Itranax

Itranax com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Itranax têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Itranax devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Janssen Cilag Farmacêutica Ltda.

Apresentação Itranax

embalagens contendo 4, 10 e 15 cápsulas. cada cápsula de Itranax contém 100 mg deitraconazol. Excipientes: internamente: núcleos individualizados, hidroxipropilmetil celulose, polietileno Glicol 20.000. Externamente (cápsulas de gelatina): dióxido de titânio, dissulfonato sódico de indigotina, eritrosina sódica e gelatina.

Itranax – Indicações

tratamento de diversas micoses superficiais e sistêmicas: dermatofitoses, candidíase vaginal, pitiríase versicolor, candidíase oral, ceratite micótica, micoses sistêmicas: paracoccidioidomicoses, candidíase sistêmica, aspergilose, histoplasmose, esporotricose, cromomicose.

Contra indicações de Itranax

gravidez, exceto para o tratamento de micoses sistêmicas que coloquem a vida do paciente em risco, quando o potencial de benefícios deve ser ponderado contra os riscos potencialmente envolvidos para o feto. Mulheres com possibilidade de engravidar devem estar em uso de um método anticoncepcional eficaz, antes do tratamento ser iniciado. Itranax é contra-indicado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade à droga ou a seus excipientes.

Advertências

Itranax é metabolizado predominantemente pelo fígado. Embora nos estudos clínicos realizados, itraconazol não tenha induzido o aparecimento de disfunção hepática, recomenda-se não administrar a droga a pacientes com história de doença hepática ou a pacientes que tenham apresentado toxicidade hepática com outras drogas. A biodisponibilidade oral de itraconazol em pacientes cirróticos e relativamente diminuída. É aconselhável monitorar as concentrações plasmáticas do itraconazol e adaptar a dose quando necessário. Em pacientes com enzimas hepáticas aumentadas, o tratamento com Itranax não deve ser iniciado a menos que os benefícios esperados excedam os riscos de lesão hepática. Monitorização das enzimas hepáticas, nesses casos, é necessária. A biodisponibilidade oral de itraconazol poderá estar diminuída em pacientes com insuficiência renal. Portanto, nesses casos a monitorização das concentrações plasmáticas de itraconazol e adaptação das doses são recomendadas. Se durante o tratamento os pacientes desenvolverem sintomas como anorexia, náusea, vômito, fadiga, dor abdominal, urina escura ou alterações das enzimas hepáticas, o paciente deverá ser avaliado imediatamente e se essas alterações forem atribuídas ao Itranax o tratamento deverá ser interrompido.

Interações medicamentosas de Itranax

Itranax não deve ser administrado concomitantemente com rifampicina e fenitoína, uma vez que essas drogas reduzem os níveis sangüíneos do itraconazol. Nos estudos in vitro não foram demonstradas interações com relação a ligação às proteínas plasmáticas, entre Itranax e imipramina, propranolol, diazepam, cimetidina, indometacina, tolbutamida, sulfametazina. Foi documentada uma interação com ciclosporina e a terfenadina. Geralmente, com doses mais altas de Itranax, uma interação com ciclosporina e terfenadina tem sido observada. As doses de tais substâncias, se co-administradas com Itranax, devem ser reduzidas, se necessário. Foi reportada uma interação com warfarina e digoxina; com isso, a dose destas drogas, se co-administradas com itraconazol, deverá ser monitorada e reduzida se necessário. Não foi observada nenhuma interação com AZT (zidovudine). Não foi observado nenhum efeito de indução de itraconazol no metabolismo de etinilestradiol e norestisterona.

Reações adversas / efeitos colaterais de Itranax

Informação não disponível para esta bula.

Itranax – Posologia

Para se obter um grau máximo de absorção, Itranax deve ser administrado imediatamente após uma refeição. Candidíase vaginal: 2 cápsulas (200 mg) pela manhã e à noite, por um dia. Pitiríase versicolor: 2 cápsulas (200 mg) uma vez ao dia, durante 5 dias. Tinea corporis e Tinea cruris: 1 cápsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. Tinea pedis e Tinea manuum: 1 cápsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. Nos casos com lesões nas regiões altamente queratinizadas, como palma das mãos e plantas dos pés, recomenda-se um tratamento adicional por mais 2 semanas. Ceratite micótica: 2 cápsulas (200 mg) ao dia, durante 2 semanas. Candidíase oral: 1 cápsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. Micoses sistêmicas: 1 cápsula (100 mg) ao dia, até o desaparecimento dos sintomas e sinais ou até negativação dos exames micológicos. Em infecções muito graves, ou quando a resposta clínica for insuficiente dentro do prazo previsto, a dose de Itranax (itraconazol) pode ser aumentada para 2 cápsulas (200 mg) ao dia.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

desde que os dados clínicos do uso do Itranax em crianças são limitados, é aconselhável evitar-se o seu uso nesses pacientes, a menos que os benefícios sobrepujem os riscos potenciais.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Itranax – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.