Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Cetoconazol Shampoo

Cetoconazol Shampoo - Bula do remédio

Cetoconazol Shampoo com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cetoconazol Shampoo têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cetoconazol Shampoo devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Medley

Apresentação de Cetoconazol Shampoo

Shampoo, embalagem contendo frasco de 110 mL.
USO ADULTO - USO TÓPICO

COMPOSIÇÃO
Cada g shampoo contém:
cetoconazol ...............................................................20 mg
excipiente q.s.p. ...............................................................1 g
(ácido clorídrico, cloreto de sódio, dietanolamina de ácido graxo de côco, corante vermelho Ponceau 4R, hidroxipro-pilalurildiamônio de colágeno hidrolisado, fragrância, trioleato de metilglucose e propilenoglicol, hidróxido de sódio, imidazolidinil carbamida, laurilétersulfato de sódio, lauril éter sulfossuccinato de sódio, água deionizada).

Cetoconazol Shampoo - Indicações

Tratamento e profilaxia de infecções nas quais esteja envolvida a Malassezia furfur, tais como pitiríase versicolor, dermatite seborreica e caspa.

Contra-indicações de Cetoconazol Shampoo

Hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ou a seus excipientes.

Advertências

Da mesma forma que para outros shampoos, evitar que o produto entre em contato com os olhos. Entretanto, se isto ocorrer, lavar os olhos com água.
O Cetoconazol Shampoo é muito bem tolerado. Para prevenir um efeito rebote após a interrupção de um tratamento prolongado com corticosteroides, é recomendado continuar aplicando o corticosteroide tópico junto com Cetoconazol Shampoo e, em seguida, descontinuar gradualmente a terapia com o esteroide por um período de 2 - 3 semanas. Dermatite seborreica e a caspa são frequentemente associadas com o aumento da queda de cabelos que também foi relatada, embora em casos raros, com o uso deste produto.

Uso na gravidez de Cetoconazol Shampoo

Já que este medicamento não é absorvido através da pele após aplicação tópica, gravidez e lactação não são contraindicações para o uso deste medicamento.

Interações medicamentosas de Cetoconazol Shampoo

Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o uso deste medicamento.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cetoconazol Shampoo

Este medicamento é geralmente bem tolerado. Assim como outros shampoos, uma sensação de ardência local, coceira ou dermatite de contato (devido à irritação ou alergia) podem ocorrer nas áreas expostas. Oleosidade e ressecamento dos cabelos foram raramente relatados com o uso deste produto.
Em casos raros pode ocorrer a descoloração dos cabelos, principalmente naqueles pacientes com cabelos grisalhos ou que submetam os cabelos à ação de substâncias químicas (tinturas, descolorações, permanentes, etc.). Caso ocorra algum destes sintomas, informe seu médico imediatamente.

Cetoconazol Shampoo - Posologia

Aplicar este medicamento nas áreas afetadas da pele ou cabelos, deixando-o agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar.

Tratamento de
•Pitiríase versicolor: 1 aplicação ao dia, durante 5 dias.
•Dermatite seborreica e caspa: 1 aplicação, duas vezes por semana, por 2 a 4 semanas.

Profilaxia de
•Pitiríase versicolor: 1 aplicação ao dia, durante 3 dias consecutivos antes do verão.
•Dermatite seborreica e caspa: 1 aplicação a cada 1 ou 2 semanas.

Superdosagem

Não são esperadas reações quando do uso tópico exacerbado deste medicamento. A sua ingestão acidental geralmente não é séria, mas para maior segurança procure seu médico em caso de acidentes. No caso de ingestão acidental, medidas de suporte devem ser tomadas. Para evitar a aspiração, não deve ser provocado o vômito nem feita lavagem gástrica.

Características farmacológicas

Farmacodinâmica
O cetoconazol é um derivado imidazólico sintético, com potente atividade contra dermatófitos (Trichophyton sp, Epidermophytonsp, Microsporum sp) e leveduras, como Candida sp e Malassezia furfur (Pityrosporum ovale).
Este medicamento promove o alívio do prurido e da descamação normalmente associados à dermatite seborreica, caspa e pitiríase versicolor.

Farmacocinética
Mesmo após a administração prolongada, não são detectados níveis sanguíneos de cetoconazol, indicando ausência de absorção percutânea e consequentemente ausência de ação sistêmica.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Não há informações disponíveis em relação à idade e efeito do medicamento em pacientes idosos.

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.”

Dizeres legais

Data de fabricação, prazo de validade e nº do lote: vide cartucho.
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa
CRF-SP nº 10.640
MS - 1.0181.0424

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP
CNPJ 50.929.710/0001-79
Indústria Brasileira

Cetoconazol Shampoo - Bula para o Paciente

•Ação esperada do medicamento: este produto tem ações antifúngicas. O controle dos sinais e sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

•Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 - 30 0C). Proteger da luz. Manter sempre o frasco bem fechado após sua utilização. Não expor o produto ao sol.

•Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verificada na embalagem externa do produto. Não use medicamentos com prazo de validade vencido. Pode ser prejudicial a sua saúde.

•Gravidez e lactação: você pode usar este medicamento se estiver grávida ou amamentando, pois o ingrediente ativo do produto não penetra na pele. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

•Cuidados de administração: aplicar o produto, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar os cabelos. Normalmente, a palma da mão cheia de shampoo é o suficiente para uma lavagem. Tenha certeza de que aplicou o produto na pele e não somente nos cabelos. A frequência do uso deste medicamento irá depender do tipo de infecção e se o uso se destina à cura ou prevenção da infecção.

- Caspa e dermatite seborreica:
Para o tratamento, usar o shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Para a prevenção de recidivas, usar o shampoo 1 vez por semana ou uma vez a cada 2 semanas.

- Pitiríase versicolor:
Para o tratamento, usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para a prevenção de recidivas, usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias consecutivos.
Da mesma forma que para outros shampoos, evite que o produto entre em contato com os olhos. Entretanto, se isto ocorrer, lave os olhos com água. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

•Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento antes do completo desaparecimento das lesões. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

•Reações adversas: este medicamento é geralmente bem tolerado. Assim como outros shampoos, uma sensação de ardência local, coceira ou vermelhidão / irritação podem ocorrer nas áreas expostas. Oleosidade e ressecamento dos cabelos foram raramente relatados. Em caso de intolerância ao shampoo, descontinue o tratamento. Se os efeitos indesejáveis persistirem, contate seu médico. Principalmente em pacientes com cabelos grisalhos ou que se submetem a tratamentos (tintura, descoloramentos, permanentes, etc.), ocasionalmente os cabelos podem ficar descoloridos.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

•Ingestão concomitante com outras substâncias: caso esteja utilizando corticosteroide na forma de creme, loção ou pomada, o tratamento com este produto pode ser iniciado conjuntamente, mas deve ser observado que a retirada do corticosteroide deve ser feita de maneira gradativa. Caso contrário, a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido.

A descontinuação deve ser feita da seguinte forma:
- Aplicar as mesmas quantidades por 1 semana;
- Fazer a retirada gradual do corticosteroide, durante uma semana;
- Em seguida interromper o tratamento com corticosteroide por completo.

•Contraindicações: hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ou a outros componentes do produto. Os sintomas da hipersensibilidade incluem coceira e vermelhidão da pele, ocorrendo após aplicação.

•Precauções e Advertências: assim como para outros shampoos, evite o contato com os olhos. Entretanto, se isso ocorrer, enxágue os olhos com água. A dermatite seborreica e a caspa estão frequentemente associadas com queda de cabelo. Quando este medicamento é utilizado nestas condições, isto também pode ocorrer. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

•Superdose: a ingestão acidental deste medicamento geralmente não é séria, contudo é recomendável procurar seu médico.

"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE."

Data da bula

07/08/2014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal