Eufilin

Eufilin com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Eufilin têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Eufilin devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Eufilin

Embalagens com 5 ampolas de 10 ml. Uso Adulto ou Pediátrico – Composição: Cada ampola com 10 ml contém: Teofilina monoidratada 0,1934 g Etilenodiamina monoidratada 0,0600 g Veículo q.s.p. 10 ml Equivalência em Aminofilina: 0,24 g/10 ml

Eufilin – Indicações

Asma brônquica, bronquite obstrutiva crônica e enfisema pulmonar obstrutivo. Sobrecarga do ventrículo direito em conseqüência de pneumopatia obstrutiva progressiva (cor pulmonale).

Contra indicações de Eufilin

Hipersensibilidade à teofilina ou aminofilina e outras xantinas, epilepsia, infarto recente do miocárdio.

Advertências

Recomenda-se atenção especial em pacientes portadores de úlcera péptica, insuficiência hepática, hipertensão grave, bem como portadores de cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva ou taquiarritmia. Por medida de precaução, usar o preparado durante a gravidez apenas sob expressa indicação médica e seguir as instruções médicas referentes à medicação. Durante o período de amamentação, a terapia deve ocorrer somente após avaliação médica. Crianças menores de 1 ano, só em casos excepcionais.

Interações medicamentosas de Eufilin

Deve-se evitar a administração concomitante de outras substâncias xantínicas, bem como ingestão excessiva de bebidas que as contenham. Efeitos sinérgicos observam-se na administração simultânea de furosemida, reserpina, efedrina, preparados contendo simpaticomiméticos, particularmente em doses elevadas (fato a ser considerado, particularmente em uso pediátrico). Em fumantes, a administração concomitante de fenobarbital, rifampicina, isoniazida, fenitoína, carbamazepina ou sulfinpirazona provoca uma excreção mais rápida da teofilina e diminuição de seu efeito. Por esse motivo, indica-se um aumento de sua dosagem. A medicação concomitante com macrolídeos, cimetidina, alopurinol, betabloqueadores, isoprenalina, contraceptivos orais, pode causar diminuição do “clearance” hepático da teofilina e, conseqüentemente aumento de seus níveis séricos. Torna-se, portanto, necessário ajustar a posologia do produto durante e logo após o tratamento com estas substâncias. No uso concomitante com enoxacina, a dose de teofilina deve ser reduzida a um quarto da dose regular. A teofilina reduz o efeito do lítio, devido ao aumento da excreção renal. Existe antagonismo entre teofilina e propranolol. Os betabloqueadores anulam a propriedade broncodilatora da teofilina, podendo desencadear broncoespasmo, sendo igualmente contra-indicados na asma.

Reações adversas / efeitos colaterais de Eufilin

Em geral, Eufilin apresenta boa tolerabilidade. Podem ocorrer para-efeitos relativos ao aparelho gastrintestinal (desconforto gástrico, náusea, vômito, diarréia), fenômenos cardiovasculares (taquicardia, extrassístoles, dor precordial, hipotensão, rubor fácil), ou por parte do SNC (inquietação, insônia, excitação, tremedeira, tontura, cefaléia, taquipnéia), bem como urticária e erupções cutâneas. Estes efeitos colaterais podem ocorrer devido a uma superdosagem relativa ou superdosagem absoluta. Havendo níveis plasmáticos de teofilina acima de 20 mg/l, podem ocorrer efeitos colaterais tóxicos, como convulsões, arritmias ventriculares e distúrbios gastrintestinais graves. Os fenômenos nervosos centrais, conseqüentes à excitação do SNC, devem-se particularmente a injeções endovenosas demasiadamente rápidas.

Eufilin – Posologia

A posologia deve ser adaptada individualmente, administrando-se parentalmente 5-10 mg de teofilina por Kg ao dia divididos até 3 vezes ao dia, em intervalos de no mínimo 8 horas. De maneira geral, recomenda-se 1 ampola pela via endovenosa. A dose singular pode ser aumentada até, no máximo, 2 ampolas, conforme critério médico. Em casos especiais, a dose diária pode ser aumentada, conforme critério médico, não ultrapassando, porém, a dose máxima de 2 ampolas, 3 vezes ao dia. A injeção endovenosa deve ser feita lentamente (aproximadamente 5 minutos) com o paciente deitado. Após a injeção, o paciente deve permanecer deitado, por algum tempo, sob vigilância médica. A aplicação parenteral nunca deve ser executada durante estados de choque ou colapso. Eufilin Solução Injetável é incompatível com solução de glicose, frutose ou levudose. Em casos de aplicações mistas com outras soluções ou substâncias, deve ser observado o pH resultante da mistura. Infusão endovenosa Em caos graves de estado bronco-espástico (estado asmático) recomenda-se a infusão endovenosa gota a gota: adição de 3 ampolas a 250-500 ml de uma solução compatível (solução fisiológica de NaCl), adaptando-se a duração da infusão à espécie e gravidade do quadro clínico. Em casos de apoplexia recomenda-se 1 a 2 infusões de 50 a 100 ml de solução fisiológica de NaCl com 1 ampola de Eufilin (duração da infusão: 30 minutos, executada em intervalos de várias horas).

Super dosagem

Nas intoxicações podem ocorrer vômitos, agitação, convulsões ocasionais e arritmias. Em casos de intoxicação grave (geralmente com níveis séricos acima de 40 mg de teofilina/litro de soro) pode se instalar coma. Na superdosagem, os seguintes procedimentos devem ser considerados: 1) administrar repetidamente carvão ativado; 2) controlar as funções vitais, estabilizar a pressão arterial, hidratar adequadamente o paciente, oxigenar, administrar benzodiazepínicos por via parenteral, porém não barbitúricos. A teofilina é metabolizada com rapidez. Quando o nível sérico estiver acima de 50 mg de teofilina/litro de soro, existe a suspeita de uma metabolização insuficiente de teofilina e uma hemoperfusão deve ser considerada.

Caracteristicas farmalogicas

Modo de ação: A aminofilina tem efeito broncoespasmolítico, melhora a contratilidade do diafragma, estimula o centro respiratório, diminui a resistência vascular pulmonar, tem efeito inotrópico positivo, tem efeito diurético, inibe a liberação de mediadores dos mastócitos, aumenta a liberação mucociliar e aumenta a liberação de adrenalina pela supra-renal. Estes efeitos múltiplos são atribuídos a um aumento da concentração intracelular de CAMP devido a uma inibição da fosfodiesterase e/ou um antagonismo frente à adenosina endógena. Discute-se também a modificação dos íons de cálcio intracelulares. Farmacocinética: 90% da aminofilina são metabolizadas no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal, junto com 7 a 13% de teofilina inalterada. Devido à ligação à albumina em cerca de 60%, a teofilina se distribui principalmente no sangue, líquidos extracelulares e tecidos musculares. Em adultos não fumantes, a meia vida é de 5-10 horas e em crianças maiores de 6 meses está entre 2,5 e 5 horas. Em lactentes, a metabolização da aminofilina é bastante retardada, o que pode levar a oscilações idade-dependentes da meia-vida, de 5 até 24 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado. Com uma quantidade de 1-2 maços de cigarros por dia, a meia-vida é reduzida em média de 5-10 horas 4-5 horas. Em pacientes com doenças pulmonares graves ou doenças concomitantes (função cardíaca/hepática reduzidas, infecções por vírus, febre alta) as meias-vidas podem se prolongar. Uma medicação concomitante e certos hábitos alimentares e de bebidas podem influenciar a metabolização da aminofilina. A biodisponibilidade absoluta de Eufilin situa-se entre 91% e 95%. A biodisponibilidade relativa situa-se aproximadamente em 100%, comparada a outros preparados similares orais.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Eufilin – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.