Dicorantil-f 250 mg. compr.

Dicorantil-f 250 Mg. Compr. com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dicorantil-f 250 Mg. Compr. têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dicorantil-f 250 Mg. Compr. devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Dicorantil-f 250 Mg. Compr.

Caixas com 16 comprimidos. – COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém Fosfato de disopiramida ………………………………………322,50 mg (correspondente a 250,0 mg de disopiramida base) excipientes q.s.p. ……………………………………………1 comprimido (Monoestearato de glicerila, polividona, açúcar, estearato de magnésio, glicose anidra, hidroxipropilmetilcelulose, propilenoglicol)

Dicorantil-f 250 Mg. Compr. – Indicações

Tratamento preventivo: Distúrbios do ritmo no infarto do miocárdio; Reincidências de arritmia completa por fibrilação atrial e flutter, após regularização por choque elétrico externo ou outro método. Reincidências de taquicardia paroxística supraventricular. Reincidências de taquicardia ventricular. Tratamento curativo: Extrassístoles atriais ou ventriculares em coração sadio, doente ou senil. Extrassístoles ou bigeminismo digitálico.

Contra indicações de Dicorantil-f 250 Mg. Compr.

Absolutas bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus, se não for implantado no paciente um marca-passo cardíaco; bloqueio completo de ramo; insuficiência cardíaca severa; história de hipersensibilidade à droga. Relativas bloqueios parciais de ramo e hemibloqueios, segundo o estado geral e a idade do paciente, na ausência de modificações do espaço PR e coração aumentado; adenoma prostático; glaucoma.

Advertências

Em razão de sua ação inotrópica negativa, o DICORANTIL será prescrito com precaução e somente após tratamento apropriado nos doentes com insuficiência cardíaca ou tendo apresentado manifestações desse tipo anteriormente. Uma vigilância estreita será igualmente aplicada em caso de cardiopatia (prescrição eventual, associada ou anterior, de digitálicos e controles eletrocardiográficos repetidos). A eliminação principalmente urinária do DICORANTIL (80%) torna necessária uma redução das doses no caso de insuficiência renal. A experimentação do produto por via venosa permitiu precisar que sua posologia deve, em caso de insuficiência renal, ser reduzida a 1/3 ou mesmo 1/5 da dose habitual. A existência de bradicardia, tendências sincopais, de hipotensão arterial devem conduzir a um exame eletrocardiográfico para pesquisar um alongamento do intervalo QT, excepcionalmente um alargamento do QRS 12/100 seg ou um bloqueio de ramo. O aparecimento de bloqueio atrioventricular ou bloqueio de ramo bilateral deve fazer suspender o uso de DICORANTIL. A glicemia deve ser regularmente controlada, particularmente nos pacientes com insuficiência cardíaca descompensada ou insuficiência hepática, assim como nos doentes idosos e mal-nutridos. Não deve ser administrado a mulheres durante o primeiro trimestre de gravidez.

Interações medicamentosas de Dicorantil-f 250 Mg. Compr.

A associação do DICORANTIL aos diuréticos impõe controle freqüente de kalemia. Recomenda-se prudência para a administração simultânea de alguns neurolépticos (tioridazina) ou de ganglioplégicos (bretílio). As associações com amiodarona, prenilamina e verapamil devem ser evitadas. Ainda, a associação com medicamentos cardiodepressores (betabloqueadores notadamente) é desaconselhável.

Reações adversas / efeitos colaterais de Dicorantil-f 250 Mg. Compr.

Essencialmente do tipo atropínico: Urinários disúria, eventualmente retenção aguda. Convém assinalar que esses distúrbios urinários se observam mais freqüentemente no homem, sobretudo no prostático, mas podem igualmente ocorrer na mulher. Oculares distúrbios da acomodação, diplopia. Digestivos secura da boca, gastralgias passageiras. Sua freqüência pode ser estimada de 5 a 7% para os distúrbios urinários e digestivos, menos para os distúrbios oculares. A tolerância mostra-se, aparentemente, melhor nos pacientes ambulatoriais que nos acamados. Casos excepcionais de icterícia colestática foram relatados. Excepcionalmente casos de hipoglicemia foram observados.

Dicorantil-f 250 Mg. Compr. – Posologia

A posologia habitual é de 1 comprimido pela manhã e um comprimido à noite, observando-se 12 horas de intervalo entre cada tomada. Uma dose ultrapassando três comprimidos por dia, somente deve ser administrada sob vigilância cardiológica estrita e/ou controle da concentração plasmática da disopiramida.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

A disopiramida, substância ativa do DICORANTIL, é um medicamento antiarrítmico incluído no grupo IA da classificação de Vaughan Williams (antiarrítmico com efeito estabilizador de membrana).

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Dicorantil-f 250 Mg. Compr. – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.