Feed

Já é assinante?

Entrar

Azelan - Bula do remédio

Azelan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Azelan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Azelan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Bayer

Apresentação de Azelan

Creme dermatológico a 20% c/ 30g.

Azelan - Indicações

No tratam. de acne vulgar, manifestada por comedões, pápulas, pústulas e cistos.

Contra-indicações de Azelan

Hipersensibilidade ao propilenoglicol, ácido azelaico ou outros componentes da formulação.

Advertências

AzelanÒ (ácido azeláico) destina-se apenas ao uso externo. Se houver contato do produto com os olhos, lave-os imediatamente com bastante água.

Uso na gravidez de Azelan

“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.” Estudos de embriotoxicidade e teratogenicidade, assim como estudo peri/pós-natal realizados em animais, não evidenciaram qualquer risco de uso do produto durante a gravidez e lactação. A quantidade teórica de ácido azeláico transferida diariamente para o bebê através do leite materno é insignificante e não indica qualquer risco de uso durante a lactação, especialmente quando se considera a toxicidade extremamente baixa do ácido azeláico.

Interações medicamentosas de Azelan

Não são conhecidas até o momento.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Azelan

Em alguns casos podem ocorrer, principalmente ao se iniciar o tratamento, irritações cutâneas localizadas (rubefação, esfoliação, prurido e ardor) que regridem durante o mesmo.

Azelan - Posologia

A aplicação do produto só deve ser feita após cuidadosa limpeza da pele c/ água corrente ou, caso necessário, c/ um agente de limpeza suave. Azelan creme deve ser aplicado duas vezes ao dia (de manhã e à noite), ou conforme critério médico, em quantidade suficiente sobre as regiões afetadas, friccionando cuidadosamente. Se as irritações locais forem excessivas, deve-se reduzir a utilização do produto para uma vez ao dia ou mesmo suspendê-la provisoriamente. Para pacientes c/ pele muito sensível recomenda-se apenas uma aplicação diária (à noite) durante a primeira semana de tratam., após o que, pode-se introduzir o tratam. duas vezes ao dia. O paciente deve ser orientado quanto à necessidade de empregar o produto regularmente enquanto durar o tratam.. A duração do tratam. depende do grau de intensidade da acne, assim como varia individualmente. Em geral, obtém-se melhora após 4 semanas, sendo necessário entretanto, para obtenção de resultados expressivos, o emprego por vários meses.

Características farmacológicas

A eficácia terapêutica de AzelanÒ (ácido azeláico) no tratamento da acne baseiase em sua ação antimicrobiana e na influência direta sobre a hiperqueratose folicular. Clinicamente, observa-se uma redução significativa da concentração de colônias de Propionibacterium acnes, assim como uma diminuição da fração de ácidos graxos livres na superfície da pele. O ácido azeláico, in vitro e in vivo, inibe a proliferação dos queratinócitos e normaliza o processo de diferenciação epidérmica final anômala, presente na acne. Estudos realizados em orelhas de coelhos demonstraram que o ácido azeláico acelera a lise dos comedões induzidos por tetradecanos.  Farmacocinética O ácido azeláico penetra em todas as camadas da pele após a aplicação tópica do medicamento. A absorção é mais rápida na pele danificada do que na pele íntegra. Um total de 3,6% da dose aplicada é absorvida pela pele após uma única aplicação tópica de 1 g de ácido azeláico (5 g de creme). Uma parte do ácido azeláico absorvido através da pele é excretado em sua forma inalterada na urina. A porção restante é quebrada por beta-oxidação, originando ácidos dicarboxílicos com cadeias menores (C7, C5), os quais também foram encontrados na urina.

Resultados de eficácia

A eficácia terapêutica de AzelanÒ (ácido azeláico) no tratamento da acne baseiase em sua ação antimicrobiana e na influência direta sobre a hiperqueratose folicular. Clinicamente, observa-se uma redução significativa da concentração de colônias de Propionibacterium acnes, assim como uma diminuição da fração de ácidos graxos livres na superfície da pele.

Modo de usar

A aplicação de AzelanÒ (ácido azeláico) só deve ser feita após cuidadosa limpeza da pele com água corrente ou, caso necessário, com um agente de limpeza suave. Secar a pele antes de aplicar o medicamento. Azelan® (ácido azeláico) deve ser aplicado, em pequena quantidade, 2 vezes ao dia (de manhã e à noite) sobre as regiões afetadas, friccionando cuidadosamente (aproximadamente 2,5 cm de creme é suficiente para tratar toda a região facial).

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não foram realizadas investigações especiais em indivíduos idosos.

Armazenagem

O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Azelan - Informações

O ácido azelaico inibe o crescimento de bactérias do gênero Propionibacterium (Corynebacterium acnes) que participam no desenvolvimento da acne, e impede a formação de ácidos graxos que estimulam esta afecção. Por atuar também sobre o processo de queratinização das células epidérmicas, o ácido azelaico pode exercer um efeito terapêutico positivo sobre a formação de comedões que se apresentam c/ a acne.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal