Maalox tc

Maalox Tc com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Maalox Tc têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Maalox Tc devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

Apresentação Maalox Tc

Frasco com 200 ml de suspensão para administração oral.

Maalox Tc – Indicações

O Maalox TC possui as seguintes indicações:
-Tratamento agudo e profilaxia da recidiva da úlcera péptica.
-Alívio sintomático da hiperacidez associada a situações clínicas, tais como úlcera péptica (gástrica e duodenal), gastrite, duodenite, esofagite péptica e dispepsia.
-Prevenção de lesões pépticas associadas a situações de stress, nomeadamente gastrite hemorrágica após politraumatismo e queimaduras graves.

Contra indicações de Maalox Tc

Hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer um dos excipientes.
O Maalox TC não deve ser administrado a doentes com insuficiência renal grave.

Efeitos secundários
Ligados ao alumínio: deplecção fosforada em caso de utilização prolongada ou em doses elevadas. Poderão ocorrer casos raros de diarreia ou regurgitação quando se utilizam as doses mais elevadas no tratamento preventivo da hemorragia induzida por stress.
Em doentes com insuficiência renal crónica pode ocorrer acumulação de alumínio e hipermagnesémia. (ver Precauções especiais de utilização).

Advertências

Não é aconselhável a administração de uma dose superior a 8 colheres de chá por dia. A dose máxima (8 colheres de chá/dia) não deve ser administrada durante um período superior a duas semanas.
Se tiver qualquer problema a nível renal consulte o seu médico antes de tomar Maalox TC.
Nos doentes com insuficiência renal crónica (submetidos ou não a diálise) existe o risco de encefalopatia devido ao alumínio e de intoxicação pelo magnésio.

Recomenda-se especial precaução em doentes com porfíria, pois o Maalox TC poderá precipitar uma crise aguda. Os sais de citrato e o ácido ascórbico poderão aumentar a absorção de alumínio.

Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas deverá consultar o médico.
MAALOX TC suspensão oral contém parabenos. Pode causar reacções alérgicas (possivelmente retardadas).

A suspensão oral contém sorbitol. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Interações medicamentosas de Maalox Tc

Todos os antiácidos podem interferir com a absorção de alguns fármacos. Caso esteja a tomar outros medicamentos, deverá pedir conselho ao seu médico assistente antes de iniciar o tratamento com Maalox TC.
Estas interacções podem ser minimizadas fazendo um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do Maalox TC e de outros medicamentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de Maalox Tc

Informação não disponível para esta bula.

Maalox Tc – Posologia

Recomenda-se a administração de 1 a 2 colheres de chá (5-10 ml) de Maalox TC quatro vezes ao dia ou como aconselhado pelo médico assistente.
Em crianças com mais de 6 anos de idade, a dose recomendada é idêntica à dos adultos. Em crianças com menos de 6 anos de idade, a dose deve ser indicada pelo médico.
A suspensão deve ser tomada 20 minutos a 1 hora após as refeições e ao deitar. Em caso de úlcera péptica, a suspensão deve ser tomada 1 a 3 horas após as refeições e ao deitar.
Agitar bem a suspensão antes de administrar a dose indicada.
Na prevenção dos episódios hemorrágicos do tudo digestivo superior associados a situações de stress, recomenda-se a administração de 10 ml de suspensão, no mínimo, e de 80 ml de suspensão, no máximo, de duas em duas horas mediante sonda gástrica, de acordo com o seguinte esquema

posológico:
1.Aspirar o conteúdo gástrico mediante uma sonda nasogástrica e determinar o pH.
2.Instilar 10 ml de Maalox TC e em seguida 30 ml de água através da sonda nasogástrica.
3.Esperar uma hora. Aspirar o conteúdo gástrico e determinar novamente o pH.
4.Se o pH for igual ou superior a 4,0 realizar uma drenagem durante 1 hora e repetir o ciclo. Se o pH foi inferior a 4,0 duplicar a dose de Maalox TC (20ml) e em seguida administrar 30 ml de água.
5.Esperar uma hora. Se o pH for igual ou superior a 4,0 realizar uma drenagem e repetir o ciclo. Se o pH for ainda inferior a 4,0 duplicar a dose de Maalox TC (40 ml) e em seguida administrar 30 ml de água.
6.Esperar outra hora, aspirar o conteúdo gástrico e medir o pH. Se este for igual ou superior a 4,0 realizar uma drenagem durante uma hora e repetir o ciclo. Se o pH for inferior a 4,0 duplicar a dose de Maalox TC (80 ml) e em seguida administrar 30 ml de água.
7.Drenar durante uma hora e repetir o ciclo com a dose de Maalox TC que for estabelecida.

Duração do tratamento
Salvo as precauções referidas, não existem quaisquer contraindicações à sua administração prolongada.

Super dosagem

Em doentes sem outras patologias o único sintoma de sobredosagem é a diarreia. Em caso de insuficiência renal grave pode haver o risco de intoxicação pelo magnésio, a qual se manifesta por secura de boca, tonturas e dificuldades respiratórias incluindo depressão respiratória.
A terapêutica de eventual sobredosagem deve consistir em lavagem gástrica e aumento do trânsito intestinal com a utilização de laxantes que não possuam magnésio na sua composição. Caso surjam sintomas sugestivos de intoxicação pelo magnésio aconselha-se a administração de gluconato de cálcio por via intravenosa.

Comunique ao seu médico ou farmacêutico qualquer efeito indesejável que ocorra durante o tratamento e que não conste deste folheto.

Verifique o prazo de validade na embalagem.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Maalox Tc – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

20/07/2017