Marclorhex

Marclorhex com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Marclorhex têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Marclorhex devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

Apresentação Marclorhex

Sabonete Líquido Frasco com 1000 ml Conjunto Escova/Esponja com 22 ml USO PEDIÁTRICO OU ADULTO USO TÓPICO – COMPOSIÇÃO 2% 4% Cada ml contém: Digluconato de Clorexidina 20% ……………………. 100,0 mg 200,0 mg Veículo qsp ……………………………………………….. 1,0 ml 1,0 ml (Veículo: edetato dissódico, dietanolamina de ácido graxo de coco, decilpoliglicosídeo, álcool etílico, essência aroma lavanda, azul de metileno, corante amarelo tartrazina e água purificada)

Marclorhex – Indicações

Marclorhex Sabonete líquido está indicado nas seguintes situações: degermação das mãos e braços das equipes médicas e de enfermagem que trabalham em áreas críticas; descontaminação da pele do local a ser operado; banhos em geral, inclusive de recém-nascidos; pessoas sensíveis aos compostos iodados; auxiliar na tricotomia.

Contra indicações de Marclorhex

O produto é contra-indicado a pessoas que apresentem hipersensibilidade ao fármaco ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Mantenha afastado de crianças. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Mantenha o produto em sua embalagem original. Não reutilize embalagens vazias. Em caso de ingestão acidental, faça beber água em abundância e a seguir provoque vômito com água morna e salgada e procure socorro médico, levando a embalagem ou rótulo do produto. Em caso de contato com os olhos lavá-los com água corrente durante 15 minutos e procure socorro médico levando a embalagem ou rótulo do produto. O uso de alvejantes à base de cloro na lavagem dos tecidos que foram expostos à Clorexidina poderá provocar manchas amarelas.

Interações medicamentosas de Marclorhex

A atividade antimicrobiana do produto pode ser diminuída por incompatibilidade ou absorção. Sua atividade também pode ser diminuída na presença de materiais orgânicos.

Reações adversas / efeitos colaterais de Marclorhex

Têm sido relatadas algumas reações adversa de sensibilidade cutânea. Soluções concentradas podem irritar a conjuntiva ou outros tecidos sensíveis.

Marclorhex – Posologia

Degermação das mãos e braços Aplicar e espalhar com fricção Mardorhex Sabonete líquido sobre as mãos e braços, previamente molhados e escovar durante aproximadamente 3 minutos. Com auxílio de escova limpar ao redor das unhas e entre os dedos. Enxaguar bem a partir das mãos para os cotovelos, nunca em sentido contrário. Enxugar as mãos e antebraços com toalha esterilizada. Realizar os procedimentos complementares da anti-sepsia. Calçar luvas esterilizadas. Campo operatório Umedecer a pele com uma compressa embebida em água e aplicar Mardorhex Sabonete líquido friccionando suavemente durante o tempo indicado ao tamanho da área do campo operatório. Enxaguar com compressas embebidas em água até retirar toda espuma. Realizar os procedimentos complementares de anti-sepsia. Banhos em geral ( adultos, crianças e recém-nascidos) Umedecer o corpo e aplicar Marclorhex Sabonete líquido com o auxílio das mãos ou esponjas e friccionar suavemente até obtenção da espuma. Enxaguar e secar. Proteger os olhos das crianças e recém-nascidos quando da aplicação de Marclorhex Sabonete líquido.

Super dosagem

Cuidado médico e tratamento sintomático, são recomendados se, houver sinais de desenvolvimento de intoxicação por álcool ou se mais de 1,20 ml de clorexidina for ingerido por uma criança pesando aproximadamente 10 kg ou menos.

Caracteristicas farmalogicas

O Marclorhex Sabonete Líquido, é um anti-séptico degermante de amplo espectro de ação, baixa toxicidade e prolongado efeito residual. É ativo na presença de matéria orgânica, não absorvível e não causa irritação na pele. Devido à sua propriedade emoliente, não resseca a pele, mesmo com o uso frequente.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não foram realizados estudos apropriados relacionando a idade aos efeitos deste produto em idosos. Entretanto, não foram documentados problemas específicos em idosos até o presente momento. USO HOSPITALAR/PROFISSIONAL

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

N.º do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide rótulo/caixa Reg. MS n.º 1.0298.0231 Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP N.º 5061

Marclorhex – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.