Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Iodeto de Potassio

Iodeto de Potassio - Bula do remédio

Iodeto de Potassio com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Iodeto de Potassio têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Iodeto de Potassio devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Lab. Ducto Ind. Farm. Ltda.

Apresentação de Iodeto de Potassio

frasco com 100 ml. cada colher das de chá (5 ml) contém: iodeto depotássio 100 mg. Veículo q.s.p. 5 ml. Excipientes: sacarina sódica, nipagin, nipasol, ciclamato de sódio, álcool etílico 96 ºGL, corante vermelho bordeaux, essência de cereja líquida.

Iodeto de Potassio - Indicações

todos os estados a que se impõe um efeito mucolítico direto sobre as secreções brônquicas, bronquite, asma brônquica, efisema, bronquiectasia. Como expectorante e antitussígeno. Também usado como tratamento adjuvante em cistite fibrosa, sinusite crônica. Em regiões onde o iodeto é pouco obtido através de dieta, iodeto é completamente eficaz contra o hipotireoidismo. Apenas pequenas doses são necessárias.

Contra-indicações de Iodeto de Potassio

hipersensibilidade ao iodo. Tuberculose pulmonar ativa. Na insuficiência renal e hepática. O produto é ainda contra-indicado nas hipertiróides e por ocasião da realização de testes da glândula tiróide.

Advertências

recomenda-se não ministrar o produto em gestantes até o terceiro mês e período da lactação. O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos) requer rigoroso controle médico com ajuste de posologia.

Interações medicamentosas de Iodeto de Potassio

solução saturada de iodeto de potássio deve ser usada com uma droga antitireóide. Uso corrente de iodeto de potássio com lítio e outras drogas antitireoidianas, tendem a potencializar o hipertireoidismo.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Iodeto de Potassio

podem surgir, em alguns casos, sintomas de irritação gastrintestinal e fenômenos de hipersensibilidade aguda do tipo Doenças do soro. A administração de largas doses por tempo prolongado pode levar ao iodismo, caracterizado por febre, parotidite e erupção cutânea. Face ao aparecimento de qualquer dos efeitos colaterais apontados, o medicamento deverá ser suspenso e ao médico caberá determinar novo esquema posológico ou suspender o uso do mesmo. Usado em conjunto com outros medicamentos que contenham potássio e diuréticos, pode induzir à hipercalemia e arritmia cardíaca.

Iodeto de Potassio - Posologia

crianças: 1 colher de chá 3 a 4 vezes ao dia. Adultos: 1 colher de sopa 4 vezes ao dia, ou a critério médico. - Superdosagem: pode causar disfunções cardíacas.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal