Haemaccel

Haemaccel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Haemaccel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Haemaccel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

HOECHST MARION ROUSSEL S.A.

Apresentação Haemaccel

Solução injetável – embalagem com frasco plástico de infusão de 500 ml + equipo de infusão USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO RESTRITO A HOSPITAIS – COMPOSIÇÃO Cada 1000 ml contém: Polipeptídeos de gelatina bovina degradada ligados à pontes de uréia (equivalente a 6,3g de nitrogênio) ……………………………. 35 g Veículo q.s.p. ……………………………………………………. 1000 ml (Poligelina, cloreto de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio dihidratado, água para injetáveis, hidróxido de sódio, ácido clorídrico) Composição eletrolítica: mmol g íons sódio 145 3,33 íons potássio 5,1 0,20 íons cálcio 6,25 0,25 íons cloreto 145 5,14 Adicionalmente, apresenta traços de PO43- e SO42- e quantidade de polipeptídeos aniônicos até o ponto isotônico. água para injetáveis ……………………………………. ad 1000 ml Dados físico-químicos: Peso molecular médio …………………………… 30000 Dalton Viscosidade relativa (35 UC) …………………… 1,7 – 1,8 pH da solução de infusão ………………………. 7,3 + 0,3 Ponto gel abaixo …………………………………..+ 3 UC

Haemaccel – Indicações

Reposição de volume para correção ou prevenção de insuficiência circulatória devido a deficiência de plasma ou sangue absoluta (resultante de hipovolemia) ou relativa (resultante de redistribuição de volume entre os compartimentos circulatórios). . choque hipovolêmico . perda de sangue e plasma (traumatismos, queimaduras, doação de plasma ou sangue) . para uso em circulação extra-corpórea . como veículo para diversos fármacos

Contra indicações de Haemaccel

Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Reações anafilactóides pré-existentes. Em todos os pacientes com risco aumentado de liberação de histamina (por exemplo, pacientes alérgicos e com história de resposta histamínica, ou ainda que nos últimos 7 dias receberam medicação que aumente a liberação de histamina). Nesses casos, consulte o item PRECAUÇÕES.

Advertências

Nos casos que se seguem, HAEMACCEL é indicado somente em casos restritos. Se o médico considerar a infusão necessária, esta deve ser feita sob cuidados especiais: Todas as condições nas quais um aumento no volume intravascular, do fluido intersticial, ou hemodiluição possam representar risco ao paciente. Exemplos de tais condições são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, varizes esofágicas, edema pulmonar, diáteses hemorrágicas, anúria renal e pós-renal. As reações causadas pela liberação de histamina podem ser evitadas pelo uso profilático de anti-histamínicos. O uso de HAEMACCEL em gestantes ou nutrizes, não está contra-indicado, entretanto, devem ser tomados cuidados especiais quando a reposição de fluido ou plasma é feita durante ou imediatamente após a gravidez.

Interações medicamentosas de Haemaccel

Em pacientes recebendo glicosídeos cardíacos, deve ser considerado o efeito sinérgico do cálcio contido em HAEMACCEL.

Reações adversas / efeitos colaterais de Haemaccel

Durante ou após infusão de soluções expansoras de volume incluindo HAEMACCEL, podem ocorrer ocasionalmente pápulas, reações urticariformes transitórias, hipotensão, taquicardia, bradicardia, náusea, vômito, dispnéia, febre e/ou calafrios. Têm sido observados casos de reações de hipersensibilidade graves que podem levar ao choque. O tratamento depende da natureza e gravidade do efeito adverso. Na vigência de reações adversas, a infusão deve ser descontinuada. Se necessário, deve-se recorrer às seguintes medidas terapêuticas: REAÇÕES LEVES: administrar corticosteróides e anti-histamínicos. REAÇÕES GRAVES: administrar imediatamente epinefrina (lentamente por via intravenosa) e altas doses de corticosteróides (lentamente por via intravenosa), repor o volume (por exemplo, com albumina humana ou solução de Ringer lactato) e fornecer oxigênio. As reações anafiláticas associadas à infusão de HAEMACCEL são conseqüentes da liberação de histamina e podem ser incrementadas se a infusão for rápida. Além disso, as reações acima descritas podem ocorrer como resultado de um efeito cumulativo da liberação de histamina por fármacos que promovem essa liberação, como por exemplo, anestésicos, relaxantes musculares, analgésicos, bloqueadores ganglionares e anticolinérgicos.

Haemaccel – Posologia

A dosagem e a velocidade de infusão devem ser ajustadas de acordo com a situação individual, dependendo também dos parâmetros circulatórios de rotina (p.ex. pressão arterial). A extensão e a duração do efeito conseguido, dependem do volume e velocidade de infusão, bem como do déficit de volume pré-existente. Não há limite de dosagem, desde que os elementos essenciais do sangue sejam mantidos acima dos valores críticos de diluição e que se evite a hipervolemia e a hiperidratação. Quando o hematócrito cai a um valor abaixo de 25%, deve ser considerada a administração de concentrado de hemácias ou sangue total. Deve-se lembrar que lactentes, crianças e idosos têm normalmente reservas inadequadas de proteína.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

HAEMACCEL é uma solução coloidal, utilizada na reposição de volume. Contém polipeptídeos de gelatina bovina degradada ligados a pontes de uréia . Estudos histoquímicos, radioquímicos e histológicos demonstraram que HAEMACCEL não se acumula no sistema retículo endotelial (S.R.E.). Não foram observadas alterações das funções orgânicas, mesmo em altas doses. Em pacientes com a função renal não comprometida, a poligelina é totalmente excretada 48 horas após o final da infusão. Nos casos em que a poligelina não puder ser excretada de maneira adequada, por exemplo em pacientes que se submetem à diálise, ela será degradada por proteases endógenas. A infusão de HAEMACCEL leva à hemodiluição, diminuindo dessa maneira, a viscosidade do sangue. Isto resulta em melhora da microcirculação. HAEMACCEL não é imunogênico, logo, não induz a formação de anticorpos. HAEMACCEL não leva a qualquer prejuízo dos fatores de coagulação. Entretanto, se forem infundidas grandes quantidades, pode ocorrer diluição desses fatores. A função das plaquetas permanece inalterada. Os testes de tipagem sanguínea não sofrem interferência pela poligelina. Desde que se mantenha a esterilidade, HAEMACCEL pode ser misturado a soluções usuais de infusão (solução fisiológica, soro glicosado, solução de Ringer etc.), fármacos cardiovasculares, corticosteróides, relaxantes musculares, barbitúricos, vitaminas, estreptoquinase, uroquinase e antibióticos do grupo das penicilinas e cefotaxima, desde que solúveis em água. Devido ao conteúdo elevado de cálcio presente no HAEMACCEL, pode ocorrer aumento temporário da concentração sérica de cálcio, especialmente quando for administrado grande volume em infusão rápida. Até o momento não foram relatados casos envolvendo sinais clínicos de hipercalcemia devido à infusão de HAEMACCEL. O sangue ou plasma tratados com o anticoagulante citratado não devem ser misturados com Haemaccel “in vitro” (os íons de cálcio de HAEMACCEL causam recalcificação). Entretanto, o sangue heparinizado pode ser misturado com HAEMACCEL. A infusão de HAEMACCEL pode resultar em um aumento temporário do índice de sedimentação das hemácias. HAEMACCEL não contém conservantes; o congelamento e o descongelamento não levam a quaisquer alterações das propriedades físico-químicas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Haemaccel – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.