Omcilon-a orabase

OMCILON-A ORABASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OMCILON-A ORABASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OMCILON-A ORABASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação OMCILON-A ORABASE

OMCILON-A EM ORABASE é apresentado em bisnaga contendo 10 g.
USO ADULTO

OMCILON-A ORABASE – Indicações

OMCILON-A EM ORABASE é indicado para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

Contra indicações de OMCILON-A ORABASE

O produto é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes. Devido conter um corticosteróide, a preparação é contra-indicada na presença de infecções fúngicas, virais ou bacterianas da boca ou garganta.

Advertências

Uso na gravidez
Não foi estabelecido o uso seguro de OMCILON-A EM ORABASE durante a gravidez, quanto a possíveis reações adversas no desenvolvimento do feto; portanto, o produto não deve ser usado em mulheres com potencial de gravidez e particularmente durante o início da gravidez, a não ser que, no julgamento do médico ou dentista, o benefício potencial exceda os possíveis riscos.

Interações medicamentosas de OMCILON-A ORABASE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de OMCILON-A ORABASE

A administração prolongada do produto pode conduzir a reações adversas conhecidas de ocorrerem com preparações esteróides sistêmicas; por exemplo, supressão adrenal, alteração do metabolismo de glicose, catabolismo de proteínas, ativações da úlcera péptica e outras. Essas são usualmente reversíveis e desaparecem quando o hormônio é descontinuado.

OMCILON-A ORABASE – Posologia

Aplicar uma pequena quantidade (cerca de 6mm) de OMCILON-A EM ORABASE, sem esfregar, sobre a lesão até que se desenvolva uma película fina. Pode ser necessária quantidade maior para cobrir algumas lesões. Para conseguir ótimos resultados, usar apenas o suficiente para cobrir a lesão com uma película fina e não esfregar. A tentativa de espalhar esse produto pode resultar numa sensação granular e arenosa e causar a desagregação do produto. Entretanto, após a aplicação do produto, desenvolve-se uma película lisa e escorregadia. OMCILON-A EM ORABASE deve ser aplicado ao deitar, a fim de permitir ao esteróide entrar em contato com a lesão durante a noite. Dependendo da gravidade dos sintomas pode ser necessário aplicar o preparado 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições. Se não ocorrerem reparo e regeneração significativas em 7 dias, é aconselhável outras investigações.

Super dosagem

Desde que não há um antídoto específico e a ocorrência de eventos adversos é improvável, o tratamento consiste na diluição por meio de fluidos.

Caracteristicas farmalogicas

FARMACOLOGIA CLÍNICA
OMCILON-A EM ORABASE (acetonida de triancinolona) é um corticosteróide sintético que possui ação anti-inflamatória, anti-pruriginosa e anti-alérgica. A Orabase atua como um veículo adesivo para aplicar a medicação ativa aos tecidos orais. O veículo proporciona uma cobertura protetora que pode servir para reduzir temporariamente a dor, associada com irritação oral.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Embora não exista informação específica comparando o emprego de corticosteróides de uso odontológico em pacientes idosos com pacientes mais jovens, não se espera que estes medicamentos causem problemas ou efeitos adversos diferentes daqueles observados em pacientes mais jovens.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA OU ODONTOLÓGICA
no do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.
Reg. MS – 1.0180.0084
Farm. Bioq. Resp.: Dra. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP no 26.655
BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA S.A.
R. Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ. 56.998.982/0001-07-Indústria Brasileira

OMCILON-A ORABASE – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento:
OMCILON-A EM ORABASE (acetonida de triancinolona) é um corticosteróide sintético que possui ação anti-inflamatória atuando no alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.
Cuidados de armazenamento: OMCILON-A EM ORABASE deve ser guardado em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC). Durante a fabricação do produto é possível a entrada de ar na bisnaga, porém, isto não afeta o peso final nem a qualidade do produto.
Prazo de validade: vide cartucho.
Este medicamento não deverá ser utilizado se o seu prazo de validade estiver vencido.
Gravidez e lactação:
Informar ao seu dentista ou médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu dentista ou médico se está amamentando.
Cuidados de administração:
O produto é um derivado da cortisona, em uma base para uso odontológico. A aplicação do produto deverá ser apenas colocada sobre a área da boca afetada, sem ser friccionada, sendo de preferência à noite. Siga a orientação do seu dentista ou médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento:
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas:
Apesar do produto ser bastante tolerável, quaisquer sintomas ou sinais decorrentes da sua aplicação deverão ser transmitidos ao seu dentista ou médico que o receitou. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Contra-indicações:
Este produto não é indicado para pacientes com tuberculose, úlcera péptica ativa, assim como nas lesões causadas por Herpes. Informe seu dentista ou médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não use remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.

Data da bula

20/03/2013