Actrapid mc

Actrapid Mc com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Actrapid Mc têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Actrapid Mc devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

Apresentação Actrapid Mc

Recomenda-se administrar as injeções por via subcutânea, na parede abdominal ou na coxa. Deve-se alternar o local das aplicações para evitar reações localizadas na pele. Também pode-se aplicar as injeções por via intramuscular ou intravenosa. Frasco-ampola de 10 mL com 100 UI/mL. Cada mL contém: Insulina Suína Monocomponente…………………..100 UI Cloreto de zinco………………………………………………..7 mcg Glicerol……………………………………………………………….16 mg Metacresol…………………………………………………………..3 mg Hidróxido de sódio……………………………………………….pH Ácido clorídrico……………………………………………………..pH Água para injeção………………….q.s.p………………….1 mL

Actrapid Mc – Indicações

Diabetes mellitus.

Contra indicações de Actrapid Mc

A insulina não deve ser administrada a pacientes com hipoglicemia.

Advertências

A hipoglicemia pode ocorrer se o paciente injetar uma quantidade de insulina maior do que a necessária, ou se deixar de fazer uma das refeições, ou se praticar exercícios em excesso, além do habitual. Os primeiros sinais de hipoglicemia podem ocorrer subitamente e incluem suores frios, taquicardia, nervosismo, tremores. Estes sintomas podem ser rapidamente controlados através da ingestão de açúcar ou produtos açucarados. Assim, recomenda-se que o paciente carregue consigo um doce ou mesmo um pouco de açúcar. Um ajuste das doses poderá ser necessário ao transferir-se de insulina de espécies mistas (insulina bovina-suína) ou de insulina bovina para Insulina Suína Monocomponente, dependendo da insulina usada previamente. O ajuste no tratamento deve ser feito a critério médico. O tratamento com Actrapid MC pode ser suplementado, se necessário, por outro tipo de insulina, administrada separadamente. Caso ocorra reação de hipoglicemia e o paciente fique inconsciente, a recuperação da consciência pode ser obtida através da injeção de glucagon. Nestes casos, após a recuperação da consciência, pode-se administrar açúcar ao paciente por via oral. Em caso de superdosagem de insulina, além de glucagon, pode-se administrar injeção intravenosa de glicose. O médico deve estar atento à ocorrência de reações de hipoglicemia repetidas, ou mesmo de perda de consciência, pois isto pode indicar a necessidade de um reajuste da dose de insulina. Os casos graves de hipoglicemia, se não tratados, podem causar danos temporários ou permanentes ao sistema nervoso central e mesmo morte. A utilização de doses muito baixas ou a descontinuação do tratamento com insulina pode levar à ocorrência de hiperglicemia, evoluindo até cetoacidose diabética. Estas condições são potencialmente letais. A cetoacidose diabética pode ocorrer por aumento da demanda de insulina, durante doenças ou infecções, pela não observância da dieta adequada, pela não administração de insulina ou pela administração de doses menores do que as prescritas. O diagnóstico de cetoacidose em desenvolvimento pode ser feito através de exames laboratoriais de urina, em que se constatam quantidades aumentadas de glicose e corpos cetônicos. Os sintomas desta condição incluem: sede exagerada, diurese excessiva, inapetência, fadiga, pele seca e taquipnéia. Estes sintomas aparecem gradualmente, podendo ocorrer em períodos de horas ou dias. O não tratamento desta condição pode evoluir para o coma diabético e morte.

Interações medicamentosas de Actrapid Mc

O uso concomitante de outras drogas pode influir nas quantidades necessárias de insulina. As seguintes drogas podem aumentar os efeitos hipoglicêmicos da insulina: agentes inibidores da monoamino oxidase (IMAO), beta bloqueadores não-seletivos, inibidores da enzima conversora da angiotensina, salicilatos, álcool, esteróides anabólicos. Drogas que diminuem o efeito da insulina: contraceptivos orais, tiazidas, corticosteróides, hormônios da tireóide e simpatomiméticos. Os agentes betabloqueadores podem mascarar os sintomas da hipoglicemia. O álcool pode intensificar e prolongar o efeito hipoglicêmico da insulina.

Reações adversas / efeitos colaterais de Actrapid Mc

Edema e distúrbios de refração podem ocorrer no início da terapia com insulina. Estas condições normalmente são de natureza transitória. O mesmo se aplica a reações localizadas de hipersensibilidade (eritema, edema e prurido no local da injeção), que desaparecem com a continuidade do tratamento. Reações alérgicas persistentes e lipoatrofia raramente ocorrem com o uso de Insulina Suína Monocomponente. Lipo-hipertrofia pode ocorrer como conseqüência da aplicação freqüente das injeções no mesmo local.

Actrapid Mc – Posologia

A dose deve ser determinada individualmente, a critério médico, de acordo com as necessidades do paciente. Quando utilizada isoladamente, Actrapid MC é geralmente administrada em três ou mais injeções diárias. À injeção de Actrapid MC deve seguir-se uma alimentação contendo carboidratos dentro dos 30 minutos da administração. Doenças concomitantes, principalmente se acompanhadas de febre, em geral determinam um aumento nas necessidades de insulina. Recomenda-se a monitoração dos níveis de glicose sangüínea. Actrapid MC deve ser administrado subcutaneamente, na parede abdominal ou na coxa. A injeção numa prega da pele diminui o risco de aplicação intramuscular. Também pode ser administrado por via intramuscular ou intravenosa, em especial em emergências. Cabe ao médico determinar o número de injeções diárias. Devido ao risco de precipitação em alguns catéteres da bomba, Actrapid MC não deve ser administrado através de bombas de insulina.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Actrapid MC é uma solução neutra injetável de Insulina Suína Monocomponente. A Insulina Suína Monocomponente é produzida por extração e purificação da insulina animal, sendo denominada monocomponente devido ao seu alto grau de pureza. A ação de Actrapid MC começa, aproximadamente, 1/2 hora após a administração subcutânea, atingindo o pico entre 1 e 3 horas após a administração e com uma duração de aproximadamente 8 horas.

Resultados de eficacia

O resultado de eficácia é semelhante ao da insulina humana, pois a estrutura química é semelhante à insulina humana produzida pelo pâncreas.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Os frascos-ampola que não estão sendo utilizados devem ser mantidos dentro da embalagem original, em temperaturas entre 2°C e 8°C, de preferência na geladeira, não muito perto do compartimento do congelador. Não congelar. Se a insulina for congelada, não poderá mais ser utilizada. O frasco-ampola que estiver sendo usado também deve ser guardado na geladeira, mas pode ser mantido em temperatura ambiente por até 6 semanas. Não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

Dizeres legais

Registro M.S.: 1.1766.0008.001-8 Farmacêutico(a) responsável: Márcia R. Alexandre – CRF/PR-10880 Importado e distribuído por: Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda R. Prof. Francisco Ribeiro, 683 CEP 83707-660 – Araucária – Paraná C.N.P.J. 82.277.955/0001-55 Fabricado por: Novo Nordisk A/S 2880 Bagsvaerd, Dinamarca VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Para data de expiração, fabricação, e número de lote, vide embalagem e rótulo. Serviço de Atendimento ao Consumidor: Disk Novo Nordisk: 0800 144488 Actrapid é marca registrada de propriedade da Novo Nordisk A/S.

Actrapid Mc – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.