Laitan

Laitan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Laitan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Laitan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

BYK Quím. e Farm. Ltda.

Apresentação Laitan

Embalagem com 20 cápsulas Uso Adulto – Composição: Cada cápsula contém: Extrato seco de Kava-Kava 100 mg* Excipiente q.s.p. 1 cápsula * equivalente a 70 mg de kava-lactonas

Laitan – Indicações

Condições de ansiedade, tensão e agitação.

Contra indicações de Laitan

Laitan não deve ser administrado durante a gravidez ou lactação, nos casos de depressão endógena e por pacientes hipersensíveis ao extrato de kava-kava.

Advertências

Apesar de que clinicamente demonstrou-se que Laitan não influencia a capacidade de reação, devido às variações individuais podem ocorrer alterações na capacidade visual ou na habilidade de dirigir veículos ou de operar máquinas, particularmente quando há ingestão concomitante de álcool ou substâncias que atuam sobre o sistema nervoso central. O tratamento com Laitan não deve exceder 3 meses sem acompanhamento médico.

Interações medicamentosas de Laitan

O efeito de substâncias ativas sobre o Sistema Nervoso Central como álcool, barbitúricos e drogas psicoativas pode ser potencializado com a administração concomitante de Laitan.

Reações adversas / efeitos colaterais de Laitan

Queixas gastrointestinais leves e reações alérgicas cutâneas têm sido raramente observadas após a administração de Laitan. Nota: depois do uso tradicional de bebidas de kava-kava por longos períodos, tem sido observada uma coloração amarelada transitória da pele e apêndices cutâneos. Se isso também ocorrer durante o uso de Laitan, sua administração deve ser suspensa. Também foram relatados casos de dilatação das pupilas, perturbação da visão e da coordenação dos movimentos oculares após ingestão de bebidas de kava-kava.

Laitan – Posologia

1 cápsula, 3 vezes ao dia, ou a critério médico.

Super dosagem

Sintomas de intoxicação após uso prolongado de altas doses por tempo prolongado de infusão (chá) de kava-kava foram descritos na literatura: ataxia, dificuldade de acomodação, dilatação das pupilas, distúrbios do balanço oculomotor, condições ictiosiformes da pele, coloração amarelada da pele e apêndices cutâneos, redução do peso corporal, perda de apetite e diarréia. Todos esses sintomas desapareceram após descontinuação da ingestão da bebida. Caso estes sintomas ocorram após a administração de Laitan, a terapia deverá ser interrompida. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais. ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS, AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Caracteristicas farmalogicas

Laitan é um produto fitoterápico que contém um extrato padronizado do rizoma de kava-kava (Piper methysticum), planta nativa da região das ilhas do Pacífico Sul. Laitan possui efeito calmante, ansiolítico e psico-relaxante. Laitan possui uma ação sobre o núcleo amigdaliano levando a uma diminuição da atividade do sistema límbico, o que determina uma ação ansiolítica. Adicionalmente, Laitan exerce efeitos presumíveis sobre a formação reticular. A diminuição da ansiedade, da tensão e da agitação aumenta a tolerância ao estresse mental e leva a uma maior estabilidade emocional. Estudos em animais demonstraram efeito sedativo, anticonvulsivante, espasmolítico e relaxante muscular central. Estudos farmacológicos no homem mostraram um aumento da atividade beta e simultânea diminuição da atividade alfa no EEG quantitativo. O aumento do índice beta/alfa é típico do perfil eletroencefalográfico farmacológico dos ansiolíticos. Por outro lado, a ausência de um acréscimo das atividades delta e teta demonstraram que o extrato de kava-kava contido em Laitan é desprovido de propriedades hipnóticas. O perfil de ação neurofisiológico do Laitan é diferente daquele dos benzodiazepínicos e não é diretamente comparável aos timolépticos tricíclicos. Nos estudos clínicos sobre a influência do Laitan na qualidade do sono, observou-se que a quantidade de fusos de sono e a porcentagem de sono profundo aumentaram, o sono REM não apresentou alterações, o estágio 1 do sono e a latência do sono tenderam a diminuir e o tempo de sono subjetivo aumentou. Conforme comprovado clinicamente, a influência de Laitan na qualidade do sono não é acompanhada de uma restrição na capacidade de reação. A falta de um componente sedante (significando a redução da vigília), uma diminuição de excitabilidade central, diminuição da atividade límbica, relaxamento muscular, bem como um aumento no tempo do sono profundo, caracterizam o extrato de kava-kava como uma substância com propriedades farmacológicas únicas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Laitan – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.