Alivic

Alivic com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Alivic têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Alivic devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Alivic

Xarope Adulto: Cada mL contém: Iodeto de potássio………………………………5,33 mg Guaifenesina……………………………………..3,33 mg Mentol………………………………………………0,12 mg Excipiente q.s.p………………………………………1 mL (parabenos, corante vermelho Bordeaux, sacarina, álcool hidratado, essência de cereja e água deionizada). Xarope Pediátrico: Cada mL contém: Iodeto de potássio………………………………….4 mg Guaifenesina………………………………………2,5 mg Mentol……………………………………………….0,1 mg Excipiente q.s.p……………………………………..1 mL (parabenos, corante vermelho Bordeaux, sacarina, álcool hidratado, essência de cereja e água deionizada).

Alivic – Indicações

Alivic é indicado como expectorante, balsâmico e mucolítico. Auxilia no tratamento da asma bronquial, tosse gripal e catarro crônico dos fumantes.

Contra indicações de Alivic

Alivic é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula, doença de Addison, doença renal aguda e crônica, desidratação e tuberculose.

Advertências

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Interações medicamentosas de Alivic

A administração concomitante com compostos que contém potássio associado a diuréticos retentores de potássio no organismo (amilorida, espironolactona e triantereno) não é recomendada pois leva a hiperpotassemia (aumento de potássio). Com medicamentos antitireóideos pode potenciar os efeitos depressores da tireóide, e com o líteo pode potenciar o efeito hipertireóideo.

Reações adversas / efeitos colaterais de Alivic

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: reações alérgicas na pele e reações adversas gastrointestinais severas como forte irritação gástrica, diarréia, náuseas e vômitos. O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento sem provocar danos ao paciente.

Alivic – Posologia

Seu uso é somente oral. Xarope adulto 1colher das de sopa (15 mL), 3 a 4 vezes ao dia. Xarope pediátrico · Até 6 Kg de peso corporal: 1 colher das de chá (5 mL), 2 a 3 vezes ao dia. · De 7 a 15 Kg: 1 colher das de chá (5 mL), 3 a 4 vezes ao dia. · Acima de 15 Kg: 2 colheres das de chá (10 mL), 2 a 3 vezes ao dia. Administrar o medicamento com algum alimento ou leite para minimizar os efeitos adversos no estômago.

Super dosagem

A intoxicação aguda com iodeto de potássio é rara, porém pode ocorrer ocasionalmente em indivíduos sensíveis, imediatamente ou algumas horas após a administração. Quadro clínico: podem aparecer dores abdominais, diarréia, e gosto metálico. Anúria pode ocorrer 1 a 3 dias após. Pode ocorrer degenia da glote levando a asfixia e a hiperpotassemia pode se desenvolver em poucas horas até níveis letais.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Em torno de 15 minutos após a administração da dose, produz concentrações de 1,4 mcg/mL, e após 8 horas não é mais detectado no sangue circulante.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.

Armazenagem

Manter Alivic em sua embalagem original. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), proteger da luz e umidade.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Alivic – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.