Bronco-amoxil

Bronco-amoxil com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Bronco-amoxil têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Bronco-amoxil devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Bronco-amoxil

Amoxicilina Cloridrato de Bromexina Suspensão oral: 250mg. Embalagem com frasco de 80 ml. Cápsula: 500mg. Embalagem com 15. . Pó para suspensão oral Cada 5 ml de suspensão oral 250 mg contém: . amoxicilina ………………………………. 250 mg . cloridrato de bromexina ……………… 8 mg . veículo q.s.p. ……………………………. 5 ml Veículo: benzoato de sódio, corante vermelho eritrosina, syloid 63, citrato de sódio, goma xanthan, sacarose, essência de tutti-frutti. . Cápsula Cada cápsula contém: . amoxicilina ………………………………. 500 mg . cloridrato de bromexina …………….. 8 mg . excipiente q.s.p…………………………. 1 cáp. Excipiente: estearato de magnésio

Bronco-amoxil – Indicações

BRONCO-AMOXIL é indicado no tratamento das infecções do aparelho respiratório causadas por microrganismos sensíveis à ação da amoxicilina, em que seja necessária a fluidificação do muco.

Contra indicações de Bronco-amoxil

BRONCO-AMOXIL É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES COM HISTÓRIA DE REAÇÕES ALÉRGICAS E HIPERSENSIBILIDADE AOS ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS (EX.: PENICILINAS, CEFALOSPORINAS), NOS CASOS DE INFECÇÕES POR STAPHYLOCOCCUS PENICILINO-RESISTENTES E NAS PRODUZIDAS POR BACILO PIOCIÂNICO, RICKETSIAS E VíRUS.

Advertências

Reações de hipersensibilidade (anafilactóides) sérias e ocasionalmente fatais têm sido relatadas em pacientes recebendo tratamento com derivados penicilânicos. A ocorrência de diarréia pode interferir com a absorção de outros medicamentos e, desta forma, reduzir sua eficácia. Embora a anafilaxia seja mais freqüente após tratamento parenteral, pode também ocorrer em pacientes recebendo tratamento oral. Estas reações são mais passíveis de ocorrerem em indivíduos com história de hipersensibilidade à penicilina e/ou reações de hipersensibilidade a múltiplos alérgenos. Têm sido relatados casos de pacientes com história de hipersensibilidade à penicilina e que tiveram graves reações quando tratados com cefalosporinas. Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina / bromexina, deve ser realizada uma criteriosa e minuciosa pesquisa do passado alérgico do paciente quanto a reações às penicilinas, cefalosporinas ou a outros alérgenos. Caso ocorra uma reação alérgica, BRONCO-AMOXIL deve ser imediatamente descontinuado e a terapêutica adequada deve ser instituída. Reações anafilactóides graves requerem tratamento de emergência com epinefrina. Oxigênio, esteróides intravenosos e assistência respiratória, inclusive intubação, podem ser administrados, conforme a indicação. Da mesma forma que com outras drogas potentes, o acompanhamento das funções renal, hepática e hematopoiética deve ser feito durante terapias prolongadas. BRONCO-AMOXIL deve ser evitado se houver suspeita de mononucleose, uma vez que a ocorrência de rash eritematoso tem sido associada com esta condição, após o uso de amoxicilina. A possibilidade de superinfecções por fungos ou bactérias deve ser considerada durante o tratamento. Se a superinfecção ocorrer (geralmente envolvendo Enterobacter, Pseudomonas ou Candida), a droga deve ser descontinuada e/ou a terapia apropriada instituída. Dados adequados em seres humanos e em animais sobre o uso de BRONCO-AMOXIL durante a gravidez e a lactação, não estão disponíveis. A ampicilina, da mesma forma que outros antibióticos desta classe, é excretada pelo leite materno, portanto, deve-se ter cuidado quando BRONCO-AMOXIL é administrado em mulheres que estão amamentando, pois pode provocar no lactente diarréia, candidíase e rash cutâneo.

Interações medicamentosas de Bronco-amoxil

A probenecida diminui a secreção tubular da amoxicilina. O seu uso concomitante com BRONCO-AMOXIL pode resultar em um nível de amoxicilina no sangue, aumentado e prolongado, portanto, não é recomendado. A amoxicilina não deve ser administrada concomitantemente com antibacterianos bacteriostáticos (tetraciclinas, eritromicina, sulfonamidas, cloranfenicol), já que podem ocorrer efeitos antagônicos. A administração concomitante de alopurinol durante o tratamento com amoxicilina pode aumentar a probabilidade de ocorrência de reações alérgicas da pele. A absorção da digoxina, quando usada concomitantemente, pode ser aumentada durante o tratamento com amoxicilina. Da mesma forma que outros antibióticos de amplo espectro, BRONCO-AMOXIL pode reduzir a eficácia dos contraceptivos orais. As pacientes devem ser avisadas quanto a este fato.

Reações adversas / efeitos colaterais de Bronco-amoxil

COMO OCORRE COM OUTRAS DROGAS DA MESMA CLASSE, ESPERA-SE QUE AS REAÇÕES DESAGRADÁVEIS ESTEJAM ESSENCIALMENTE LIMITADAS A FENÔMENOS DE HIPERSENSIBILIDADE. ELES SÃO MAIS PROVÁVEIS DE OCORRER EM INDIVÍDUOS QUE TENHAM DEMONSTRADO HIPERSENSIBILIDADE ÀS PENICILINAS, E NAQUELES QUE TENHAM HISTÓRICO DE ALERGIA, ASMA, FEBRE DO FENO OU URTICÁRIA. AS SEGUINTES REAÇÕES ADVERSAS FORAM ASSOCIADAS AO USO DE PENICILINAS: . GASTRINTESTINAIS: NÁUSEA, VÔMITO, DIARRÉIA, COLITE PSEUDOMEMBRANOSA. . REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE: RASH ERITEMATOSO E URTICÁRIA, QUE PODEM SER CONTROLADOS COM ANTI-HISTAMÍNICOS E, SE NECESSÁRIO, CORTICOSTERÓIDES SISTÊMICOS. SEMPRE QUE TAIS REAÇÕES OCORREREM, A AMOXICILINA DEVE SER DESCONTINUADA, A NÃO SER QUE O MÉDICO SEJA CONTRÁRIO À INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO. REAÇÕES ANAFILÁTICAS, ERITEMA MULTIFORME, SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON. . HEPÁTICAS: UM AUMENTO MODERADO EM AST E ALT FOI RELATADO, MAS A SIGNIFICÂNCIA DESTE ACHADO É DESCONHECIDA. . SISTEMAS SANGÜÍNEO E LINFÁTICO: ANEMIA, TROMBOCITOPENIA, PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA, EOSINOFILIA, LEUCOPENIA E AGRANULOCITOSE E PROLONGAMENTO DO TEMPO DE SANGRAMENTO E DO TEMPO DE PROTROMBINA FORAM RELATADOS DURANTE A TERAPIA COM PENICILINA. ESTAS REAÇÕES SÃO GERALMENTE REVERSÍVEIS COM A DESCONTINUAÇÃO DA TERAPIA E SÃO TIDAS COMO FENÔMENOS DE HIPERSENSIBILIDADE. . SISTEMA NERVOSO CENTRAL: HIPERATIVIDADE REVERSÍVEL, AGITAÇÃO, ANSIEDADE, INSÔNIA, CONFUSÃO MENTAL, MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO E/OU VERTIGEM FORAM RARAMENTE RELATADOS.

Bronco-amoxil – Posologia

. Cápsula Adultos: 1 cápsula de BRONCO-AMOXIL 500mg de 8 em 8 horas. . Suspensão oral Crianças: . 3 a 12 anos: 250mg/5ml 5ml de 8 em 8 horas. Para preparar a suspensão, coloque água filtrada até a marca indicada no rótulo e agite bem o frasco, até que o pó se misture totalmente com a água. Verifique se a mistura atingiu a marca.

Super dosagem

É improvável que ocorram problemas de superdosagem com BRONCO-AMOXIL. Se aparecerem, sintomas gastrintestinais e distúrbios no balanço hidroeletrolítico poderão ser evidentes. Nestes casos, o tratamento é sintomático. A amoxicilina pode ser removida da circulação por hemodiálise. Durante a administração oral de altas doses de amoxicilina, uma ingestão adequada de líquidos e eliminação urinária têm de ser mantidas, a fim de minimizar a possibilidade de cristalúria causada pela amoxicilina.

Caracteristicas farmalogicas

BRONCO-AMOXIL contém, como princípios ativos, a amoxicilina, quimicamente a D -(-) -alfa -amino p. hidroxibenzilpenicilina, uma penicilina semi-sintética de amplo espectro de ação, derivada do núcleo básico da penicilina; o ácido 6-amino-penicilânico; e o cloridrato de bromexina, quimicamente a N -ciclohexil -N -metil -2 -(2 -amino -3,5 -dibromobenzil) amina, um broncossecretolítico e expectorante sintético. O nível máximo de absorção ocorre uma hora após a administração oral mesmo quando administrado às refeições, por ser estável na presença do ácido clorídrico do suco gástrico e por ter baixa ligação protéica. A amoxicilina é bem absorvida tanto pela via entérica como pela parenteral. A meia-vida da amoxicilina, após a administração de BRONCO-AMOXIL, é de 1,3 horas. De 50% a 70% de amoxicilina, aproximadamente, são excretados sem modificações na urina durante as primeiras 6 horas após a administração de uma dose única de 10ml de BRONCO-AMOXIL suspensão oral 250mg. Cerca de 18% da amoxicilina ligam-se às proteínas plasmáticas. A amoxicilina se difunde rapidamente nos tecidos e fluidos do corpo, com exceção do cérebro e do liquor. A amoxicilina é um antibiótico semi-sintético, com um largo espectro de atividade bactericida contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos. A amoxicilina é, todavia, suscetível à degradação por beta-lactamases e, portanto, o espectro de atividade não inclui organismos que produzem estas enzimas. BRONCO-AMOXIL é bactericida para uma larga faixa de bactérias, incluindo: Streptococcus, espécies de Staphylococcus não produtoras de beta-lactamase, Pneumococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacteria, Clostridia, Bacillus anthracis, Erysipelothrix, Rhusiopathial e bactérias gram-negativas, tais como Meningococcus, Gonococcus, Bordetella pertussis, Hemophilus influenzae e parainfluenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Salmonellae e Shigellae. Determina, após administração oral, um aumento do volume e uma redução da viscosidade das secreções brônquicas, facilitando a expectoração. A redução da viscosidade, por despolimerização das fibras de mucopolissacarídeos, determina uma maior fluidificação das secreções e favorece uma penetração mais intensa do antibiótico, possibilitando, assim, uma ação mais imediata no processo infeccioso. BRONCO-AMOXIL apresenta propriedades antibiótica, mucolítica e expectorante.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Bronco-amoxil – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.