Guaraná

Guaraná com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Guaraná têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Guaraná devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Guaraná

Composição: Cada grama contém: Guaraná em pó………………………………………..1g (teor de metilxantina, expressos em cafeína 0,05g). Guaraná em pó 60g (teor de metilxantina, expressos em cafeína 3g).

Guaraná – Indicações

Guaranaça é indicado em caso de fadiga, cansaço físico e mental.

Contra indicações de Guaraná

É contra-indicado em pacientes com ansiedade, hipertiroidismo, arritmias, taquicardia paroxítica, gastrite, colón irritável e também durante a gravidez e lactação. Não deve ser utilizado por pessoas cardíacas, hipertensos e menores de 12 anos. Modo de usar, posologia e cuidados de conservação depois de aberto Seu uso é somente oral. Tomar 1 a 2 colheres de café de guaraná pó, diluída em água, leite, chá ou suco, 2 a 3 vezes ao dia, sendo que a primeira dose em jejum. Guaranaça deve ser guardado em sua embalagem original mesmo depois de aberto.

Advertências

Devido seu efeito estimulante à cafeína não deve ser ingerida a noite por ocasionar insônia. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Guaraná

O uso excessivo d o Guaraná pode levar a hipocalcemia, aumentando a toxicidade da digixina. A ação diurética do Guaraná pode levar a hipocalcemia com o uso excessivo. Hipocalcemia pode aumentar a toxicidade da digoxina. Recomenda-se não associar a bebidas que contém metilxantinas (café, chá, refrigerantes a base de extrato de cola e mate), já que pode haver aumento dos efeitos.

Reações adversas / efeitos colaterais de Guaraná

Insônia, nervosismo, taquicardia, palpitações e gastrite. Não são conhecidos riscos para a saúde ou efeitos colaterais com a administração correta das dosagens terapêuticas designadas.

Guaraná – Posologia

Informação não disponível para esta bula.

Super dosagem

Caso haja superdosagem, deve-se proceder à lavagem gástrica e instituir medidas gerais de suporte das funções vitais.

Caracteristicas farmalogicas

O Guaraná produz um efeito estimulante devido à presença de purinas (cafeína, teobromina, teofilina). A cafeína é estimulante central, tem um efeito inotrópico positivo, em alta concentração e um efeito cardíaco conotrópico positivo. Relaxa os músculos vasculares (com exceção os vasos cerebrais que contraem) e os brônquios e bronquíolos. A cafeína trabalha como um diurético em curto prazo e aumenta a secreção gástrica, além disso, ela aumenta a liberação de catecolaminas. Deve-se lembrar que as quantidades de cafeína consideradas nocivas são calculadas incluindo todos os gêneros alimentícios e bebidas contendo a substância (incluindo café, chá e cola). Segundo a classificação do CID 10 a patologia está indicada no seguinte caso: fadiga.

Resultados de eficacia

Nos primeiros 15 a 45 minutos após a ingestão, a cafeína começa a atuar a nível fisiológico atingindo o máximo efeito no sistema nervoso central (SNC) entre 30 e 60 minutos.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco A sensibilidade pode estar alterada com a idade. Recomenda-se o uso sob orientação médica. Guaranaça não deve ser usado por menores de 12 anos.

Armazenagem

Manter Guaranaça em sua embalagem original. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), proteger da luz e umidade

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Guaraná – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.