Cisapan

Cisapan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cisapan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cisapan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

UCI-FARMA Indústria Farmacêutica Ltda.

Apresentação Cisapan

Uso pediátrico e adulto Comprimidos: Caixas contendo 30 comprimidos, com 5 mg e 10 mg. Suspensão oral: Frasco contendo 100 ml de suspensão a 1 mg/ml. Cada comprimido de 5 mg contém: Cisaprida 5 mg. Excipientes: Lactose, amido de milho, estearato de magnésio e talco, q.s.p. 1 comprimido. Cada comprimido de 10 mg contém: Cisaprida 10 mg. Excipientes: Lactose, amido de milho, estearato de magnésio a talco, q.s.p. 1 comprimido. Cada ml de suspensão oral contém: Cisaprida 1 mg. Excipientes Carboximetilcelulose sódica, polissorbato 80, glicerina, metilparabeno propilparabeno essência de cereja e água destilada, q.s.p. 1ml.

Cisapan – Indicações

CISAPAN está indicado em: distúrbios ocasionados por retardo no esvaziamento gástrico (gastroparesia) de origem idiopática ou conseqüente à neuropatia diabética, anorexia nervosa, vagotomia ou gastrectomia parcial; síndrome de desconforto digestivo gástrico alto, com radiologia ou endoscopia negativas (dispepsia não-ulcerosa), caracterizada por sensação de saciedade precoce, plenitude pós-prandial, distensão abdominal, eructações em excesso, náuseas, vômitos adorou queimação epigástrica; refluxo gastresofágico acompanhado ou não de esofagite; restabelecimento da motilidade propulsora do cólon, como tratamento de longo prazo na constipação intestinal crônica.

Contra indicações de Cisapan

Não são conhecidas contra-indicações ao produto até o momento.

Advertências

Cuidados devem ser tomados nos pacientes em que motilidade gastrintestinal aumentada possa ser prejudicial. CISAPAN não afeta a capacidade psicomotora e não induz sedação ou sonolência. No entanto, ele pode acelerar depressores do sistema nervoso central, tais como álcool e barbitúricos potencializando seus efeitos quando ingeridos conjuntamente. Nesse caso, recomenda-se muito cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas de precisão. Atenção Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

Interações medicamentosas de Cisapan

A aceleração do esvaziamento gástrico proporcionada por CISAPAN pode influenciar a velocidade de absorção de outros medicamentos: fármacos de absorção gástrica podem ser menos absorvidos, enquanto que fármacos de absorção intestinal podem ter sua velocidade de absorção aumentada. (por exemplo: benzodiazepínicos, anticoagulantes, paracetamol, bloqueadores H 2). Em pacientes recebendo anticoagulantes, o tempo de coagulação pode se mostrar aumentado; recomenda-se controlá-lo por uma semana após o inicio do tratamento ou uma semana depois da interrupção do uso de CISAPAN. Pode haver potencialização dos efeitos sedativos de benzodiazepínicos e do álcool. Os efeitos procinéticos do CISAPAN são, em grande parte, antagonizados por drogas anticolinérgicas. Nas insuficiências hepática e renal, é recomendada a redução da dose pela metade. Subseqüentemente, essa pode ser adaptada, dependendo dos efeitos terapêuticos ou dos possíveis efeitos colaterais. No idoso, os níveis plasmáticos em situação de equilíbrio são geralmente mais elevados, devido a um prolongamento moderado na velocidade de eliminação da droga. No entanto, as doses terapêuticas são as mesmas que em pacientes mais jovens. No caso de drogas que requeiram monitorização individual, recomenda-se determinar seus níveis plasmáticos, caso estejam sendo associados ao tratamento com CISAPAN.

Reações adversas / efeitos colaterais de Cisapan

Como conseqüência da aceleração do peristaltismo gastrintestinal, cólicas abdominais, borborigmo e diarréia de caráter transitório podem ocorrer durante o tratamento. Cefaléia discreta tem sido relatada ocasionalmente. Quando a diarréia ocorrer em crianças pequenas, a dose diária deve ser reduzida. Há relatos isolados de efeitos sobre o SNC, como convulsões. reações extrapiramidais. Excepcionalmente, foram relatados casos de alterações da função hepática, com ou sem colestase. Não foi estabelecida de maneira inequívoca a relação causal com CISAPAN.

Cisapan – Posologia

Adultos: De acordo com a intensidade da situação, recomendam-se 5 ou 10 mg, 3 vezes ao dia, de CISAPAN, a serem tomados como comprimidos ou suspensão, cerca de 15 minutos antes de cada refeição principal (café, almoço a jantar). Em quadros clínicos mais intensos, particularmente no tratamento da esofagite, necessita-se de mais uma tomada antes que o paciente vá se deitar. No tratamento da constipação intestinal crônica, a dose diária (20 ou 40 mg) pode ser dividida em apenas 2 tomadas, observando-se melhora nas primeiras semanas de terapêutica, mas cujo efeito se torna adequado após dois ou três meses nos casos mais refratários. A duração do tratamento e a dose de manutenção dependem basicamente de resposta individual. Crianças: Em média 0,2 mg/kg por tomada, repetido 3 a 4 vezes ao dia.

Super dosagem

Em casos de ingestão acidental, recomendam-se a administração de carvão ativado e cuidadosa observação do paciente. Os sintomas que ocorrem mais freqüentemente são cólicas abdominais e aumento na freqüência de eliminação das fezes. Em crianças também foram observadas sedação, apatia e atonia.

Caracteristicas farmalogicas

Cisaprida é um derivado da metoxibenzamida substituída por átomo de cloro e ligada a uma longa cadeia contendo o grupo fluorfenoxipropila substituído. Ela aumenta e coordena a motilidade propulsora gastrintestinal, impedindo assim a estase e o refluxo. Difere de outras drogas aceleradoras da motilidade por não apresentar propriedades antidopaminérgicas ou propriedades estimulantes sobre os receptores colinérgicos, não ocasionando, assim, os efeitos colaterais relacionados a tais tipos de fármacos. A ação farmacológica da cisaprida inicia-se 30 a 60 minutos após administração oral. Atinge o nível plasmático máximo dentro de 1 a 2 horas. A meia-vida de eliminação é de aproximadamente 10 horas. É excretada pelo leite em escala limitada. É excretada pela urina e pelas fezes em proporções praticamente iguais. Em animais: Em órgãos isolados, cisaprida impede a atonia gástrica e aumenta a atividade peristáltica gástrica, a coordenação antroduodenal e a motilidade dos intestinos delgado e grosso. Em cães, cisaprida aumenta a motilidade e a coordenação digestiva antroduodenal, aumenta as contrações propulsoras dos intestinos delgado e grosso e diminui o tempo de trânsito intestinal. A secreção gástrica não é afetada. O mecanismo da cisaprida pode ser explicado, em sua maior parte, pelo aumento da liberação fisiológica de acetilcolina ao nível do plexo mioentérico. Cisaprida não estimula os receptores muscarínicos ou nicotínicos nem inibe a atividade acetilcolinesterase. Cisaprida não apresenta a capacidade de bloquear os receptores de dopamina. Distribui-se, especificamente, nos tecidos gástrico e intestinal. No homem (motilidade gastrintestinal): Esôfago: Cisaprida aumenta a atividade peristáltica do esôfago ao tônus do esfíncter inferior do esôfago, prevenindo assim o refluxo gastresofágico e facilitando a passagem esofágica dos alimentos. Estômago: Cisaprida aumenta a contratilidade gástrica a duodenal, bem como a coordenação antroduodenal, diminuindo o refluxo duodenogástrico e melhorando o esvaziamento gastroduodenal. Intestino: Cisaprida aumenta a atividade propulsora intestinal, melhorando o trânsito no nível dos intestinos delgados grosso. Outros efeitos: Como conseqüência à ausência de efeitos colinomiméticos e de propriedades antidopaminérgicas, cisaprida não aumenta a secreção gástrica basal e a induzida pele pentagastrina e não afeta os níveis de prolactina sérico. Além disso, não possui efeitos sobre a função psicomotora nem sobre os sinais vitais.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso geriátrico Este produto poderá ser utilizado por pacientes acima de 65 anos desde que observadas as precauções comuns do produto.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Cisapan – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.