou xarope contém 500 mg da sacarose e 200 mg de glicose.

Interações medicamentosas de Besedan

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de Besedan

Ocasionalmente foram relatados casos de distúrbios gástricos

Besedan – Posologia

A dose recomendada, segundo critério médico, é de 0,25 mg de citrato de butamirato por quilograma de peso por dose, até 4 vezes ao dia. Recomenda-se não exceder a dose máxima de 20 mg por dose. Crianças de 2 a 6 anos: BESEDAN Gotas: 5 a 10 gotas, até 4 vezes ao dia. BESEDAN Xarope: 1/4 a 1/2 colher das de chá, até 4 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: BESEDAN Gotas: l0 a 20 gotas, até 4 vezes ao dia. BESEDAN Xarope: 1/2a 1 colher das de chá, até 4 vezes ao dia. Adultos: BESEDAN Gotas: 40 gotas, até 4 vezes ao dia. BESEDAN Xarope: 2 colheres das de chá, até 4 vezes ao dia. O uso de BESEDAN em crianças com menos da 2 anos da idade somente deve ser realizado segundo rigoroso controle médico.

Super dosagem

Na ausência de experiência com superdosagem aguda, é razoável assumir que os procedimentos gerais de lavagem gástrica e tratamento geral de suporte devem ser empregados.

Caracteristicas farmalogicas

O citrato de butamirato é um agente antitussígeno quimicamente designado por citrato de 2-[2-(dieti-lamino) etoxi]- etil 2-fenil-butirato. A ação antitussígeno do citrato de butamirato foi demonstrada em animais e no homem. Apesar de não totalmente elucidado, seu mecanismo de ação parece estar relacionado com inibição do reflexo da tosse e atividades broncoespamolítica e broncossecretolítica. Estudos em animais demonstraram adicionalmente atividade antiinflamatória local. Nos estudos realizados, não foram observados efeitos analgésico, anestésico local, circulatórios, respiratórios, comportamentais e neurológicos significativos.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Besedan – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.