Floxstat

Floxstat com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Floxstat têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Floxstat devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Floxstat

embalagens contendo 10, 14 e 20 comprimidos de 200 mg. Embalagem contendo 10 comprimidos de 400 mg. Frasco-ampola de 400 mg: embalagens contendo 1 frasco-ampola de 10 ml cada. cada comprimido contém, respectivamente, 200 mge 400 mg de ofloxacina. Excipientes: lactose, celulose, hidroxipropilmetilcelulose, amido, glicolato de amido, dióxido de titânio, polietilenoglicol, estearato de magnésio, pigmento amarelo de óxido de ferro. Por ml: ofloxacina 40 mg. Excipiente q.s.p. 1 ml. (ácido clorídrico, hidróxido de sódio, água para injetáveis).

Floxstat – Indicações

infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis à ofloxacina, tais como: infecções das vias aéreas superiores e inferiores; infecções das vias urinárias superiores e inferiores; uretrite gonocócica; infecções ginecológicas: anexite e endometrites; infecções de pele e tecidos subcutâneos; infecções da cavidade abdominal e vias biliares.

Contra indicações de Floxstat

pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à ofloxacina e outros derivados quinolônicos. Da mesma maneira que outros quinolônicos, Floxstat não deverá ser usado em crianças com idade menor que 17 anos e em mulheres grávidas ou em fase de lactação. Estas restrições são devidas à limitada experiência no estabelecimento da segurança da ofloxacina, não se podendo descartar o risco de lesão da cartilagem articular, com retardo na ossificação em indivíduos em fase de crescimento. Como acontece com outros ácidos orgânicos, Floxstat deve ser administrado com cautela a pacientes epilépticos ou com história de convulsão e deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase.

Advertências

como a ofloxacina é excretada essencialmente pelos rins, Floxstat deve ser administrado com cautela a pacientes com alterações da função renal, ajustando-se a dose conforme o caso. Na eventualidade de surgirem reações alérgicas cutâneas, o tratamento deve ser suspenso. Na eventualidade de aparecerem sintomas sugestivos de anafilaxia, como mal-estar, sudorese, dispnéia e hipotensão, deve ser instituído tratamento corretivo imediato e interrompida a ofloxacina. – Precauções na administração: a administração de Floxstat IV somente pode ser feita através de infusão intravenosa, não podendo ser administrado via intramuscular, intratecal, intraperitoneal ou subcutânea. A administração de Floxstat IV de forma rápida ou em bolus pode causar hipotensão. Desta forma Floxstat IV só pode ser administrado em infusão intravenosa lenta, com o gotejamento regular para uma duração mínima de 60 minutos. Floxstat IV deve ser diluído em solução compatível antes da administração. Os seguintes diluentes podem ser utilizados: solução salina isotônica, glicose 5%, frutose 5%, ringer lactato. A solução a ser administrada deve ter uma concentração de 4 mg/ml. Cada frasco-ampola de 10 ml de Floxstat IV 400 mg contém 40 mg/ml de ofloxacina e deve ser diluída em um volume 10 vezes maior de acordo com o seguinte: dose prescrita: 200 mg; volume a ser retirado do frasco de Floxstat IV: 5 ml; volume diluente: 50 ml; tempo infusão mínimo: 60 minutos; dose prescrita: 400 mg; volume a ser retirado do frasco de Floxstat IV: 10 ml; volume diluente: 100 ml; tempo infusão mínimo: 60 minutos. Sobras eventuais do medicamento não devem ser reutilizadas, caso o volume total do frasco, 10 ml, não seja utilizado de uma só vez; o restante deve ser descartado. A solução que conterá o Floxstat IV não poderá ser diluída em outras medicações.

Interações medicamentosas de Floxstat

Interações medicamentosas: Floxstat comprimidos não deve ser dado juntamente com antiácidos contendo hidróxidos de alumínio ou magnésio, que podem reduzir sua absorção gastrintestinal. A mesma precaução deve ser tomada com medicações que contenham ferro e zinco. A administração simultânea com anticoagulantes poderá necessitar de ajuste na dosagem da ofloxacina. Raros casos têm sido registrados de diminuição da pressão arterial, quando Floxstat I.V. É administrado conjuntamente com agentes hipotensores ou associados a barbitúricos. Nesses casos a função cardiovascular deverá ser observada.

Reações adversas / efeitos colaterais de Floxstat

foram relatadas as seguintes reações adversas, surgidas ocasionalmente com o emprego do Floxstat. – Gastrintestinais: náuseas, vômitos, desconforto ou dor epigástrica e abdominal, diarréia, anorexia, mais raramente, azia, dispepsia e estomatite. – Reações alérgicas: erupções cutâneas, prurido, vasculite, em raros casos podem surgir sinais e sintomas sugestivos de anafilaxia. – Sistema nervoso central: cefaléia, tonturas, distúrbios do sono e agitação, distúrbios visuais (diplopia e visão colorida), distúrbios gustativos e olfatorios. Caso a velocidade de infusão seja além da recomendada, pode haver a ocorrência de hipotensão. – Sistema hematopoiético: têm sido descritos casos isolados de redução transitória da contagem de leucócitos, eritrócitos e plaquetas, do teor de hemoglobina, e eosinofilia. – Funções hepáticas e renal: elevações transitórias das transaminases, fosfatase alcalina, bilirrubinas, uréia e creatinina séricas. – Dores, reações inflamatórias no local da injeção e tromboflebites tem sido raramente observados quando do uso da apresentação intravenosa.

Floxstat – Posologia

comprimidos de 200 mg: administrar, conforme a gravidade do quadro clínico, por via oral, 1 ou 2 comprimidos, com intervalos de 12 horas. Comprimidos de 400 mg: administrar, conforme a gravidade do quadro clínico, 1 comprimido a cada 12 ou 24 horas de intervalo. Frasco-ampola: administrar, por via intravenosa, 200 a 400 mg de Floxstat, a cada 12 horas de intervalo. Floxstat é compatível com as seguintes soluções: salina isotônica, Ringer, frutose 5%, glicose 5% e Fresenius. A duração do tratamento depende da gravidade da infecção, da sensibilidade do patógeno e da resposta clínica. As infecções urinárias não coplicadas (cistites) respondem favoravelmente com um período de tratamento de 3 a 5 dias. As infecções urinárias complicadas (pielonefrites) podem ser tratadas por períodos de 5 a 10 dias. Na grande maioria das outras infecções (pele e subcutâneo), pulmonares, cavidade abdominal, vias biliares, endometrites e anexites), um tratamento de 7 a 10 dias é suficiente. Para o tratamento de infecções por estreptococo beta-hemolítico, será necessário um mínimo de 10 dias. Até que se possua um maior conhecimento do medicamento, a duração do tratamento não deverá exceder 4 semanas. Em caso de infecção em pacientes imunodeprimidos ou em caso de infecção de origem hospitalar por germes como Pseudomonas, Serratia, Acinetobacter ou Staphylococcus aureus é recomendada associação antibiótica. – Ajuste na alteração da função renal: em pacientes sob hemodiálise ou diálise peritoneal uma dose de 200 mg deve ser dada a cada 48 horas. Quando o clearance de creatinina estiver entre 50 ml e 20 ml/min (creatinina sérica entre 1,5 a 5 mg/dl) doses de 200 mg deverão ser administradas a cada 24 horas. Quando o clearance de creatinina for inferior a 20 mg/min. com concentração seria equivalente de creatinina acima de 5 ml/dl, doses de 200 mg deverão ser administradas a cada 48 horas.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Floxstat – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.