Gelofut

Gelofut com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Gelofut têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Gelofut devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Gelofut

para 20 e 45g: Cada grama contém: Cânfora…………………………………………………0,0444 g Salicilato de metila………………………………..0,0444 mL Mentol…………………………………………………..0,0200 g Essência de terebentina………………………..0,2222 mL Essência de mostarda…………………………..0,0044 mL Essência de alfazema…………………………..0,0044 mL Essência de alecrim……………………………..0,0044 mL Veiculo q.s.p…………………………………………………..1 g (BHT, álcool hidratado, parafina branca e vaselina branca).

Gelofut – Indicações

Gelofut é indicado em reumatismo, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.

Contra indicações de Gelofut

O uso de Gelofut é contra-indicado em pacientes com historia de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, com história anterior de convulsões. Não deve ser aplicado em ferimentos, dermatoses, varizes nas mucosas nasal, oral e ocular. Modo de usar, posologia e cuidados de conservação depois de aberto Seu uso é somente externo. Friccione a parte dolorida durante alguns minutos, com pequena quantidade do produto. Para um melhor efeito do produto, envolver a área aplicada com um pano de flanela ou lâ, 2 a 3 vezes ao dia. Gelofut deve ser guardado em sua embalagem original mesmo depois de aberto. Equivalência farmacêutica: Pomada 45g: cânfora 1,998g, salicilato de metila 1,998mL, mentol 0,9g, essência de terebentina 9,999mL, essência de mostarda 0,198mL, essência de alfazema 0,198mL, essência de alecrim 0,198mL. Pomada 20g: cânfora 0,888g, salicilato de metila 0,888mL, mentol 0,4g, essência de terebentina 4,444mL, essência de mostarda 0,088mL, essência de alfazema 0,088mL, essência de alecrim 0,088mL. ATENÇÃO: este medicamento é um similar que passou por testes e estudos que comprovam a sua eficácia, qualidade e segurança, conforme legislação vigente.

Advertências

O uso de Gelofut é exclusivamente tópico, não devendo ser aplicado sobre feridas abertas. Devendo ser usado com cautela em crianças, pois o salicilato de metila é considerado como veneno pediátrico em pequenas doses.

Interações medicamentosas de Gelofut

Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o uso do produto. Reações adversas a medicamentos Embora com incidência baixa, foram relatados ocorrência de dermatite de contato, erupções cutâneas e urticárias.

Reações adversas / efeitos colaterais de Gelofut

Informação não disponível para esta bula.

Gelofut – Posologia

Informação não disponível para esta bula.

Super dosagem

Apesar do nível de absorção sistêmica ser baixo, em caso de superdosagem suspender o medicamento a critério do médico e se necessário preparar medidas de suporte e sintomáticas.

Caracteristicas farmalogicas

Os revulsivos aplicados sobre a pele possuem ação irritante local que tem por conseqüência a produção de efeitos indiretos de dois tipos: uma ação à distância sobre estruturas profundas e uma estimulação reflexa dos centros bulbares. A aplicação de um revulsivo na pele é seguida de rubefação e hiperemia, com um rápido alívio da dor nas estruturas subjacentes, muito provavelmente pela vasodilatação causada e conseqüentemente aumento da circulação. Salicilato de metila: é um revulsivo orgânico volátil que age produzindo ação local irritante, com efeitos indiretos de atividade à distância sobre estruturas somáticas (músculos), serosas, articulações, vísceras e de estimulação reflexa dos centros bulbares. Provoca analgesia e hiperemia nas regiões cutâneas em que é aplicado, inervadas pelo mesmo segmento do sistema nervoso central. Essência de terebentina: Age como rubefaciente, produzindo dilatação local e aliviando a dor das estruturas profundas. Cânfora: Possui ação irritante cutânea, revulsiva, útil nos processos dolorosos de estruturas profundas, tipo fibrosite, mialgia e lumbago. Produz ainda leve anestesia local. Mentol: Álcool terpênico obtido da essência de várias espécies do gênero Mentha e também por síntese. Aplicado localmente causa uma sensação de frio por estímulo específico dos receptores e, em seguida, anestesia discreta. Segundo a classificação do CID 10 a patologia está indicada nos seguintes casos: Traumatismos superficiais múltiplos não especificados, dor em membro, transtorno dos tecidos moles não especificado.

Resultados de eficacia

Gelofut é absorvido rapidamente pela pele intacta.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco A sensibilidade da pele dos idosos pode estar alterada com a idade. Recomenda-se o uso sob orientação médica. Gelofut não deve ser usado em crianças menores de 2 anos.

Armazenagem

Manter Gelofut em sua embalagem original. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), proteger da luz e umidade

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Gelofut – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.