Fortilan

Fortilan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fortilan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fortilan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Fortilan

Comprimidos Revestidos de 100 mg: caixa contendo 30 comprimidos revestidos. -Composição Comprimidos Revestidos de 100 mg: Cada Comprimido Revestido contém: Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer à 27% de Ginsenosídeos totais 100 mg (equivalente à 27 mg de Ginsenosídeos totais) Excipientes: Lactose, Celulose Microcristalina, Dióxido de Silício Coloidal, Croscarmelose Sódica, Estearato de Magnésio, Álcool Isopropílico, Talco magnesita, Dióxido de Titânio, Acetona, Copolímero Ácido Metacrílico E100, Polietilenoglicol 6000, Corante Alumínio Lacca amarelo nº10, Corante Alumínio Lacca amarelo nº06, Água de Osmose.

Fortilan – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de Fortilan

Não recomenda-se o uso de FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) concomitantemente a substâncias estimulantes como a cafeína, contida em algumas bebidas. O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado. Não deve ser administrado com varfarina e fenelzina. Pacientes que fazem uso de medicamentos inibidores da Monoaminooxidase devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento com Ginseng. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE. FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) está contra-indicado em pacientes com antecedentes de alergia a quaisquer constituintes da fórmula, em mulheres grávidas e amamentando. É contra-indicado também para pacientes que apresentem quadros de hipertensão, taquicardia, insônia e esquizofrenia.

Advertências

Embora apresente leve ação anti-diabética, pacientes com esta doença devem fazer uso de FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) somente sob acompanhamento médico. Pacientes que fazem uso de medicamentos inibidores da Monoaminooxidase devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento com Ginseng. A administração em mulheres que estejam sob terapia estrogênica deve ser cautelosa.

Interações medicamentosas de Fortilan

Não recomenda-se o uso de FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) concomitantemente a substâncias estimulantes como a cafeína, contida em algumas bebidas. O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado. Não deve ser administrado com varfarina e fenelzina. Pacientes que fazem uso de medicamentos inibidores da Monoaminooxidase devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento com Ginseng. O Ginseng contém pequenas quantidades de estrona, estradiol e esterol o que pode provocar ginecomastias, assim não deve ser associado à drogas que produzem o mesmo efeito como Bloqueadores de Canais de Cálcio, Nifedipina, Griseofulvina e Metildopa devido à ação sobre o aparelho cardiovascular, tampouco com drogas antidepressivas. Pode haver potencialização da ação de medicamentos inibidores da Monoaminooxidase quando administrada concomitantemente com FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer).

Reações adversas / efeitos colaterais de Fortilan

FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) é bem tolerado. As reações adversas mais comuns são transtornos gastrintestinais leves e transitórios (náuseas e diarréias), insônia e taquicardia leve. Em mulheres observou-se casos de dores nas mamas devido à alterações hormonais. Seu uso é desaconselhado em pacientes com antecedentes de úlcera duodenal, gastrite por refluxo, doença diverticular e quadros disentéricos. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) é bem tolerado. As reações adversas mais comuns são transtornos gastrintestinais leves e transitórios (náuseas e diarréias), insônia e taquicardia leve. Em mulheres observou-se casos de mastalgias devido às alterações hormonais. Seu uso é desaconselhado em pacientes com antecedentes de úlcera duodenal, gastrite por refluxo, doença diverticular e quadros disentéricos. Não existem relatos de alterações em exames laboratoriais com o uso de FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer).

Fortilan – Posologia

1 comprimido revestido ao dia.

Super dosagem

Caso ocorra administração acidental proceder à lavagem gástrica e controle das funções vitais e suporte cardiorespiratório, caso necessário. Em 2 casos de superdosagem do extrato seco de ginseng foram relatados distúrbios da acomodação visual, midríase e sintomas sistêmicos que incluiram vertigens, diminuição dos níveis de consciência associados com a hiperexcitabilidade dos nervos simpáticos. Procurar imediatamente o médico levando a bula do produto

Caracteristicas farmalogicas

FORTILAN (Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer) é formulado com o Extrato seco de Panax ginseng C.A. Meyer. uma planta originária da Ásia (China, Indochina, Koréia, Vietnam e Japão). A parte da planta utilizada é a raíz onde, dentre vários constituintes, estão os chamados ginsenosídeos, derivados do protopanaxatriol. Dentre todos os ginsenosídeos, o principal é o ginsenosídeo Rg1. Estas substâncias atuam no Sistema Nervoso Central, Sistema Cardiovascular e Endócrino promovendo uma função imunoestimulante e estimulante do metabolismo; atua também como biomodulador e anti-stress, o que a caracteriza como uma substância de ação adaptógena. Neste sentido, sua ação adaptógena parece particularmente aumentar a capacidade de trabalho de forma sustentada com uma única administração. Esta propriedade seria determinada pela ativação do eixo hipófise-suprarrenal, que aumentaria a secreção de adrenalina e cortisol por meio do estímulo do hormônio ACTH (Hormônio Cortico-Estimulante). Em algumas experiências, pode-se determinar que a raíz de Ginseng apresenta uma ação dual: protege o córtex suprarrenal da hipertrofia provocada pela administração de ACTH (Hormônio Cortico-Estimulante), assim como também da atrofia produzida pelo emprego prolongado de adrenocorticóides. Os ginsenosídeos melhoram o rendimento físico diminuindo a produção de ácido lático, responsável pelo caimento do rendimento individual.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Até o momento não existem relatos de reações adversas ou correção de dose em pacientes acima de 65 anos, porém devido sua ação cardiovascular seu uso deve ser feito com cautela.

Armazenagem

O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 300C. Prazo de Validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Fortilan – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.