Fenergan expectorante

Fenergan Expectorante com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fenergan Expectorante têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fenergan Expectorante devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Fenergan Expectorante

frasco com 120 ml. cada colher de chá (5 ml) contém: cloridrato deprometazina 5 mg; sulfoguaiacolato de potássio 45 mg; extrato fluido de ipeca 0,010 ml; excipiente q.s.p. 5 ml.

Fenergan Expectorante – Indicações

tratamento sintomático das afecções congestivas ou alérgicas das vias aéreas superiores.

Contra indicações de Fenergan Expectorante

pacientes sensíveis aos derivados fenotiazínicos, bem como aos portadores de discrasias sangüíneas. Ligados a efeito anticolinérgico: glaucoma por fechadura de ângulo; pacientes com risco de retenção urinária ligado a distúrbios uretroprostáticos.

Advertências

Fenergan Expectorante deve ser usado com precaução em pacientes que estejam em tratamento com tranqüilizantes ou barbitúricos, pois poderá ocorrer potencialização da atividade sedativa destas substâncias com a do anti-histamínico. Como as demais drogas sedativas ou depressoras do SNC, Fenergan deve ser evitado em pacientes com história de apnéia noturna. Evitar o uso de bebidas alcoólicas durante tratamento com Fenergan. Fenergan deve ser usado com precaução em indivíduos condutores de veículos e máquinas potencialmente perigosas, devido ao risco de sonolência.

Interações medicamentosas de Fenergan Expectorante

Interações medicamentosas: a ação sedativa da prometazina é aditiva aos efeitos de outros depressores do SNC, incluindo álcool, analgésicos narcóticos, sedativos, hipnóticos, antidepressivos tricíclicos e tranqülizantes. Portanto, estes agentes devem ser evitados ou administrados em doses reduzidas a pacientes em uso de prometazina.

Reações adversas / efeitos colaterais de Fenergan Expectorante

alguns pacientes podem apresentar sonolência, que cede com o decorrer do tratamento. Outros efeitos, embora raros, podem ocorrer: tontura, confusão mental, secura da boca, sintomas extrapiramidais, bradicardia ou taquicardia; aumento ou diminuição da pressão arterial (mais comum com a forma injetável); rash cutâneo e mais raramente fotossensibilidade; náuseas e vômitos; leucopenia, trombocitopenia e agranulocitose. Recomenda-se um controle regular da crase sangüínea nos 3 ou 4 primeiros meses de tratamento. Raramente foram descritos casos de discinesia tardia após administração prolongada de certos anti-histamínicos.

Fenergan Expectorante – Posologia

adultos: 1 ou 2 colheres das de chá (5 ml), cada 2 ou a cada 3 horas. Para acalmar tosses de predominância noturna, basta, em geral, uma dose de 2 colheres das de chá ao deitar-se. Superdosagem: o quadro clínico da superdosagem com prometazina vai desde leve depressão do SNC e do sistema cardiovascular até profunda hipotensão, depressão respiratória e perda da consciência. Agitação pode ocorrer especialmente em crianças e pacientes geriátricos. Convulsões raramente ocorrem. Sinais e sintomas atropina-like, como boca seca, pupilas fixas e dilatadas, flushing e sintomas gastrintestinais também podem ocorrer. O tratamento é essencialmente sintomático e de suporte. Lavagem gástrica deve ser feita o mais precocemente possível. Somente em casos extremos torna-se necessária a monitorização dos sinais vitais. A naloxona reverte alguns dos efeitos depressivos, mas não todos. Hipotensão severa, em geral, responde à administração de norepinefrina ou fenilefrina. Epinefrina não deve ser utilizada, já que seu uso em pacientes com bloqueio adrenérgico parcial pode baixar ainda mais a pressão arterial. Experiências limitadas com diálise indicam que ela não é útil nestes casos.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Fenergan Expectorante – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.