Cotazym f

Cotazym F com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cotazym F têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cotazym F devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

AKZO NOBEL Ltda. Divisão Organon

Apresentação Cotazym F

Embalagens com 10 cápsulas. Cada cápsula de COTAZYM “F” contém pancrelipase sob a forma de microgrânulos com a seguinte atividade enzimática: Lipase 8.000 U USP; Protease 30.000 U USP; Amilase 30.000 U USP.

Cotazym F – Indicações

COTAZYM “F” CÁPSULAS está indicado nos estados de deficiência pancreática, esteatorréia e azotorréia causados por fibrose cística, estado pós-gastrectomia, pancreatite crônica.

Contra indicações de Cotazym F

Em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Embora estudos experimentais em animais prenhes não tenham evidenciado efeitos danosos sobre a prole, os benefícios do uso do medicamento durante a gravidez e lactação deverão ser avaliados em relação aos possíveis riscos para o feto ou recém-nascido.

Interações medicamentosas de Cotazym F

Para pacientes com níveis anormais baixos de pH duodenal pode-se prescrever terapia adjunta com um antiácido; neste caso, não é recomendável antiácidos contendo carbonato de cálcio ou hidróxido de magnésio, pois estes podem diminuir a eficácia das enzimas pancreáticas, pela interação com ácidos graxos liberados pela lipase, formando sabões relativamente insolúveis de ácidos graxos com magnésio ou cálcio.

Reações adversas / efeitos colaterais de Cotazym F

Como no caso de qualquer extrato de pâncreas (em doses muito elevadas), poderá ocorrer hiperuricosúria ou hiperuricemia devido ao conteúdo de purina do produto e distúrbios gastrintestinais.

Cotazym F – Posologia

A administração deve ser por via oral; as cápsulas deverão ser tomadas de preferência inteiras, com auxilio de algum líquido, durante as refeições ou lanches, ou podem ser abertas e o conteúdo das cápsulas misturado a alimentos pastosos nestes casos tomar cuidado e não triturar ou mastigar os grânulos para se manter a integridade do revestimento entérico. A dose, inicialmente, é de 1 a 2 cápsulas em cada refeição, e 1 cápsula cada vez que se tomar algum lanche entre as principais refeições, então ajusta-se a dose de acordo com a resposta clínica e a excreção de gordura nas fezes. Se a resposta permanecer insatisfatória, pode haver necessidade de reduzir a ingestão de gorduras. Experimentos clínicos indicam que a dose eficaz pode situar-se entre 3 e 8 cápsulas por dia.

Super dosagem

Não há dados referentes aos sintomas ou tratamento para superdosagem aguda, nas doses recomendadas.

Caracteristicas farmalogicas

COTAZYM “F” CÁPSULAS são microgrânulos revestidos com pancrelipase, enzima derivada de pâncreas suíno, com atividade enzimática: lipase, protease e amilase, indicado como suplementação em estados pancreáticos deficitários. Os microgrânulos de COTAZYM “F” são protegidos contra a inativação pela acidez gástrica através do seu revestimento entérico. Em solução tampão pH 6, simulando as condições do duodeno, COTAZYM “F” liberou sua atividade enzimática num prazo de 30 minutos. A potência digestiva do produto relaciona-se pela elevada atividade lipásica; entretanto, doses que são suficientes para reduzir substancialmente a esteatorréia também proporcionam protease e amilase suficientes para uma digestão adequada de proteínas e de carboidratos. Finalmente, além da função protetora contra acidez gástrica, o revestimento entérico de COTAZYM “F” CÁPSULAS minimiza o odor e sabor da pancrelipase para maior comodidade do paciente.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Cotazym F – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.