Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Cetoconazol Shampoo

Cetoconazol Shampoo - Bula do remédio

Cetoconazol Shampoo com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cetoconazol Shampoo têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cetoconazol Shampoo devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Referência

Nizoral (Janssen-Cilag)

Apresentação de Cetoconazol Shampoo

USO ADULTO USO TóPICO Shampoo em embalagem contendo frasco de 100 mL de shampoo. Cada grama contém 20 mg de cetoconazol. Excipientes: ácido clorídrico; água purificada; dietanolamida de ácido esteárico, láurico, mirístico, oleico e palmítico; dioleato de macrogol-120 metil glicose; eritrosina sódica; imiduréia; laurdimônio de colágeno hidrolisado; lauril poliglicol-éter sulfosuccinato sódico; perfume buqu?e sulfato sódico de lauril poliglicol-éter.

Cetoconazol Shampoo - Indicações

Tratamento e profilaxia de infecções nas quais esteja envolvida a Malassezia furfur, tais como pitiríase versicolor, dermatite seborréica e caspa.

Contra-indicações de Cetoconazol Shampoo

Hipersensibilidade ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação.

Advertências

Em pacientes submetidos a um tratamento prolongado com corticosteróides tópicos, recomenda-se que a terapia com o esteróide seja gradualmente descontinuada por um período de 2 a 3 semanas, durante o uso de Nizoral shampoo, para prevenir um potencial efeito rebote. Dermatite seborréica e a caspa são freqüentemente associadas com o aumento da queda de cabelos que também foi relatada, embora em casos raros, com o uso de Nizoral shampoo. Evitar que o medicamento entre em contato com os olhos. Entretanto, se isto ocorrer, os olhos devem ser lavados com água.

Uso na gravidez de Cetoconazol Shampoo

Nizoral shampoo não é absorvido através da pele após aplicação tópica, sendo assim, gravidez e lactação não são contra-indicações para o uso do medicamento.

Interações medicamentosas de Cetoconazol Shampoo

Até o momento não foram descritas interações medicamentosas com o uso de Nizoral shampoo.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cetoconazol Shampoo

Nizoral shampoo é geralmente bem tolerado. Assim como outros shampoos, uma sensação de ardência local, coceira ou dermatite de contato (devido à irritação ou alergia) podem ocorrer nas áreas expostas. Oleosidade e ressecamento dos cabelos foram raramente relatados com o uso de Nizoral shampoo. Em casos raros pode ocorrer descoloração dos fios, principalmente naqueles pacientes com cabelo grisalho ou que submetam os cabelos à ação de substâncias químicas (tinturas, descolorações, permanentes etc.). Caso ocorra algum destes sintomas, informe seu médico imediatamente.

Cetoconazol Shampoo - Posologia

Tratamento de: - pitiríase versicolor: 1 aplicação ao dia, durante 5 dias. - dermatite seborréica e caspa: 1 aplicação, duas vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Profilaxia de: - pitiríase versicolor: 1 aplicação ao dia, durante 3 dias consecutivos antes do verão. - dermatite seborréica e caspa: 1 aplicação a cada 1 ou 2 semanas.

Superdosagem

Não são esperadas reações quando do uso tópico exacerbado do Nizoral shampoo. No caso de ingestão acidental, medidas de suporte devem ser tomadas. Para evitar aspiração, não se deve provocar vômito nem fazer lavagem gástrica.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas Nizoral (cetoconazol) é um derivado sintético do imidazol dioxolano, com potente atividade contra dermatófitos como Trichophyton sp, Epidermophyton sp, Microsporum sp e leveduras, como Candida sp e Malassezia furfur (Pityrosporum ovale). Nizoral shampoo promove o alívio do prurido e da descamação normalmente associados a dermatite seborréica, pitiríase capiter (caspa) e pitiríase versicolor. Propriedades Farmacocinéticas Mesmo após uso crônico, não são detectados níveis sangüíneos de cetoconazol, indicando ausência de absorção percutânea e conseqüentemente ausência de ação sistêmica.

Resultados de eficácia

Em um estudo multicêntrico, cetoconazol sob a forma de shampoo foi efetivo no tratamento de dermatite seborréica moderada à severa e caspa em 575 pacientes, com resposta de 88%, e como profilaxia contra recidivas em um estudo duplo-cego placebo-controlado em 312 pacientes.1 O shampoo de cetoconazol 2% foi extensivamente estudado em comparação com placebo em mais de 2.000 pacientes com caspa e dermatite seborréica. Nos estudos iniciais de determinação da dose, duplo-cegos, controlados com placebo, foram comparadas várias concentrações de shampoo em 180 pacientes com caspa ou dermatite seborréica e verificou-se que a eficácia do tratamento está relacionada a concentração do cetoconazol. Um total de 91% dos pacientes usando cetoconazol 2% shampoo e 82% dos pacientes usando cetoconazol 1% shampoo demonstraram uma acentuada melhora, ou uma normalização de suas condições, comparados com 33% daqueles utilizando placebo (p<0,001).2 Referências 1. Peter RU., Richarz BU. Successful Treatment and Prophylaxis of Scalp Seborrheic Dermatitis and Drandruff With 2% Ketoconazole Shampoo: Results of a Multicentre, Double-blind, Placebo-controlled Trial. BR.J.Dermatol. 1995, 132, Nº. 3, 441-45. 2. Ive FA. An Overview of Experience With Ketoconazole Shampoo. Br. J. Clin. Pract, Winter 1991, Vol 45 Nº 4.

Modo de usar

Aplicar Nizoral shampoo nas áreas afetadas da pele ou no couro cabeludo, deixando-o agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Normalmente, a palma da mão cheia de shampoo é o suficiente para uma lavagem. Tenha certeza de que aplicou o medicamento na pele e não somente no cabelo. Evite que o produto entre em contato com os olhos, se isto ocorrer, lave os olhos com água.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

A eficácia e segurança do uso de Nizoral shampoo em crianças não está estabelecida.

Armazenagem

Mantenha o frasco bem fechado. Conservar Nizoral Shampoo em temperatura entre 15ºC e 30ºC. Proteger da luz.

Dizeres legais

MS-1.1236.0016 Farmacêutico Responsável: Marcos R. Pereira - CRF-SP nº 12304 Fabricado por: JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA. Rodovia Presidente Dutra, km 154 São José dos Campos - SP CNPJ 51.780.468/0002-68 Indústria Brasileira - Marca Registrada

Data da bula

Dec 4 2008 12:00AM

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal