Dinaton

Dinaton com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dinaton têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dinaton devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Dinaton

Comprimidos revestidos USO ADULTO – PRODUTO FITOTERÁPICO DINATON® 40 mg: Caixa com 30 comprimidos revestidos. DINATON® 80 mg: Caixa com 20 ou 60 comprimidos revestidos . – Composição DINATON® 40 mg. Cada comprimido revestido contém: Extrato de folhas secas de Ginkgo biloba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .40,0 mg padronizado em 24,0 mg de glicosídeos Ginkgo-flavonóides e 6 mg de terpenolactonas (bilobalídeos e ginkgolídeos) por 100 mg. Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício coloidal, silicato de magnésio, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo.DINATON® 80 mg. Cada comprimido revestido contém: Extrato de folhas secas de Ginkgo biloba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80,0 mg padronizado em 24,0 mg de glicosídeos Ginkgo-flavonóides e 6 mg de terpenolactonas (bilobalídeos e ginkgolídeos) por 100 mg. Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício coloidal, silicato de magnésio, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo. Nomenclatura botânica: Ginkgo bilobae L. Parte da planta utilizada: Folhas.

Dinaton – Indicações

Insuficiência vascular cerebral e manifestações funcionais decorrentes: perturbações psicomotoras, vertigem, zumbido, diminuição da memória, cansaço mental, alterações de personalidade e afetivas. Alterações vasculares periféricas: arteriopatias dos membros inferiores e suas complicações tróficas, perturbações vasomotoras distais e lesões da microcirculação (parestesias, formigamentos, doença de Raynaud, eritrocianose, fragilidade capilar, edemas idiopáticos ortostáticos). INDICAÇÕES COMPLEMENTARES Afecções neurosensoriais de causa vascular, enxaqueca, em otorrinolaringologia e oftalmologia.

Contra indicações de Dinaton

Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a outros componentes da fórmula.

Advertências

Não são necessárias precauções especiais para uso.

Interações medicamentosas de Dinaton

DINATON® pode potencializar o efeito de antiagregantes plaquetários. Após a administração concomitante de DINATON® e de ácido acetilsalicílico houve relato de hifema espontâne

Reações adversas / efeitos colaterais de Dinaton

Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, cefaléia e, especialmente nos casos de predisposição alérgica, podem acontecer reações alérgicas cutâneas (hiperemia, edema, prurido) ou transtornos circulatórios (queda de pressão arterial, lipotimia, cefaléia). Em casos isolados foi observado sangramento após o tratamento de longa duração com o extrato EGb 761 de Ginkgo biloba, contudo, durante os estudos clínicos específicos realizados com a administração diária de 240 mg do extrato EGb 761 de Ginkgo biloba, não foram observadas alterações nos parâmetros de coagulação (incluindo teste de tromboplastina parcial, teste de protrombina – teste Quick – e tempo de sangramento). Está descrito na literatura um caso isolado de hematoma subdural, supostamente relacionado com a ingestão diária de 120 mg do extrato de Ginkgo biloba, por um período superior a 2 anos.

Dinaton – Posologia

DINATON® deve ser administrado de preferência com as refeições. DINATON® 40 mg comprimidos revestidos: De acordo com a prescrição médica. Como dose média, recomenda-se 1 comprimido, 3 vezes ao dia, ou 2 comprimidos duas vezes ao dia. DINATON® 80 mg comprimidos revestidos: De acordo com a prescrição médica. Como dose média, recomenda-se 1 comprimido, duas vezes ao dia.

Super dosagem

Não há relato na literatura de qualquer caso de intoxicação com o produto. Caso haja ingestão de doses muito altas, tomar as medidas habituais de manutenção e suporte

Caracteristicas farmalogicas

DINATON® é um medicamento à base de extrato de folhas de Ginkgo biloba. O extrato tem três efeitos principais: Efeito vasoativo: Aumentando a perfusão e restaurando a regulação vasomotora pós-isquêmica. Diminuição da viscosidade sangüínea: Inibindo a agregação dos glóbulos vermelhos e plaquetas, aumenta o fluxo sangüíneo. Este fato tem um efeito significativo sobre a microcirculação. Ação protetora nos tecidos, inibindo a hipóxia induzida, que está aumentada na peroxidação lipídica. Estabiliza as membranas e subestruturas celulares. Além disso, o extrato de Ginkgo biloba tem uma atividade profilática e terapêutica no edema citotóxico cerebral e aumenta a tolerância à hipóxia. Este fato aumenta a utilização do oxigênio e da glicose, e aumenta a síntese de ATP. O modo de ação multifatorial assegura ao extrato de Ginkgo biloba as seguintes ações: Melhora o déficit da função cerebral e os seus sintomas, tais como: vertigem, cefaléia, zumbido, alterações visuais, insônia, sinais de tensão, debilidade e ansiedade. Combate as tonturas e vertigens de origem vestibular e cerebral. O extrato de Ginkgo biloba é muito bem tolerado. Não causa reduções indesejáveis da pressão sanguínea, nem rubor.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Dinaton – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.