Coex

Coex com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Coex têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Coex devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Farmasa Laboratório Americano de Farmacoterapia SA

Apresentação Coex

COEX 10 mg: Embalagem com 30 comprimidos. COEX 50 mg: Embalagem com 10 comprimidos. COEX 10 mg: Cada comprimido contém 10 mg de ubidecarenona (coenzima Q-10). COEX 50 mg: Cada comprimido contém 50 mg de ubidecarenona (coenzima Q-10).

Coex – Indicações

No tratamento de doenças nas quais exista deficiência da coenzima Q-10 (ubidecarenona).

Contra indicações de Coex

ua segurança não foi estabelecida em crianças e durante a gravidez e o aleitamento.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de Coex

Ainda não foram observadas interações medicamentosas entre a coenzima Q-10 e outras drogas. Como certos medicamentos hipoglicemiantes inibem algumas coenzimas Q, teoricamente podem inibir a coenzima Q-10.

Reações adversas / efeitos colaterais de Coex

Nas doses recomendadas, a coenzima Q-10 é praticamente destituída de efeitos colaterais. As reações adversas observadas foram: desconforto epigástrico (0,39%), anorexia (0,23%), náuseas (0,16%) e diarréia (0,12%). Elevações assintomáticas da desidrogenase láctica foram observadas em pacientes medicados com 300 mg diários, assim como moderadas elevações subclínicas da TGO.

Coex – Posologia

A dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg três vezes ao dia, ou 1 comprimido de 50 mg em dose única diária. Os comprimidos devem ser tomados após as refeições.

Super dosagem

Ainda não foram descritos casos de superdosagem com este medicamento. Em caso de superdosagem pode-se prever que ocorra intensificação das reações adversas.

Caracteristicas farmalogicas

A ubidecarenona á uma coenzima natural que participa ativamente do transporte de elétron. na mitocôndria, via bioquímica da respiração celular da qual derivam o ATP e a energia metabólica. Uma vez que todas as funções celulares são dependentes da produção de energia, a coenzima Q-10 (ubidecarenonal constitui elemento essencial para todos os órgãos e tecidos dos seres humanos. Sua concentração no miocárdio humano é elevada, admitindo-se que sua deficiência possa prejudicar a função cardíaca. A peroxidação dos lipídios está intimamente relacionada com diversas desordens patológicas. Para prevenir a paroxidação lipídica nos organismos vivos, a coenzima Q-10 tem sido usada devido à sua potente ação antioxidante. Sua concentração plasmática máxima ocorre entre 5 e 10 horas após administração de dose única. A média de 6,5 horas para a concentração plasmática indica que sua absorção é lenta, possivelmente devido ao seu alto peso molecular e à sua baixa solubilidade em água. O nível plasmático médio, após dose oral única de 100 mg de coenzima Q-10, é de 1,004 mg/ml. Seu nível médio em estado de equilíbrio, após administração de três doses diárias de 100 mg, foi estimado em 5,4 mg/ml, cerca de quatro a sete vezes o nível da coenzima 0-10 endógena. Aproximadamente 90% da concentração em estado de equilíbrio podem ser observados após 4 dias da administração. A coenzima Q-10 administrada per os não parece alterar os níveis endógenos desta coenzima (ausência de efeito acumulativo). Parece ser baixo o clearance da ubidecarenona administrada por via oral, pois sua meia-vida plasmática é relativamente longa (33,9 ± 5,32 horas). O destino metabólico da coenzima Q-10 não está totalmente esclarecido. Após absorção do trato gastrintestinal, ela é envolvida pelos quilomícrons. A maior parte da dose administrada deposita-se no fígado, sendo armazenada dentro das lipoproteínas VLDL Após esta etapa, a coenzima Q-10 parece concentrar-se em locais específicos: glândulas supra-renais, baço, pulmões, rins e miocárdio. Sua excreção é predominantemente biliar; cerca de 62,5 % da dose oral administrada pode ser recuperada nas fezes após uso prolongado.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Coex – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.