Ferrison

Ferrison com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ferrison têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ferrison devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Ferrison

USO ADULTO E PEDIÁTRICO Drágeas: contém 50 drágeas. Gotas: frasco com 30ml acompanhado de conta-gotas. – Composições Cada drágea contém: Sulfato ferroso anidro (equivalente a 40mg de ferro)………………………………………………….109mg. Excipientes: corante, amido de milho, manitol, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, goma arábica, cera de abelha, cera de carnaúba, goma laca, polivinilpirrolidona, gelatina, carbonato de cálcio, açúcar, q.s.p……………………………………………………………………………..1 drágea Cada 1ml (20 gotas) contém: 125mg de sulfato ferroso, equivalente a 25mg de ferro. Veículos: propilparabeno, metilparabeno, sorbitol, propilenoglicol, sacarose refinada, ácido cítrico anidro, corante, essência, água deionizada.

Ferrison – Indicações

FERRISON® está indicado para o tratamento de diversas formas de anemias e de situações clínicas caracterizadas pelo aumento das necessidades de ferro, tais como: gravidez, puerpério, lactação, crescimento, episódios pós-hemorrágicos, convalescença pós-operatória. Indicado também nas anemias decorrentes de dietas deficitárias, de infecções e de verminoses.

Contra indicações de Ferrison

Hemocromatose e hemossiderose são contra-indicados ao uso de ferro. Está ainda contra-indicado em casos de tuberculose pulmonar e na hipertensão. Nos casos de sensibilidade ao SULFATO FERROSO.

Advertências

Recomenda-se ingerir o medicamento com o estômago vazio (uma hora antes ou duas horas depois das refeições) para facilitar o processo de absorção, porém alguns indivíduos que apresentarem distúrbios gástricos intensos podem ingerir juntamente com alimentos para diminuir estas reações adversas. Ingerir junto com água ou suco de frutas para impedir formação de manchas nos dentes e para mascarar o gosto. A coloração escura das fezes é normal e mais intensa em mulheres grávidas. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento sob orientação médica. Durante o uso do medicamento os pacientes não devem ingerir bebidas alcoólicas (Vide interações medicamentosas).

Interações medicamentosas de Ferrison

Álcool, antiácidos contendo carbonatos ou trissilicato de magnésio, café, fibras dietéticas, laticínios em geral ou pão de cereal integral diminuem a absorção de ferro devido à formação de complexos menos solúveis e insolúveis. Reduz a absorção e os efeitos terapêuticos das tetraciclinas orais. A vitamina E pode prejudicar a resposta hematológica.

Reações adversas / efeitos colaterais de Ferrison

Pacientes mais sensíveis quando submetidos a terapia com sais de ferro podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como, náuseas, vômitos, diarréia, dor epigástrica, cólica e constipação intestinal. Nesses pacientes a redução da dose diária ou a administração imediatamente após as refeições minimizam estes possíveis efeitos.

Ferrison – Posologia

Para evitar os riscos de altas dosagens, o ajuste da posologia deverá ser feito pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente. As doses usuais recomendadas são: Adultos: 1 drágea ou 30 gotas duas vezes ao dia , ou a critério médico. Crianças acima de 12 anos: 20 gotas duas vezes ao dia, ou a critério médico. Crianças menores e lactentes: 6 gotas até duas vezes ao dia, ou a critério médico.

Super dosagem

A ingestão de altas doses de ferro pode causar gastroenterite necrosante, seguindo-se de choque, acidose metabólica e necrose hepática. Caso o paciente não esteja vomitando, fornecer leite, clara de ovo, água ou soluções contendo fosfato, que diminuem a absorção de ferro. O uso de deferoxamina deve ser efetuado pelas vias oral ou parenteral, seguindo-se critérios adequados.

Caracteristicas farmalogicas

O ferro, principal componente da fórmula, é um mineral essencial ao organismo indispensável à hematopoese; ele é incorporado à hemoglobina e mioglobina, que exercem suas funções no transporte de oxigênio e na respiração celular, além de participar da formação de enzimas xantino-oxidase, citocromo-oxidase e contudo perde-se diariamente pequenas quantidades através da descamação da pele, queda de cabelo, nas fezes, urina, leite materno, sangue menstrual e perspiração. O ferro é constituinte normal do organismo, sendo 70% deste total considerado ferro essencial ou funcional, e os 30% restantes constituem o ferro dito não-essencial ou de armazenamento, ocorrendo como ferritina ou hemossiderina, quando ocorrem grandes perdas sangüíneas, dieta inadequada ou má absorção do ferro é necessário uma suplementação através de preparados contendo ferro para suprir as necessidades do organismo.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento sob orientação médica.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Ferrison – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.