Actiprofen

Actiprofen com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Actiprofen têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Actiprofen devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Sanofi Winthrop Farmacêutica Ltda.

Apresentação Actiprofen

Caixa com 20 comprimidos de 200 mg.

Actiprofen – Indicações

Analgésico, antitérmico e antiinflamatório, em especial nos casos de dor e inflamação em processos articulares ou musculoesqueléticos, odontalgia, cefaléia, afecções otorrinolaringológicas, dismenorréia, dor e febre associadas ao resfriado comum. Em doses mais elevadas o ibuprofeno tem sido utilizado no tratamento de doenças reumáticas.

Contra indicações de Actiprofen

Contra-indicado em pacientes sensíveis aos AINEs, inclusive ácido acetilsalicílico e indometacina. Actiprofen não deve ser usado durante o último trimestre da gravidez. Actiprofen deve ser administrado com cautela a pacientes com antecedentes de úlcera péptica ou gastrite severa, bem como a pacientes com insuficiência renal ou hepática graves. Cautela em pacientes em uso de anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, e em pacientes idosos, iniciando o tratamento com doses reduzidas. O ibuprofeno pode interagir com paracetamol, glicocorticóides, insulina, hipoglicemiantes orais, anti-hipertensivos, diuréticos, outros antiinflamatórios, sais de ouro, ácido valpróico.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de Actiprofen

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de Actiprofen

Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarréia, constipação, dor epigástrica, reações de hipersensibilidade. Raros casos de ambliopia tóxica, aumento das transaminases, hepatite iatrogênica, retenção de líquidos, insuficiência renal, distúrbios da coagulação, linfopenia, agranulocitose, anemia hemolítica. Superdosagem: quadro clínico: vertigens, nistagmo, apnéia, inconsciência e hipotensão. Tratamento: não há antídoto específico. Provocar esvaziamento gástrico. Administrar carvão ativado e promover diurese alcalina.

Actiprofen – Posologia

1 comprimido 3 a 4 vezes ao dia (600 a 800 mg/dia). Essa posologia pode ser aumentada até o máximo de 2 comprimidos 3 vezes ao dia (1.200 mg). Actiprofen pode ser ingerido com alimentos ou leite.

Super dosagem

Quadro clínico: Vertigens, nistagmo, apnéia, inconsciência, hipotensão. Tratamento: Esvaziamento gástrico, carvão ativado, aumento da diurese.

Caracteristicas farmalogicas

O ibuprofeno é um derivado do ácido fenilpropiônico, com propriedades analgésicas, antipiréticas e antiinflamatórias. O mecanismo de ação dos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs.) parece estar relacionado a inibição de síntese das prostaglandinas. O ibuprofeno age na dismenorréia, diminuindo a contração uterina, aumentando a perfusão do útero e aliviando a dor por inibição da síntese das prostaglandinas intra-uterinas. ACTIPROFEN (ibuprofeno) é rapidamente absorvido e sua biodisponibilidade não se altera com a ingestão de alimentos. Distribui-se amplamente pelos tecidos, atravessa a barreira placentária, mas não foi detectado no leite materno. ACTIPROFEN (ibuprofeno) inicia sua ação dentro de 30 minutos após a administração. A duração de ação como analgésico é de 4 a 6 horas. ACTIPROFEN (ibuprofeno) é rapidamente metabolizado e excretado na urina. A excreção se completa 24 horas após a última dose.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Crianças: 20 mg/kg/dia divididos em 3 a 4 tomadas.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Actiprofen – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

18/12/2017