Gino tralen

Gino Tralen com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Gino Tralen têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Gino Tralen devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Gino Tralen

Gino-Tralen® pomada vaginal 6,5% em embalagem contendo 1 aplicador com 4,62 g de pomada para uso único.
Gino-Tralen® óvulo vaginal 300 mg em embalagem contendo 1 óvulo acompanhado de 3 dedeiras de borracha para uso único.

Gino Tralen – Indicações

Gino-Tralen® (tioconazol), apresentado sob as formas de pomada e óvulo vaginal, é indicado para tratamento local de pacientes com infecções vaginais por leveduras. O tioconazol também pode ser uma alternativa para vulvo-vaginites causadas por Trichomonas vaginalis, sobretudo em infecções mistas.

Contra indicações de Gino Tralen

Gino-Tralen® (tioconazol) é contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a agentes antifúngicos imidazólicos ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Os componentes do óvulo e da pomada podem ser incompatíveis com preservativos de látex e diafragmas.

Uso durante a Gravidez
Gino-Tralen® (tioconazol) foi eficaz no tratamento da candidíase vaginal durante a gravidez, mas assim como ocorre com qualquer outro fármaco, deve ser utilizado com cautela durante o primeiro trimestre de gravidez.
A absorção sistêmica após aplicação vaginal mostrou-se insignificante. Gino-Tralen® deve ser utilizado durante a gravidez somente se, após julgamento médico, os potenciais benefícios justificarem os possíveis riscos ao feto.

Uso durante a Lactação
Não se tem conhecimento se o tioconazol é excretado no leite materno. Uma vez que muitos fármacos são excretados no leite materno, a amamentação deve ser descontinuada temporariamente durante o tratamento com tioconazol.

Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas
Não há evidências de que Gino-Tralen® possa afetar a habilidade do paciente de dirigir ou operar máquinas.

Interações medicamentosas de Gino Tralen

Não há evidências de que Gino-Tralen® (tioconazol) possa interagir com outros medicamentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de Gino Tralen

Gino-Tralen® (tioconazol) é bem tolerado após aplicação local e reações adversas sistêmicas não foram observadas. Sintomas de irritação local foram relatados em algumas pacientes durante o tratamento, sendo de natureza leve e transitória.

Aplicação/Injeção/Incisão/Inserção: edema, dor e prurido.
Gerais: reação alérgica (incluindo edema periférico, edema periorbital e urticária), reação anafilactóide.

Sistema Nervoso Central e Periférico: parestesia.
Gastrintestinal: dor abdominal.
Pele/Anexos: rash.
Urogenital: edema genital, prurido genital, sangramento vaginal, distúrbios vaginais (incluindo dor vaginal, inchaço vaginal, vermelhidão vaginal, irritação vaginal, secreção vaginal, queimação vaginal e coceira vaginal), vaginite, distúrbios na vulva (incluindo irritação vulvar, inchaço vulvar, dor vulvar, queimação vulvar e vulvite).

Gino Tralen – Posologia

Gino-Tralen® (tioconazol) pomada vaginal 6,5% (4,62 g equivalem a 300 mg de tioconazol) contido em um aplicador ou Gino-Tralen® óvulo vaginal 300 mg, devem ser aplicados à noite ao deitar-se, como terapia de dose única. Esta dose promove a cura da maioria das pacientes.
Naquelas que apresentarem melhora sem cura com o primeiro tratamento, pode-se repetir a aplicação uma semana mais tarde.

Cuidados de Administração
–A aplicação vaginal de Gino-Tralen® deve ser a mais profunda possível, preferencialmente fora do período menstrual.
–É aconselhável administrar Gino-Tralen® ao deitar-se.
–As orientações para aplicação do medicamento estão contidas no folheto de instruções de uso.

Super dosagem

Em caso de superdosagem, medidas gerais de suporte e sintomáticas são indicadas conforme necessidade.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades Farmacodinâmicas
O tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que, in vitro, tem atividade fungicida contra leveduras e outros fungos, além de ter atividade contra certos microrganismos Gram-positivos, incluindo Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Gardnerella vaginalis,
Bacteroides spp. e Trichomonas vaginalis. Em estudos clínicos, o tioconazol mostrou-se eficaz no tratamento de pacientes com infecções vaginais por leveduras, tais como Candida albicans ou outras espécies de Candida, Torulopsis glabrata e em infecções vaginais causadas por Trichomonas vaginalis.

Propriedades Farmacocinéticas
A absorção sistêmica após aplicação vaginal mostrou-se insignificante. A administração vaginal de tioconazol creme não demonstrou evidência de toxicidade sistêmica em ratos e coelhos. Houve uma leve reação no local da aplicação.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS – 1.0216.0040
Farmacêutico Responsável: José Francisco Bomfim – CRF-SP nº 7009
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Número do lote e data de fabricação: vide embalagem externa.
Gino Tralen Pomada

Produto fabricado por:
Laboratórios Pfizer Ltda.
Guarulhos – SP

Embalado por:
Offer Comércio e Indústria Ltda.
São Paulo – SP
Gino Tralen Óvulo

Produto fabricado por:
Cardinal Health
Sorocaba – SP

Embalado por:
Embalarte Industrial e Comercial Ltda.
Taboão da Serra – SP

Distribuído por:
LABORATÓRIOS PFIZER LTDA.
Av. Monteiro Lobato, 2.270
CEP: 07190-001 – Guarulhos, São Paulo
CNPJ n°. 46.070.868/0001-69
Indústria Brasileira.

Gino Tralen – Bula para o paciente

Gino-Tralen® (tioconazol), apresentado sob as formas de pomada e óvulo vaginal, é indicado para tratamento local de pacientes com infecções vaginais por leveduras (vide “Indicações”).

Gino-Tralen® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade.

O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.
Gino-Tralen® deve ser administrado em mulheres grávidas estritamente sob critério médico. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.
A administração da pomada ou óvulo deve seguir as orientações contidas no folheto de instruções de uso.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

As reações adversas mais frequentemente observadas foram: edema, dor, prurido, reação alérgica, reação anafilactóide, formigamento, dor abdominal, rash, distúrbios vaginais e distúrbios vulvares (vide “Reações Adversas”).
Poderão ocorrer sintomas de irritação no local da aplicação, desaparecendo após as primeiras aplicações. Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Gino-Tralen®.
Gino-Tralen® é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a agentes antifúngicos imidazólicos ou a qualquer componente da fórmula.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

23/10/2017