FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Fluimare

Fluimare - Bula do remédio

Fluimare com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fluimare têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fluimare devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Zambon

Apresentação de Fluimare

Solução nasal estéril. Frasco de 50 mL com válvulapump (micronebulizador).

Fluimare - Indicações

Este medicamento é indicado como:
Descongestionante e umidificante da mucosa nasal e como fluidificante das secreções nasais, podendo se r usado para:
-Alívio da congestão nasal e higiene das fossas na sais em situações específicas como em casos de gripes, resfriados, rinites, rinossinusites, alergia nasal;
-Umidificação da mucosa das fossas nasais em casos de ressecamento da mucosa, como ocorre em ambientes fechados (aquecidos ou com ar condicionado), poluição ambiental, baixa umidade do ar (ar seco);
- Limpeza diária das fossas nasais, facilitando a retirada de crostas, visando manter um bom funcionamento; - Lavagem suave das fossas nasais nos casos de ferimentos ou no pré e pós-operatório de cirurgia nasal. Fluimare® é recomendado principalmente como primeiro tratamento em lactentes e crianças pequenas.

Contra-indicações de Fluimare

Não são conhecidas contraindicações específicas.

Categoria A: Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

Advertências

Uso em idosos
Não existe restrição de idade para o uso de Fluimare.

Gravidez e lactação
Fluimare® não é excretado no leite materno. Avise seu médicose estiver amamentando ou se pretende amamentar.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

Interações medicamentosas de Fluimare

Não foram observadas interações medicamentosas em p acientes que fazem uso de Fluimare® . Em caso de uso concomitante com outros medicamentos de uso nasal, Fluimare® deve ser administrado antes dos mesmos.
Interações com exames laboratoriais
Não são conhecidas alterações nos exames laboratori ais em pacientes que fazem uso de Fluimare.
Interações com alimentos
A ingestão de alimentos não influência na ação de Fluimare.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Fluimare

Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas. Sensação de queimação pode ocorrer em pacientes sensíveis.
Fluimare® não provoca dependência. A duração do tratamento com Fluimare® não é limitada e, portanto, se necessário pode ser estendida para um período prolongado.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Fluimare - Posologia

Modo de usar
-Antes de usar Fluimare® assue o nariz suavemente;
-Remova a tampa de proteção da válvula pump para administrar o medicamento;
-Na primeira vez em que usar Fluimare® ou quando houver interrupção do uso por mais que um a semana, pressione a válvula pump 2 ou 3 vezes até notar uma névoa fina sendo liberada. Isto promove o preenchimento interno da válvula para maior precisão da dose;
-Tape uma narina com os dedos e posicione a extremidade da válvula pump próxima da outra narina, mantendo o frasco sempre em posição vertical;
-Pressione a válvula pump firme e rapidamente. Aplique o número de jatos conforme a dose recomendada. Respire através da boca e repita o procedimento na outra narina;
-Terminada a administração, limpe a válvula pump com papel absorvente;
-Recoloque a tampa de proteção para guardar o medicamento.
A duração do tratamento com Fluimare® não é limitada e, portanto, se necessário pode ser estendida para um período prolongado.

Posologia
Aplicação nasal: 1 a 2 jatos ( spray) em cada narina, várias vezes ao dia, conforme a necessidade.

Superdosagem

A ocorrência de uma superdose é improvável vistoequFluimare® é uma solução nasal feita a partir de cloreto de s ódio e água purificada. Não há relatos de superdose com o uso deste produto.

Características farmacológicas

Farmacodinâmica
Fluimare® é uma solução nasal á base de cloreto de sódio, fármaco que melhora as características físico-químicas do muco através de seu teor de água e eletrólitos, equilibra a isotonia e o pH para um valor ótimo de 8,3. Exerce um efeito positivo na freqüência ciliar e no transporte mucociliar. Formulado a partir de cloreto de sódio e água purificada, Fluimare® contém cerca de setenta oligoelementos e dentre estes os principais são Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, Cd, C, N, S e Br.
Fluimare® exerce uma ação puramente físico-química na mucosa nasal, Como solução nasal hipertônica exerce uma aç ão trófica e recuperadora funcional do epitélio respiratório.

Farmacocinética
Fluimare® age somente na superfície da mucosa nasal através de uma ação puramente físico-química.

Resultados de eficácia

A irrigação da cavidade nasal com solução salina promove aumento do trânsito mucociliar. Em estudo duplo cego realizado em crianças de 3 a 16 anos com sinusite crônica comparando uso de solução salina isotônica e solução salina hipertônica reportou redução significativa na tosse, secreção nasal e gotejamento pós nasal nos pacientes com solucção hipertônica. (Papsin B e McTavish A, 2003).
Em estudo randomizado, duplo cego, 80 pacientes com rinossinusite com idade entre 21 e 64 anos receberam spray nasal de solução salina fisiológica ou hipertônica (3%). A permeabilidade nasal foi alterada apenas na solução fisiológica (p=0.006). Ambas soluções melhoraram o clearance mucociliar, medido pelo teste de sacarina (p<0.0001), e subjetivamente melhoraram os sintomas de entupimento (p<0.0001) e obstrução nasal (p<0.0001). A magnitude deste efeito foi maior com a solução hipertônica, mas com maior irritação nasal (p<0.001). (Hauptman G. & Ryan M.W. 2007).
Estudo realizado com 21 voluntários sadios com idade entre 25 e 45 anos, que foram submetidos ao teste de sacarina antes e após utilização de solução salina 0,9% e 3,0% na forma de spray demonstrou melhora no trânsito mucociliar de 17% com a so lução hipertônica e de 2% com a solução salina normal (p= 0.013). Estes resultados sugerem benefício ao uso de solução salina hipertônica em s inusite aguda, no pós operatório e em doenças crônicas sinusais. (Talbot AR e cols. 1997).
Em estudo aberto randomizado, 20 crianças com idade de 6 a 12 anos com rinite alérgica sazonal receberam tratamento 3 vezes ao dia, com solução hipertônica (3%) durante 6 semanas ou nenhum tratamento como grupo controle. A pontuação obtida foi baseada na avaliação da presença de coceira nasal, rinorreia, obstrução nasal, espirros e a necessidade de uso de anti-histamínicos. Os resultados foram significativamente melhores (p<0.05) no grupo que utilizou irrigação nasal. (Garavello W e cols. 2003).

Armazenagem

Conservar a temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Fluimare® é válido por 24 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem. Não use medicamento com prazo de vali dade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Fluimare® é uma solução praticamente inodora em comparação com a água e de coloração não mais intensa que a mesma.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Registro MS-1.0084.9946
Farmacêutica Responsável: Juliana Paes de O. Rodrigues - CRF-SP 56.769

Fabricado e embalado por:
BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL QUÍMICA E FARMACÊUTI CA LTDA.
Rod. Regis Bittencourt (BR 116), Km 286 Itapecerica da Serra - SP
CNPJ nº. 60.831.658/0021-10Indústria Brasileira

Registrado por:
ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA.
Av. Ibirapuera, 2332 – Torre I 12º Andar – Indianópolis
CEP: 04028-002 – São Paulo - SP

Fluimare - Bula para o Paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado como:
Descongestionante e umidificante da mucosa nasal e como fluidificante das secreções nasais, podendo se r usado para:
-Alívio da congestão nasal e higiene das fossas na sais em situações específicas como em casos de grip es, resfriados, rinites, rinossinusites, alergia nasal;
-Umidificação da mucosa das fossas nasais em casos de ressecamento da mucosa, como ocorre em ambientes fechados (aquecidos ou com ar condicionado), poluição ambien tal, baixa umidade do ar (ar seco);
- Limpeza diária das fossas nasais, facilitando a etirada de crostas, visando manter um bom funcionamento; - Lavagem suave das fossas nasais nos casos de ferimentos ou no pré e pós-operatório de cirurgia nasal. Fluimare® é recomendado principalmente como primeiro tratamento em lactentes e crianças pequenas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Fluimare® é uma solução nasal que age como umidificante da mucosa nasal, fluidificando e removendo as secreções, favorecendo a higiene das fossas nasais proporcionando alívio da congestão nasal. Feito a partir de c loreto de sódio e água purificada,Fluimare® não agride as mucosas nasais, isto é, tem características físicas e químicas semelhantes às das secreções orgânicas. Fluimare® favorece, ainda, a restauração das funções normais da mucosa nasal graças a presença de oligoelementos, dentre os quais manganês, ferro, cobalto, níquel, cobre, zinco, selênio, nxofre e bromo. Estudos in vitro têm demonstrado que alguns minerais reduzem a inflamação local e apoptose, reduzem a frequência e sicronização do batimento ciliar e promovem a repar ação epitelial.
A administração de Fluimare® em spray, através da válvula “pump”, permite que um grande número de micropartículas da substância (micronebulização) en tre em contato com uma maior área da mucosa nasal,diminuindo o volume do líquido nebulizado. Assim, quando administrado Fluimare® em spray, não ocorre a sensação de “afogamento”.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não são conhecidas contraindicações específicas.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não existe restrição de idade para o uso de Fluimare.
Uso em idosos
Não existe restrição de idade para o uso de Fluimare.

Gravidez e lactação
Fluimare® não é excretado no leite materno. Avise seu médicose estiver amamentando ou se pretende amamentar.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

Interações medicamentosas
Não foram observadas interações medicamentosas em pacientes que fazem uso de Fluimare. Em caso de uso concomitante com outros medicamentos de uso nasal, Fluimare® deve ser administrado antes dos mesmos.
Interações com exames laboratoriais
Não são conhecidas alterações nos exames laboratori ais em pacientes que fazem uso de Fluimare.

Interações com alimentos
Por ser de uso nasal não há interferência entre Fluimare® e alimentos.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar a temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Fluimare® é uma solução praticamente inodora em comparação com a água e de coloração não mais intensa que a mesma.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Fluimare® é um medicamento que obrigatoriamente não necessita de prescrição médica. Leia as informações da bula antes de utilizá-lo e, se não obtiver o efeito desejado ao fazer uso deste medicamento, suspenda o uso e procure orientação médica.

Modo de usar
-Antes de usar Fluimare® assue o nariz suavemente;
-Remova a tampa de proteção da válvula pump para administrar o medicamento;
-Na primeira vez em que usar Fluimare® ou quando houver interrupção do uso por mais que um a semana, pressione a válvula 2 ou 3 vezes até notar uma névoa fina sendo liberada. Isto promove o preenchimento interno da válvula pump para maior precisão da dose;
-Tape uma narina com os dedos e posicione a extremidade da válvula pump próxima da outra narina, mantendo o frasco sempre em posição vertical;
-Pressione a válvula pump firme e rapidamente. Aplique o número de jatos conforme a dose recomendada. Respire através da boca e repita o procedimento na outra narina;
-Terminada a administração, limpe a válvula pump com papel absorvente;
-Recoloque a tampa de proteção para guardar o medicamento.
A duração do tratamento com Fluimare® não é limitada e, portanto, se necessário, pode ser estendida para um período prolongado.

Dosagem
Aplicação nasal: 1 a 2 jatos em cada narina ( spray), várias vezes ao dia, conforme necessidade.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você se esqueceu de administrar uma dose, faça assim que perceber e continue a utilizar Fluimare® normalmente, conforme sua necessidade.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos inesperados ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência desses eventos. Sensação de queimação pode ocorrer em pacientes sensíveis. Fluimare® não provoca dependência. A duração do tratamento com Fluimare® não é limitada e, portanto, se necessário, pode ser estendida para um período prolongado.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ocorrência de uma superdose é improvável visto que Fluimare® é uma solução nasal feita a partir de cloreto de sódio e água purificada.
Não há relatos de superdose com o produto.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Informe-se também com o SAC Zambon (0800 017 70 11ou www.zambon.com.br) em casos de dúvidas.

Data da bula

16/12/2016

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal