Conacort

CONACORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONACORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONACORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

geolab

Apresentação CONACORT

Creme dermatológico de 0,5mg/g + 0,64mg/g: Embalagem contendo 1 bisnaga de 30g.
Pomada dermatológica de 0,5mg/g + 0,64mg/g: Embalagem contendo 1 bisnaga de 30g.

CONACORT – Indicações

Conacort é indicado para o tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras.
Conacort creme é indicado para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de conato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite, eczemas.
Conacort pomada é indicado para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas.

Contra indicações de CONACORT

Conacort é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Conacort não deve ser utilizado em infecções da pele, tais como: varicela, herpes simples ou zooster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.

Advertências

O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de Conacort.
Conacort não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva. Deverá possuir tratamento menor que 2 semanas. Não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada.
O uso excessivo e prolongado de corticosteroides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.
Gravidez e lactação
A segurança da corticoterapia tópica em gestantes não foi ainda estabelecida, por isso os corticosteroides tópicos após avaliação do benefício em relação ao risco potencial para o feto, não devem ser usados em áreas muitos extensas e por períodos prolongados.
Recomenda-se cautela na administração às mães lactentes.
Crianças
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Conacort. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.
Qualquer reação adversa relatada com o uso sistêmico de corticosteroides, incluindo supressão supra-renal, também pode ocorrer com o uso tópico dos mesmos, especialmente, em lactentes e crianças. A absorção sitêmica dos corticosteroides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva.
Recomenda-se precaução nesses casos ou quando há previsão de tratamentos prolongados, particulamente em lactentes e crianças.
Interação medicamento – alimento
Evitar a ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento.

Interações medicamentosas de CONACORT

Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas podem ocorrer interações medicamentosas do Conacort com: medicamentos hepatotóxicos, anticoagulantes, ciclosporinas antagonistas do receptor H2 da histamina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir ou cisaprida.
6. CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO
Conacort dever ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas:
Conacort creme apresenta-se na forma de creme homogêneo e coloração branca.
Conacort pomada apresenta-se na forma de pomada homogênea translucida.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Reações adversas / efeitos colaterais de CONACORT

Raramente foram relatadas, ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CONACORT – Posologia

Seguir as seguintes orientações:
1.Lavar as mãos.
2.Retire a tampa da bisnaga. Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
3.Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga.
4.Aplicar uma fina camada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia.
Conacort não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Conacort. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.

Super dosagem

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode surprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercoticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteroides.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Conacort é um produto de uso local que possui poderosa atividade anti-inflamatória e antimicótica. Cada grama deste medicamento contém 0,64mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5mg de betametasona, um corticosteroide sintético, fluorado para uso dermatológico.
Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11beta, 17,21-trihidroxi-16, beta-metilpregna-1,4-dieno-3,20-diona 17,21-dipropionato. O dipropionato de betametasona, potente corticosteroide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis a corticoides, principalmente devido a sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. A betametasona está presente na fórmula na concentração de 0,05%. A absorção sistêmica da betametasona, quando usada topicamente é em torno de 12 a 14% da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas.
O cetoconazol, presente na fórmula na concentração de 2% é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.: Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex.: Cândida albicans), pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos.
O cetoconazol é pouco absorvido quando usado topicamente, contudo sistematicamente, apresenta determinadas propriedades farmacológicas, tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos ativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

N.º do lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: VIDE CARTUCHO.
Registro M.S. nº 1.5423.0070
Farm. Resp.: Rafaella C. A. Chimiti – CRF-GO n° 4262
Geolab Indústria Farmacêutica S/A
CNPJ: 03.485.572/0001-04
VP. 1B QD.08-B MÓDULOS 01 A 08 – DAIA – ANÁPOLIS – GO
www.geolab.com.br
Indústria Brasileira
SAC: 0800 701 6080

CONACORT – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Conacort é indicado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras. Conacort é indicado para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de conato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite, eczemas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Conacort é um produto de uso local que possui poderosa atividade anti-inflamatória e antimicótica.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Conacort está contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Conacort não deve ser utilizado em infecções da pele, tais como: varicela, herpes simples ou zooster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Conacort não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva.
Conacort não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada.
Conacort não deve ser utilizado por mais de duas semanas.
O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de Conacort.

Gravidez e lactação
Não se aconselha o uso de Conacort durante a gestação e amamentação.

Crianças
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Conacort. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.

Idosos
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos

Interação medicamento – alimento
Evitar a ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento.

Interação medicamento-medicamento
Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas podem ocorrer interações medicamentosas do Conacort com: medicamentos hepatotóxicos, anticoagulantes, ciclosporinas antagonistas do receptor H2 da histamina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir ou cisaprida.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? Conacort dever ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas:
Conacort apresenta-se na forma de creme homogêneo de coloração branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Seguir as seguintes orientações:
1.Lavar as mãos.
2.Retire a tampa da bisnaga. Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
3.Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga.
4.Aplicar uma fina camada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia.
Conacort não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Conacort. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de uma aplicação, faça-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da aplicação seguinte, espere por este horário respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca faça duas aplicações ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Raramente foram relatadas ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode surprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercoticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteroides.

Data da bula

22/02/2017