Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol - Bula do remédio

Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Referência

Quadriderm (Mantecorp)

Apresentação de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

QUADRIDERM Creme apresenta-se em bisnagas de 20g. QUADRIDERM Pomada apresenta-se em bisnagas de 20g. Cada grama de QUADRIDERM Creme contém 0,50mg de betametasona (sob a forma de valerato), 1,00mg de gentamicina (sob a forma de sulfato), 10,00mg de tolnaftato , 10,00mg de clioquinol . Cada grama de QUADRIDERM Pomada contém 0,50mg de betametasona (sob a forma de valerato), 1,00mg de gentamicina (sob a forma de sulfato), 10,00mg de tolnaftato,10,00mg de clioquinol.

Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol - Indicações

QUADRIDERM é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses responsivas aos corticosteróides quando complicadas por infecção secundária causada por microorganismos sensíveis aos componentes de sua formulação ou quando há suspeita da possibilidade de tal infecção. Essas dermatoses incluem: dermatose inguinal, dermatite crônica das extremidades, eritrasma , balanopostite, herpes zoster , dermatite eczematóide, dermatite de contato, dermatite folicular, disidrose, paroníquia, prurido anal, eczema seborréico, intertrigo , dermatite seborréica, acne pustulosa, impetigo , neurodermatite , estomatite angular, dermatite por fotossensibilidade, dermatofitose inguinal liquenificada e infecções fúngicas por tinea, como tinea pedis, tinea cruris e tinea corporis.

Contra-indicações de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

QUADRIDERM Creme ou Pomada são contra-indicados para pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes.

Advertências

Qualquer um dos efeitos adversos relatados após o uso sistêmico de corticosteróides, incluindo supressão adrenal, pode também ocorrer com o uso de corticosteróides tópicos, principalmente em lactente e crianças. A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos será maior se superfícies extensas do corpo forem tratadas ou se a técnica oclusiva for empregada. Nessas condições ou quando se fizer uso prolongado do medicamento, deverão ser tomadas precauções adequadas, principalmente em lactentes e crianças. A absorção sistêmica da gentamicina aplicada topicamente pode ser aumentada se áreas corporais extensas estiverem sendo tratadas, especialmente durante períodos de tempo prolongados ou na presença de ruptura cutânea. Nestes casos, os efeitos indesejáveis característicos do uso sistêmico de gentamicina poderão ocorrer. Portanto, recomendam-se cuidados especiais quando o produto for usado nessas condições, principalmente em lactentes e crianças. O uso prolongado de antibióticos tópicos pode, ocasionalmente, desencadear o crescimento de organismos não-suscetíveis. Se isso ocorrer ou se houver irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento com QUADRIDERM deverá ser descontinuado e instituída terapia apropriada. Manchas leves nas roupas podem ocorrer devido ao clioquinol . QUADRIDERM Creme ou Pomada não são apropriados para uso oftálmico.

Uso na gravidez de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

Uma vez que a segurança do uso de corticosteróides tópicos em mulheres grávidas ainda não foi estabelecida, medicamentos dessa classe poderão ser usados durante a gravidez apenas se os benefícios potenciais justificarem os riscos potenciais para o feto. Esses medicamentos não devem ser usados em pacientes grávidas em grandes quantidades ou por períodos prolongados. Considerando que é desconhecido se a administração tópica de corticosteróides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno, deve-se decidir entre a interrupção da amamentação ou a descontinuação de QUADRIDERM, levando-se em conta a importância do medicamento para a mãe. Categoria C para gravidez segundo FDA.

Interações medicamentosas de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

Não foram relatadas interações medicamentosas clinicamente relevantes. Interação fármaco/teste laboratorial A absorção sistêmica do clioquinol pode interferir nos testes de função tireoidiana. A terapia deverá ser interrompida um mês antes do início dos testes. O teste de cloreto férrico para a fenilcetonúria poderá revelar resultado falsamente positivo se o clioquinol estiver presente na urina.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol

Reações adversas locais, relatadas com o uso de corticosteróides tópicos, especialmente sob curativos oclusivos, incluem: ardor, prurido, irritação, ressecamento, foliculite , hipertricose , erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral , dermatite de contato alérgica , maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias e miliária. Erupções da pele, irritação e hipersensibilidade foram relatadas com o uso tópico do sulfato de gentamicina e do clioquinol e, raramente, com o tolnaftato .

Betametasona, Tolnaftato, Gentamicina e Clioquinol - Posologia

Uma fina camada de QUADRIDERM Creme ou Pomada deverá ser aplicada de modo a cobrir toda a área afetada, 2 a 3 vezes por dia, ou como indicado pelo médico. A freqüência da aplicação deverá ser determinada em função da gravidade da afecção. A duração do tratamento será determinada pela resposta do paciente. Em casos de Tinea pedis , pode ser necessário um tratamento mais prolongado (2 a 4 semanas). No caso de esquecimento de alguma dose, oriente seu paciente a aplicar a medicação assim que possível e a manter o mesmo horário da aplicação até o término do tratamento.

Superdosagem

O uso excessivo ou prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função hipófise-adrenal, resultando em insuficiência adrenal secundária e produzir manifestações de hipercorticismo , incluindo síndrome de Cushing. Não se espera que uma única superdose de gentamicina produza sintomas. Por via sistêmica, o tolnaftato é farmacologicamente inativo. O clioquinol raramente produz iodismo. O uso excessivo e prolongado de antibióticos tópicos pode induzir o aumento de lesões causadas por microorganismos não-suscetíveis. Tratamento É indicado o tratamento sintomático apropriado. Os sintomas de hipercortisolismo agudo são normalmente reversíveis. Se necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, aconselha-se a retirada gradual do esteróide. Se ocorrer superinfecção por organismos não-suscetíveis, interromper o tratamento com QUADRIDERM Creme ou Pomada e instituir terapia apropriada.

Características farmacológicas

QUADRIDERM combina o fármaco antiinflamatório, antipruriginoso e vasconstritor valerato de betametasona ; o antibiótico de largo espectro sulfato de gentamicina ; o agente fungicida tolnaftato e o clioquinol , um agente antibacteriano e antifúngico.

Resultados de eficácia

Estudos clínicos demonstraram a eficácia do valerato de betametasona no tratamento das dermatoses responsivas a corticosteróides. Não foram observados sinais de irritação primária ou desenvolvimento de dermatite de contato quando o valerato de betametasona foi submetido a testes Draize de irritação dermal. Testes in vitro demonstraram que o sulfato de gentamicina possui atividade bactericida contra uma grande variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Em concentrações de até 4 mcg/ml, o sulfato de gentamicina inibiu 95% das cepas de Staphylococcus aureus e 70-90% das cepas de Escherichia coli e Aerobacter aerogenes . Estudos de toxicidade em animais e humanos não revelaram sinais de irritação no local de aplicação do sulfato de gentamicina em concentrações maiores que aquelas indicadas para o uso terapêutico. Resultados de testes Draize de irritação dermal, realizados em 100 pacientes, não indicaram o sulfato de gentamicina como um irritante primário; seu potencial para sensibilização da pele é considerado pequeno. Tolnaftato é um potente agente fungicida contra infecções causadas por Trichophyton mentagrophytes, Trichophyton rubrum, Microsporum canis, Epidermophyton floccosum e Malassezia furfur. Estudos clínicos demonstraram o excelente efeito fungicida do tolnaftato em um grande número de pacientes com infecções fúngicas superficiais. Não houve casos de recorrência na terapia com tolnaftato . Testes de sensibilidade da pele não mostraram sinais de irritação local nos períodos de 24 e 48 h após aplicação do medicamento.

Modo de usar

Seguir as instruções do item POSOLOGIA.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso Pediátrico Os pacientes pediátricos podem apresentar maior suscetibilidade à supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal induzida pelos corticosteróides tópicos e aos efeitos de corticosteróides exógenos quando comparados aos pacientes adultos, em função da maior absorção devida à grande proporção da área de superfície da pele/peso corporal. Foram relatados em crianças recebendo corticosteróides tópicos: supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, síndrome de Cushing, retardo do crescimento, demora no ganho de peso e hipertensão intracraniana. As manifestações da supressão adrenal em crianças incluem baixos níveis de cortisol plasmático e ausência de resposta à estimulação com ACTH . As manifestações de hipertensão intracraniana incluem fontanela tensa, cefaléia e papiledema bilateral.

Armazenagem

QUADRIDERM Creme e Pomada devem ser conservados em temperatura entre 2ºC e 30ºC, protegidos da luz.

Dizeres legais

MS 1.0093.0091 Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes - CRF-RJ 2.804 MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA Estrada dos Bandeirantes, 3.091 - Rio de Janeiro - RJ CNPJ: 33.060.740/0001-72 - Indústria Brasileira Marca Registrada VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Data da bula

Oct 1 2007 12:00AM

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal