Aciclovir ev

Aciclovir EV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Aciclovir EV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Aciclovir EV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Aciclovir EV

USO ADULTO E PEDIATRICO Injetável Zovirax IV é um pó branco ou quase branco, estéril, liofilizado, contendo 250 mg de aciclovir, como sal sódico, em cada frasco-ampola. Zovirax IV é apresentado em embalagem com 5 frascos-ampola. Cada frasco-ampola contém: Aciclovir (como sal sódico liofilizado) … 250 mg. O conteúdo de íon sódico é de aproximadamente 26 mg por frasco-ampola.

Aciclovir EV – Indicações

Zovirax IV é indicado para: – Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex em neonatos, crianças e adultos; – Tratamento de infecções pelo Varicella zoster; – Profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos – Profilaxia de infecções pelo vírus CMV em pacientes transplantados de medula óssea. Demonstrou-se que elevadas doses de Zovirax IV reduzem a incidência e retardam o início da infecção pelo CMV. Quando elevadas doses de Zovirax IV são administradas após 6 meses de tratamento com elevadas doses de Zovirax oral, a mortalidade e a incidência de viremia também são reduzidas. – É também indicado para o tratamento de meningoencefalite herpética.

Contra indicações de Aciclovir EV

O uso de Zovirax IV é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao aciclovir ou valaciclovir.

Advertências

Em pacientes que estejam recebendo Zovirax IV em doses mais altas (por exemplo, para meningoencefalite herpética), deve-se tomar cuidado específico com relação à função renal, principalmente quando os pacientes estiverem desidratados ou apresentarem qualquer nível de comprometimento renal. Zovirax IV reconstituído tem um pH de aproximadamente 11,0 e não deve ser administrado por via oral. Uso em pacientes com insuficiência renal e pacientes idosos. O aciclovir é eliminado por via renal, dessa forma a dose tem que ser reduzida em pacientes com insuficiência renal (ver Posologia). É comum em pacientes idosos uma função renal reduzida e, dessa forma, um ajuste da dose de aciclovir deve ser considerada nesses pacientes. Tanto os pacientes idosos quanto os pacientes com insuficiência renal apresentam um risco elevado de desenvolver efeitos adversos neurológicos e devem ser monitorados em relação a esses eventos. Em casos descritos, essas reações foram geralmente reversíveis com a descontinuação do tratamento (veja Reações adversas). Teratogenicidade: a administração sistêmica do aciclovir em testes padronizados, reconhecidos internacionalmente, não produziu efeitos embriotóxicos ou teratogênicos em coelhos, ratos ou camundongos. Em um teste não padronizado em ratos, foram observadas anormalidades fetais, mas apenas doses subcutâneas muito altas produziram toxicidade materna. O significado clínico desses resultados é incerto.

Interações medicamentosas de Aciclovir EV

Nenhuma interação clinicamente significativa foi identificada. O aciclovir é eliminado principalmente inalterado na urina, via secreção tubular renal ativa. Qualquer droga administrada concomitantemente, que afete esse mecanismo, pode aumentar a concentração plasmática do aciclovir. A probenecida e a cimetidina aumentam a área sob a curva (ASC) do aciclovir por esse mecanismo, e reduzem o clearance renal do aciclovir. Entretanto, nenhum ajuste na dose é necessário, devido ao largo índice terapêutico do aciclovir. Em pacientes recebendo Zovirax IV, deve-se ter cuidado com a administração de drogas que possam competir com o aciclovir pela eliminação, uma vez que existe o potencial de aumentar a concentração plasmática de uma ou ambas as drogas ou seus metabólitos. Aumentos nas ASCs plasmáticas do aciclovir e do metabólito inativo de micofenolato de mofetila, um agente imunossupressor usado em pacientes transplantados, foram demonstrados quando as drogas foram administradas concomitantemente. Recomenda-se cautela (com o monitoramento de alterações da função renal) ao se administrar Zovirax IV com drogas que afetem outros aspectos da fisiologia renal, como, por exemplo, ciclosporina e tacrolimo.

Reações adversas / efeitos colaterais de Aciclovir EV

As categorias de freqüência associadas com os eventos adversos abaixo são estimadas. Para a maioria dos eventos, não existiam disponíveis dados adequados para estimar a incidência. Além disso, eventos adversos podem variar sua incidência dependendo da indicação. Muito comum >= 1/10; Comum >= 1/100 e < 1/10; Incomum >= 1/1000 e < 1/100; Raro >= 1/10000 e < 1/1.000; Muito raro < 1/10.000. Distúrbios do sangue e sistema linfático Incomum: decréscimos nos índices hematológicos (anemia, trombocitopenia e leucopenia). Distúrbios do sistema imune Muito raro: anafilaxia. Distúrbios psiquiátricos e do sistema nervoso Muito raro: cefaléia, tonteira, agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia e com Os eventos acima são geralmente observados em pacientes com insuficiência renal ou outros fatores predisponentes (ver em Advertências). Distúrbios vasculares Comum: flebite. Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos Muito raro: dispnéia. Distúrbios gastrointestinais Comum: náusea e vômitos. Muito raro: diarréia e dor abdominal. Distúrbios hepato-biliares Comum: aumentos reversíveis de enzimas hepáticas. Muito raro: aumentos reversíveis da bilirrubina, icterícia e hepatite. Distúrbios na pele e tecidos subcutâneos Comum: prurido, urticária e erupções (incluindo fotossensibilidade). Muito raro: angioedema. Distúrbios urinários e renais Comum: aumentos dos níveis plasmáticos de uréia e creatinina. Podem ocorrer rápidos aumentos nos níveis plasmáticos de uréia e creatinina em pacientes que tenham recebido Zovirax IV. Acredita-se que isso esteja relacionado aos níveis de pico plasmático e ao estado de hidratação do paciente. Para evitar esse efeito, a droga não deve ser administrada em forma de bolus intravenoso, mas por infusão lenta pelo período de 1 hora. Muito raro: insuficiência renal, insuficiência renal aguda, dor renal. Hidratação adequada deve ser mantida. Pode ocorrer insuficiência renal durante o tratamento com Zovirax IV, mas responde rapidamente à reidratação e/ou redução da dose ou suspensão da droga. No entanto, progressão para insuficiência renal aguda pode ocorrer em casos excepcionais. Dor renal pode estar associada com insuficiência renal. Distúrbios gerais Muito raro: fadiga, febre, reações inflamatórias locais. Reações inflamatórias graves, algumas vezes com ruptura de tecido cutâneo, ocorreram quando Zovirax IV para infusão foi inadvertidamente infundido nos tecidos extracelulares.

Aciclovir EV – Posologia

Doses para adultos Os pacientes com infecções por Herpes simplex (exceto meningoencefalite herpética) ou com infecções pelo Varicella zoster devem receber Zovirax IV em doses de 5mg/kg a cada 8 horas. Os pacientes imunocomprometidos com infecção pelo Varicella zoster ou os pacientes com meningoencefalite herpética devem receber Zovirax IV em doses de 10 mg/kg, a cada 8 horas, desde que a função renal não esteja comprometida. Para a profilaxia da infecção pelo CMV em pacientes transplantados de medula óssea, deve-se administrar, intravenosamente, 500 mg/m2 de Zovirax IV, 3 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 8 horas. Nesses pacientes, a duração do tratamento recomendada é de 5 até 30 dias após o transplante. Pacientes obesos devem ter sua dose calculada com base no peso ideal e não no peso encontrado. Doses para crianças: a dose de Zovirax IV para crianças com idade entre 3 meses e 12 anos é calculada com base na área da superfície corporal. As crianças com infecções por Herpes simplex (exceto meningoencefalite herpética) ou com infecções por Varicella zoster devem receber Zovirax IV em doses de 250 mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas. Em crianças imunocomprometidas com infecções por Varicella zoster ou com meningoencefalite herpética, Zovirax IV deve ser administrado por infusão em doses de 500 mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas, desde que a função renal não esteja comprometida. Dados limitados sugerem que, para a profilaxia da infecção pelo vírus CMV em crianças acima de 2 anos de idade e transplantadas de medula óssea, pode-se administrar a dose de adultos. Crianças com função renal comprometida necessitam de uma dose apropriadamente modificada, de acordo com o grau de comprometimento. Doses para neonatos: a dose de Zovirax IV em recém-nascidos é calculada com base no peso corporal. Neonatos com infecção pelo vírus Herpes simplex devem receber doses de 10 mg/Kg de peso corporal de Zovirax IV, por infusão, a cada 8 horas. Doses para pacientes idosos: a possibilidade de insuficiência renal em pacientes idosos deve ser considerada e a dosagem deve ser ajustada e uma hidratação adequada deve ser garantida. Doses para pacientes com comprometimento renal: Zovirax IV deve ser administrado com cautela uma hidratação adequada deve ser garantida. Para esses pacientes, sugerem-se os seguintes ajustes de doses: Clearance da Creatinina Dose 25-50 mL/min A dose recomendada acima (5 ou 10 mg/kg peso corporal ou 500 mg/m2) deve ser administrada a cada 12 horas. 10-25 mL/min A dose recomendada acima (5 ou 10 mg/kg peso corporal ou 500 mg/m2) deve ser administrada a cada 24 horas. 0 (anúrico )-10 mL/min Em pacientes sob diálise peritoneal ambulatorial contínua, a dose recomendada acima (5 ou 10 mg/kg peso corporal ou 500mg/m2) deve ser dividida e administrada a cada 24 horas. Em pacientes sob hemodiálise, a dose recomendada acima (5 ou 10m g/kg peso corporal ou 500 mg/m2) deve ser dividida e administrada a cada 24 horas e após a diálise. A duração usual do tratamento com Zovirax IV normalmente é de 5 dias, mas pode ser ajustada conforme as condições do paciente e sua resposta ao tratamento. O tratamento para meningoencefalite herpética aguda e infecções pelo vírus Herpes simplex em neonatos deve se prolongar por 10 dias. A duração da administração profilática de Zovirax IV é determinada pela duração do período de risco.

Super dosagem

Sinais e sintomas A superdosagem de aciclovir resulta na elevação de creatinina sérica, uréia nitrogenada no sangue e subseqüente insuficiência renal. Efeitos neurológicos incluindo confusão, alucinações, agitação, convulsões e coma também foram descritos. Tratamento A hemodiálise acelera significativamente a remoção do aciclovir do sangue e pode ser considerada uma opção para o tratamento da superdosagem.

Caracteristicas farmalogicas

Mecanismo de ação O aciclovir é um nucleosídeo sintético análogo da purina com atividade inibitória in vitro e in vivo contra os vírus da família herpesvírus, incluindo Herpes simplex, vírus (VHS) tipos 1 e 2; vírus Varicella zoster (VVZ), vírus Epstein Barr (VEB) e Citomegalovirus (CMV). Em culturas celulares, o aciclovir tem maior atividade antiviral contra VHS-1, seguido (em ordem decrescente de potência) por VHS-2, VVZ, VEB e CMV. A atividade inibitória do aciclovir sobre VHS-1, VHS-2, VVZ e VEB é altamente seletiva. Uma vez que a enzima timidina quinase (TQ) de células normais, não infectadas, não utiliza o aciclovir como substrato, a toxicidade do aciclovir para células do hospedeiro mamífero é baixa. Entretanto, a TQ codificada pelo VHS, VVZ e VEB converte o aciclovir em monofosfato de aciclovir, um análogo nucleosídeo que é então convertido em difosfato e, finalmente, em trifosfato por enzimas celulares. O trifosfato de aciclovir interfere com a DNA polimerase viral, inibindo a replicação do vírus: sua incorporação ao DNA viral resulta no término da cadeia. Propriedades farmacodinâmicas A administração prolongada ou repetida de aciclovir em pacientes seriamente imunocomprometidos pode resultar na seleção de cepas de vírus com sensibilidade reduzida, que podem não responder ao tratamento contínuo com aciclovir. A maioria das cepas com sensibilidade reduzida, isoladas clinicamente, mostrou-se relativamente deficiente em TQ viral. No entanto, também foram relatadas cepas com TQ viral ou DNA polimerase alteradas. A exposição ao aciclovir, in vitro, do VHS isolado clinicamente também pode levar ao aparecimento de cepas menos sensíveis. A relação entre a sensibilidade do VHS isolado clinicamente, determinada in vitro, e a resposta clínica ao tratamento com aciclovir não está bem definida. Todos os pacientes devem ser orientados para se assegurarem de evitar a potencial transmissão do vírus, particularmente quando há lesões ativas presentes. Propriedades farmacocinéticas: Absorção Em adultos, as concentrações médias plasmáticas máximas (Css máx.) após infusão por 1 hora de 2,5 mg/kg; 5 mg/kg; 10 mg/kg ou 15 mg/kg foram 22,7 µM (5,1 µg/mL); 43,6 µM (9,8µg/mL); 92 µM (20,7 µg/mL); 105 µM (23,6 µg/mL), respectivamente. Os níveis de depressão equivalentes (Css mín.), 7 horas mais tarde, foram de 2,2 µM (0,5 µg/mL); 3,1 µM (0,7µg/mL); 10,2 µM (2,3 µg/mL); 8,8 µM (2,0µg/mL), respectivamente. Em crianças com mais de 1 ano de idade, foram observados níveis médios de pico (Css máx.) e de depressão (Css mín.) semelhantes quando uma dose de 250 mg/m2 foi substituída por 5mg/kg, e uma dose de 500 mg/m2 foi substituída por 10 mg/kg. Em recémnascidos (0-3 meses de vida) tratados com doses de 10 mg/kg, administradas por um período de infusão de 1 hora a cada 8 horas, a Css máx. verificada foi de 61,2 µM (13,8 µg/mL) e a Css mín. de 10,1 µM (2,3 µg/mL). Distribuição Os níveis de aciclovir no fluido cerebroespinhal são de aproximadamente 50% dos níveis plasmáticos correspondentes. A ligação do aciclovir às proteínas plasmáticas é relativamente baixa (9 a 33%), e não estão previstas interações medicamentosas que envolvam deslocamento do sítio de ligação. Eliminação Em adultos, a meia-vida plasmática final do aciclovir, após administração de Zovirax IV por infusão, é de aproximadamente 2,9 horas. A maior parte da droga é excretada inalterada pelos rins. O clearance renal do aciclovir é substancialmente superior ao da creatinina, indicando que a secreção tubular, além de filtragem glomerular, contribui para a eliminação renal da droga. A 9- carboximetoximetilguanina é o único metabólito significativo do aciclovir, responsável por 10-15% da dose excretada na urina. Quando o aciclovir é administrado uma hora após 1 g de probenecida, a meia-vida final e a área sob a curva de tempo da concentração plasmática estendem-se para 18% e 40%, respectivamente. Em neonatos (0 a 3 meses de idade) tratados com 10 mg/kg administrados por infusão por um período de 1 hora a cada 8 horas, o tempo de meia vida terminal foi de 3,8 horas. Populações de pacientes especiais Em pacientes com insuficiência renal crônica, verificou-se que a meia-vida final é de 19,5 horas. A meia-vida média do aciclovir durante a hemodiálise foi de 5,7 horas. Os níveis plasmáticos de aciclovir caíram aproximadamente 60% durante a diálise. Em idosos, o clearance corporal total cai com o aumento da idade, associado a diminuições no clearance da creatinina, apesar de haver pouca alteração na meia-vida plasmática final.

Resultados de eficacia

Zovirax injetável, quando administrado a pacientes com infecção mucocutânea por Herpes simplex resultou em cicatrização das lesões (p<0,004) e resolução da dor (p<0,01) mais rápidas. MEYERS, JD. et al. Multicenter collaborative trial of intravenous acyclovir for treatment of mucocutaneous Herpes simplex virus infection in the immunocompromised host. Am J Med, 73(1A): 229-235, 1982.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Crianças A dose de Zovirax IV para neonatos e crianças com idade entre 3 meses e 12 anos é calculada com base na área da superfície corporal (ver em Posologia). Pessoas com idade avançada (acima de 65 anos) Nos pacientes idosos, o clearance corporal total do aciclovir declina paralelamente ao clearance da creatinina. Deve-se dispensar atenção especial à redução de doses nos pacientes idosos com clearance de creatinina alterado (veja em Posologia). Pacientes com insuficiência renal: Deve-se ter cautela para administração de Zovirax IV em pacientes com disfunção renal. A dose deve ser ajustada de acordo com o clearance de creatinina (ver em Posologia).

Armazenagem

Mantenha o produto na embalagem original e em temperatura abaixo de 25ºC. Quando reconstituído, é estável por 12 horas de 15ºC a 25ºC, não devendo ser refrigerado.

Dizeres legais

Fabricado por: GlaxoSmithKline Manufacturing S.p.A – Parma – Itália Importado e embalado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Estrada dos Bandeirantes, 8.464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 MS: 1.0107.0253 Farm. Resp.: Milton de Oliveira CRF-RJ Nº 5522

Aciclovir EV – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Aug 31 2007 12:00AM