Acetofen gotas

Acetofen Gotas com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Acetofen Gotas têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Acetofen Gotas devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Medley S.A. Ind. Farm.

Apresentação Acetofen Gotas

Gotas: frasco com 10 ml Cada ml de Acetofen solução oral (gotas) 100 mg/ml contém: Paracetamol 100,0 mg Veículo q.s.p. 1,0 ml (álcool etílico, ácido cítrico, sacarina sódica, corante, essência, água e propilenoglicol)

Acetofen Gotas – Indicações

Analgesia e antipirexia das moléstias acompanhadas de febre, dor e desconforto.

Contra indicações de Acetofen Gotas

Praticamente não há. Não deve ser administrado a pessoas com sensibilidade ao paracetamol.

Advertências

Se ocorrer reações de hipersensibilidade ao paracetamol, a administração de ACETOFEN deve ser suspensa.

Interações medicamentosas de Acetofen Gotas

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de Acetofen Gotas

ACETOFEN geralmente é bem tolerado mesmo por pacientes sensíveis ao ácido acetilsalicílico. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade.

Acetofen Gotas – Posologia

10 a 15 mg/kg (3 gotas/kg), a cada 4 ou 6 horas, não ultrapassando 65 mg/kg/dia. Não administrar mais do que 5 doses em 24 horas. Cada gota contém aproximadamente 4 mg de paracetamol.

Super dosagem

O paracetamol em doses maciças pode causar hepatotoxicidade em alguns pacientes. Em casos de suspeitas de ingestão de doses elevadas de ACETOFEN deve-se procurar imediatamente um serviço médico de urgência. A intoxicação por paracetamol em crianças parece ser menos frequente que em adultos, pois há evidência de que as crianças são menos vulneráveis em relação a hepatotoxicidade. Isso pode ser devido a diferenças relativas à idade quanto ao metabolismo do paracetamol. Apesar dessas diferenças devem ser tomadas as medidas necessárias em caso de superdosagem em crianças, da mesma forma que para adultos. Os sintomas que se seguem a uma dose com potencial hepatotóxico podem incluir: náusea, vômito, diaforese e mal-estar geral. Os sinais clínicos e laboratoriais sugestivos de hepatotoxicidade podem não aparecer antes de decorridas 48 a 72 horas após a ingestão. As primeiras medidas a serem tomadas nos casos de superdosagem do paracetamol incluem: lavagem gástrica ou indução ao vômito com xarope de ipeca. Se houver ingestão de dose igual ou maior que 150 mg/kg ou se a dose for desconhecida, deve-se tentar obter uma dosagem de paracetamol plasmático logo que possível, porém não antes de decorridos 4 horas após ingestão. Se esses valores estiverem na faixa tóxica devem ser feitos exames para avaliação da função hepática, repetindo-os com intervalos de 24 h até a normalização. O antídoto para os casos de intoxicação por paracetamol é a n-acetilcisteína (Fluimucil) que deve ser administrado logo que possível e dentro do período de 16 h após ingestão para que os resultados sejam ideais. A n-acetilcisteína a 20% deve ser administrada após diluição a 5% em suco de fruta ou refrigerante. A dose inicial de ataque recomendada é de 140 mg/kg, seguindo-se doses de 70 mg/kg a intervalos de 4 horas. Se a dose for vomitada, deverá ser repetida. Após recuperação não há sequelas nem alterações da função hepática.

Caracteristicas farmalogicas

As propriedades analgésicas do produto juntam-se às antipiréticas, capazes de eliminar a dor e baixar a febre, sendo destituída de ação irritativa, rapidamente absorvida e não provocando danos a mucosa gástrica em doses terapêuticas e por pequenos períodos de tempo.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Acetofen Gotas – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.