Clofenak

Clofenak com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Clofenak têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Clofenak devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Clofenak

Comprimido revestido: Caixa com 10 comprimidos. Gotas orais: Frasco com 20 ml. USO ADULTO E CRIANÇAS ACIMA DE 01 ANO. Cada comprimido revestido contém: Diclofenaco potássico…………………………………………………………..50 mg Excipientes (Celulose microcristalina, lactose, amido, estearato de magnésio, Eudragit, álcool isopropílico, talco, dióxido de titânio, corante, polietilenoglicol, acetona, manitol, povidona, álcool etílico e fosfato de cálcio dibásico) q.s.p……………………….1 comprimido Gotas: cada ml (aproximadamente 20 gotas) contém: Diclofenaco potássico (na forma de resinato)……………………………………………………15 mg Veículo (dióxido de silício coloidal, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico anidro, sacarina ácida, essência e parafina líquida) q.s.p…………………………………………………1 ml

Clofenak – Indicações

Clofenak está indicado no tratamento dos processos inflamatórios e dolorosos agudos. A febre, isoladamente, não é uma indicação.

Contra indicações de Clofenak

Úlcera péptica, hipersensibilidade à substância ativa. A exemplo de outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides, Clofenak está contra-indicado a pacientes alérgicos, nos quais a crise de asma, urticária ou rinite aguda, são desencadeados pelo uso do ácido acetilsalicílico ou por outros medicamentos inibidores da prostaglandina-sintetase.

Advertências

Pacientes com distúrbios gastrointestinais, lesões hepáticas ou renais graves, devem ser mantidos sob estrita vigilância médica. Na eventualidade rara de ocorrência de úlcera gastroduodenal ou hemorragia gastrointestinal, o tratamento com Clofenak deverá ser suspenso. Devido à importância das prostaglandinas na manutenção do fluxo sanguíneo renal, atenção especial deve ser dada ao se usar o produto em casos de comprometimento das funções cardíacas ou renal em pacientes tratados com diuréticos e naqueles em recuperação de grandes cirurgias. Recomenda-se, em casos de tratamentos prolongados, o controle periódico do quadro hematológico, como é regra quando da administração de substâncias altamente ativas.

Interações medicamentosas de Clofenak

Quando administrados simultaneamente ao lítio ou digoxina, os antiinflamatórios não esteróides podem elevar as concentrações plasmáticas dos mesmos. O uso simultâneo do ácido acetilsalicílico reduz a concentração plasmática do diclofenaco potássico. Quando administrado simultaneamente com antidiabéticos orais, Clofenak não interfere na atividade dos mesmos. A administração concomitante com glicocorticóides e outros antiinflamatórios não esteróides pode propiciar o agravamento de efeitos gastrointestinais. Como com outros agentes antiinflamatórios não esteróides, diclofenaco em doses altas (200 mg) pode inibir temporariamente a agregação plaquetária. Fazer testes laboratoriais quando do uso concomitante com anticoagulante.

Reações adversas / efeitos colaterais de Clofenak

Clofenak é geralmente bem tolerado. No início do tratamento podem ocorrer eructação, epigastralgia, náuseas e diarréias, assim como cefaléia e vertigem. Estas manifestações são geralmente, de natureza benigna. De possível ocorrência são edemas periféricos e reações exantemáticas como prurido e eczema. Foram observados alguns casos de ulceração gástrica ou intestinal, hemorragias, reações de hipersensibilidade (broncoespasmo, reações sistêmicas anafilactóides) e elevação transitória das transaminases.

Clofenak – Posologia

Adultos: a dose usual é de 75 mg a 150 mg por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. Por exemplo, 1 comprimido de 50 mg, 2 a 3 vezes ao dia. No tratamento da dismenorréia primária, a dose diária é de 50 mg a 150 mg, a ser adaptada a cada caso. A dose inicial de 50 mg a 100 mg deve ser administrada e, se necessário, aumentada no curso de vários ciclos até o máximo de 200 mg/dia. O tratamento inicia-se com o aparecimento dos primeiros sintomas e, de acordo com a intensidade, prolonga-se por alguns dias. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido, de preferência, antes das refeições. Crianças: A forma gotas é especialmente indicada para uso infantil por permitir um ajuste individual da dose em relação ao peso. A posologia diária recomendada para crianças acima de 1 ano de idade é de 0,5 mg a 2 mg por kg de peso corporal, administrada em 2 a 3 tomadas. Como antipirético, utilizar a mesma dose. Agitar o frasco antes de usar. As gotas não são solúveis em líquidos aquosos, devendo ser administradas diretamente na boca ou por meio de uma colher.

Super dosagem

Devem ser adotadas medidas gerais de suporte: lavagem gástrica e tratamento com carvão ativado, tão cedo quanto possível após a superdose, ajudam a evitar a absorção

Caracteristicas farmalogicas

Clofenak contém uma substância não esteróide com potente ação antiinflamatória, analgésica e antipirética. O diclofenaco potássico inibe intensamente a biossíntese das prostaglandinas, possuindo também, discreta ação inibidora da agregação plaquetária. Clofenak é pronta e completamente absorvido após administração oral, com rápida instalação do efeito analgésico. É adequado para o tratamento dos processos inflamatórios agudos que se acompanha de dor e febre. Nas inflamações de origem infecciosas, Clofenak atua como adjuvante, baixando a febre, eliminando a dor e reduzindo a inflamação. Está também indicado na prevenção e tratamento de inflamações pós-traumáticas e pós-operatórias. Na dismenorréia primária, Clofenak reduz a intensidade da dor e sintomas associados.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Clofenak – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.