Ferrotron®

Ferrotron® com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ferrotron® têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ferrotron® devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Ariston Indústrias Químicas e Farmacêuticas Ltda.

Apresentação Ferrotron®

Drágeas: Embalagem com frasco contendo 50 ou 1000 drágeas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO – Composição Cada drágea contém: Sulfato ferroso ………………………………………………. 300 mg (Equivalente a 60 mg de ferro) Excipiente q.s.p ……………………………………………. 1 drágea

Ferrotron® – Indicações

Tratamento da anemia ferropriva.

Contra indicações de Ferrotron®

Sulfato ferroso não deve ser administrado a pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas vezes ou para pacientes com anemia onde a causa não é a deficiência de ferro.

Advertências

Deve-se tomar cuidado ao administrar Sulfato ferroso em pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenagem de ferro, hemoglobinopatias ou doença gastrintestinal extensa. O Sulfato ferroso – drágeas não deve ser usado se estiver sendo administrado ferro injetável.

Interações medicamentosas de Ferrotron®

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de Ferrotron®

É comum advir, como efeito colateral uma prisão de ventre, removível pela administração de qualquer substância catártica, sem no entanto, suspender o tratamento. As fezes comumente se tornam escuras quando o Sulfato ferroso é administrado por via oral. Esta coloração escura é causada pela presença do ferro não absorvido, e é inofensiva.

Ferrotron® – Posologia

Uso oral Tomar 1 drágea durante as refeições. Adulto A dose terapêutica usual é cerca de 200 mg de ferro por dia que corresponde aproximadamente 2 a 3 mg por kg de peso. Crianças A dose terapêutica usual é de 5 mg por kg de peso.

Super dosagem

Grandes quantidades de sais de ferro são tóxicas e pode ser mortal, especialmente em crianças. O tratamento imediato é essencial. Os sinais e sintomas de envenenamento podem ocorrer dentro de 30 minutos ou ser retardados durante várias horas após a ingestão. Estes sinais são representados por dor abdominal, diarréia ou vômito com conteúdo estomacal marrom ou avermelhado. Os sinais preocupantes são palidez ou cianose, fraqueza, tontura, hiperventilação devido à acidose e colapso cardiovascular.

Caracteristicas farmalogicas

O ferro é um componente essencial para a formação fisiológica da hemoglobina e tem a capacidade resultante em transportar o oxigênio do sangue. Quando administrado por via oral, o ferro passa através das células mucosas em estado ferroso e se une à proteína transferrina. Nesta forma, o ferro é transportado no organismo para a medula óssea para a produção de glóbulos vermelhos, estimulado pela eritropoetina. O cationte ferro, na fórmula do presente produto como sulfato ferroso, é especificamente usado no tratamento da anemia ocasionada pela carência deste elemento, denominada ferropriva. Entre inúmeras causas que motivam a carência de ferro no organismo, se destaca a parasitose intestinal, ou estados hemorrágicos.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

O produto pode ser utilizado por pacientes com idade acima de 65 anos, desde que se observe as precauções necessárias.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

M.S. 1.0270.0040 Farm. Resp.: Dra. Eliana de Paula Dias Oriolo – CRF-SP 6704

Ferrotron® – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.