Citoneurin solucao injetavel

Citoneurin Solucao Injetavel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Citoneurin Solucao Injetavel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Citoneurin Solucao Injetavel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Citoneurin Solucao Injetavel

CITONEURIN® 1000 – Solução Injetável
Embalagem contendo 3 ampolas de 3ml
CITONEURIN® 5000 – Solução Injetável
Embalagem contendo 3 ampolas de 3ml

Uso intramuscular – adulto

CITONEURIN® 1000
Cada ampola de 3ml contém:
Vitamina B1 (cloridrato de tiamina) 100 mg
Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) 100 mg
Vitamina B12 (cianocobalamina) 1000 mcg e excipiente (dietanolamina)

CITONEURIN® 5000
Cada ampola de 3ml contém:
Vitamina B1 (cloridrato de tiamina) 100 mg
Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) 100 mg
Vitamina B12 (cianocobalamina) 5000 mcg e excipiente (dietanolamina)

Citoneurin Solucao Injetavel – Indicações

Como antineurítico, antineurálgico; suplemento vitamínico.

Contra-indicações
CITONEURIN® 1000 e 5000, solução injetável, estão contra-indicados em pacientes com reconhecida hipersensibilidade à tiamina ou à dietanolamina e em pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada.

Contra indicações de Citoneurin Solucao Injetavel

Informação não disponível para esta bula.

Advertências

CITONEURIN® 1000 e 5000, solução injetável, são para uso em adultos, não havendo restrições ao seu emprego durante a gravidez. Nos pacientes com anemia macrocítica, causada por deficiência de fator intrínseco ou gastrectomia, o tratamento com CITONEURIN® 1000 e 5000, solução injetável, não deve ser interrompido bruscamente. Após alcançar valores hemáticos normais, a dose de manutenção deverá ser estabelecida individualmente, observando-se controle contínuo através de hemograma. Nos casos com comprometimento do sistema nervoso as doses iniciais poderão ser mantidas, mesmo após normalização do quadro sangüíneo, até que se obtenha melhora do estado neurológico.

Interações medicamentosas de Citoneurin Solucao Injetavel

CITONEURIN® 1000 e 5000, solução injetável, não devem ser administrados a pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada, pois a vitamina B6 reduz o efeito terapêutico daquela droga. Isso parece não ocorrer quando a levodopa está associada a inibidores de descarboxilase.
Produtos contendo salicilatos, colchicina, aminoglicosídios, cloranfenicol, anticonvulsivantes, assim como suplementos de potássio, podem diminuir a absorção intestinal da vitamina B12.

Reações adversas / efeitos colaterais de Citoneurin Solucao Injetavel

Em pessoas com reconhecida hipersensibilidade à tiamina podem ocorrer fenômenos alérgicos, caracterizados por eritema, prurido, naúseas, vômitos e reação anafilática. Esses fenômenos são raros, parecendo estar mais relacionados à administração endovenosa de tiamina pura. A administração de tiamina associada a outras vitaminas do complexo B parece reduzir o risco dessas reações.
Em alguns pacientes podem ocorrer dor e irritação no local da aplicação de CITONEURIN® 1000 e 5000 – solução injetável.


As manifestações alérgicas deverão ser tratadas com anti-histaminícos e/ou corticóides. Nas reações anafiláticas, utilizar adrenalina (subcutânea ou endovenosa) e corticóides endovenosos, promover reposição hídrica e alcalinização com bicarbonato de sódio

Citoneurin Solucao Injetavel – Posologia

CITONEURIN® 1000 e 5000 – Solução injetável

Neurites e neuralgias

Em casos graves, aplica-se uma ampola por via intramuscular profunda, diariamente, até o desaparecimento dos sintomas dolorosos agudos. A seguir, uma ampola, a cada dois ou três dias. Nos casos mais leves, uma ampola, duas ou três vezes por semana, pode ser suficiente.

Anemia perniciosa

Uma ampola por via intramuscular profunda, a cada dois ou três dias, até normalização do hemograma. Nos casos mais graves, administrar uma ampola intramuscular em dias alternados.
Após correção do quadro hematológico a dose de manutenção será estabelecida individualmente, com controle do hemograma. Em grande número de casos é suficiente a aplicação mensal de uma ampola de CITONEURIN® 1000 ou 5000 – solução injetável.

Super dosagem

Não existem relatos de efeitos atribuíveis a superdosagens.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Citoneurin Solucao Injetavel – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.