Lozap

Lozap com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Lozap têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Lozap devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Farmoquímica S.A.

Apresentação Lozap

Uso adulto Cápsulas 20 mg. Frascos com 7. – Composição Cada cápsula contém 20 mg de omeprazol.

Lozap – Indicações

LOZAP está indicado para o tratamento de: úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger-Ellison, tratamento de manutenção para prevenção de recidiva em pacientes com ulcera duodenal, pacientes pouco responsivos com úlcera gástrica e tratamento de manutenção para pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada.

Contra indicações de Lozap

Hipersensibilidade ao omeprazol.

Advertências

Na presença de úlcera gástrica, a possibilidade de malignidade lesão deve ser precocemente afastada, uma vez que o tratamento com LOZAP pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico desta patologia.

Interações medicamentosas de Lozap

LOZAP pode prolongar o tempo da eliminação do diazepam, de warfarina e da fenitoína, drogas estas metabolizadas por oxidação hepática. Os doentes sob tratamento com warfarina ou fenitoína devem ser monitorizados, podendo ser necessária uma redução na dose dessas drogas. Entretanto, em pacientes sob tratamento contínuo com fenitoína, o tratamento concomitante com LOZAP na dosagem de 20 mg/dia não alterou a concentração sangüínea da fenitoína. Não foram observadas interações com propranolol, metoprolol, teofilina, lidocaína, quinidina ou amoxicilina, mas pode haver interação medicamentosa com outras drogas que também sejam metabolizadas através do sistema enzimático do citocromo P450. Não foram observadas interações na administração concomitante de LOZAP com antiácidos ou alimentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de Lozap

LOZAP é bem-tolerado e as reações adversas são geralmente reversíveis. As seguintes reações foram relatadas, entretanto, na maioria dos casos, não foi possível estabelecer relação consistente com o tratamento. Reações cutâneas: Raramente ocorreram erupções e (ou) prurido; em casos isolados: fotossensibilidade, eritema multiforme e alopecia. Musculoesqueléticas: Casos isolados de artralgia, fraqueza muscular e mialgia. Sistema nervoso central e periférico: Cefaléia, raramente tontura, parestesia, sonolência, insônia e vertigem. Em casos isolados ocorreram confusão mental, agitação, depressão e alucinações, principalmente em pacientes em estado grave. Gastrintestinais: Diarréia, dor abdominal, náuseas, vômitos e flatulência. Relatos isolados de estomatite e candidíase gastrintestinal. Hepáticas: Raramente ocorre aumento das enzimas hepáticas. Em casos isolados pode ocorrer encefalopatia em pacientes com insuficiência hepática grave preexistente, hepatite com ou sem icterícia, insuficiência hepática. Endócrinas: Relatos isolados de necomastia. Hematológicas: Relatos isolados de leucopenia e trombocitopenia. Outras: Raramente mal-estar. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade, por exemplo, urticária rara e, em casos isolados, angioedema, febre, broncoespasmo. Casos isolados de aumento da transpiração, edema periférico, turvação da visão, alteração do paladar. Foram constatados, algumas vezes, casos de reações adversas mais intensas que requerem que o tratamento seja descontinuado.

Lozap – Posologia

A dose usual em casos de úlcera duodenal, úlcera gástrica e esofagite de refluxo é de 20 mg por via oral antes do café da manhã. Nos pacientes com úlcera duodenal, o alívio dos sintomas é rápido e a cicatrização ocorre no prazo de 2 semanas na maioria dos casos. Àqueles pacientes que não obtiveram cicatrização neste período de tempo recomenda-se um período adicional de 4 semanas, dentro do qual normalmente ocorre a cicatrização. Aos doentes pouco responsivos, com úlcera (gástrica ou duodenal) e a pacientes com esofagite de refluxo grave recomenda-se a dose diária de 40 mg, uma vez ao dia, por um período de 4 semanas, para aqueles com úlcera duodenal, e de 8 semanas para os casos de úlcera gástrica ou esofagite de refluxo grave, dentro dos quais usualmente ocorre a cicatrização. Tratamento de manutenção: Para prevenir a recidiva em pacientes pouco responsivos com úlcera gástrica, recomenda-se a administração diária e 20 mg de LOZAP. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 40 mg, uma vez ao dia. Na síndrome de Zollinger-Ellison recomenda-se uma dose inicial de 60 mg, uma vez ao dia, que deverá ser ajustada individualmente e por um período de tempo que será determinado pela evolução clínica do paciente. Todos os casos com doença grave e resposta inadequada a outros tratamentos foram efetivamente controlados em mais de 90% dos pacientes, com doses entre 20 e 120 mg diários. Doses acima de 80 mg diários devem ser divididas em duas tomadas. Não existe ainda experiência com o uso de LOZAP em crianças. O tratamento por longos períodos ainda não é recomendado, embora omeprazol não seja usado para manutenção por longo tempo.

Super dosagem

Não existem informações disponíveis sobre os efeitos de doses excessivas em seres humanos, e não há recomendações específicas para o seu tratamento. Doses únicas orais de até 160 mg e doses totais de até 360 mg/dia têm sido bem toleradas. Numa eventual superdosagem o tratamento deve ser sintomático e de suporte. Venda Sob Prescrição Médica.

Caracteristicas farmalogicas

LOZAP (omeprazol) reduz a secreção ácida gástrica através de mecanismo de ação altamente seletivo. LOZAP produz inibição específica da enzima H + K + ATPase (“bomba de prótons”) nas células parietais. Esta ação farmacológica, dose-dependente, inibe a etapa final da formação de ácido no estômago, proporcionando, assim, uma inibição efetiva tanto da secreção ácida basal quanto da estimulada, independentemente do estímulo. O início de ação de LOZAP é rápido, e o controle reversível da secreção ácida é obtido com apenas uma administração diária. Em pacientes com úlcera duodenal, a administração diária de 40 mg de LOZAP em combinação com 1,5 g de amoxicilina é eficaz na erradicação do Helicobacter pylori. Resultados obtidos em um estudo de 6 meses de duração demonstraram que a eficaz erradicação está associada a redução significativa do índice de recidiva. Após administração oral, a absorção é geralmente completada em 36 horas. A ingestão concomitante de alimentos não influi na sua biodisponibilidade. A taxa de ligação protéica é de aproximadamente 95%. O omeprazol é completamente metabolizado no fígado, sendo seus metabólitos desprovidos de ação significativa na excreção ácida. Aproximadamente 80% dos metabólitos são excretados na urina e o restante, nas fezes. LOZAP atua de forma específica, exclusivamente nas células parietais, não possuindo ação sobre receptores de acetilcolina e histamina.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Lozap – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.