Feed

Já é assinante?

Entrar

Diclofenaco Sódico Colírio

Diclofenaco Sódico Colírio - Bula do remédio

Diclofenaco Sódico Colírio com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diclofenaco Sódico Colírio têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diclofenaco Sódico Colírio devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Referência

Still (Allergan)

Apresentação de Diclofenaco Sódico Colírio

Solução oftálmica: frasco plástico conta-gotas contendo 5ml de solução oftálmica estéril. Pomada oftálmica: tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril. SOLUÇÃO OFTÁLMICA Cada ml contém: 1,0 mg de diclofenaco sódico. Veículo: ácido bórico; trometamina; óleo de castor polietoxilado; edetato dissódico; sulfito de sódio; digluconato de clorexidina e água purificada q.s.p. POMADA OFTÁLMICA Cada g contém: 1,0 mg de diclofenaco sódico. Veículo: óleo de castor polietoxilado; colesterina; lanolina; vaselina sólida; cera microcristalina; metilparabeno e propilparabeno como conservantes.

Diclofenaco Sódico Colírio - Indicações

Reações inflamatórias do segmento anterior do globo ocular: conjuntivite crônica, ceratoconjuntivite, afecções póstraumáticas dolorosas da córnea e conjuntiva, no pré e pós-operatório de cirurgia ocular, úlceras marginais da córnea, ceratite fotoelétrica e episclerite. Adjuvante no tratamento da inflamação na ceratite do estroma corneano por herpes.

Contra-indicações de Diclofenaco Sódico Colírio

Não é indicado para crianças abaixo de 14 anos. Com exceção de casos de artrite juvenil crônica Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes com crises de asma, urticária ou rinite precipitadas por AAS ou outros agentes antiinflamatórios não esteróides.

Advertências

Precauções Não foram realizados estudos sobre a utilização deste produto na gravidez, lactação ou em crianças. Deve ser administrado com cautela em pacientes com lesões gastrintestinais ativas ou história de lesões gastrintestinais recorrentes. Recomenda-se aos usuários de lentes de contato suspender o seu uso durante o tratamento com Still (diclofenaco sódico). Advertências • A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Uso na gravidez de Diclofenaco Sódico Colírio

VOLTAREN colírio enquadra-se na categoria B de risco na gravidez. Primeiro e segundo trimestres de gravidez: estudos de toxicidade na reprodução realizados em animais não mostraram evidência de riscos para o feto; entretanto, não foram realizados estudos controlados em mulheres grávidas. VOLTAREN colírio não deve ser prescrito a partir do terceiro trimestre de gravidez, devido ao risco de fechamento prematuro do canal arterial e possível inibição das dores do trabalho de parto. Após doses orais de 50 mg, não são esperadas reações adversas para o bebê, pois somente pequenas quantidades de diclofenaco passam para o leite materno. Como não há experiência disponível para confirmar a segurança de VOLTAREN colírio durante a gravidez e a lactação, é recomendável não administrar o produto nessa fase, a não ser que haja fortes razões para fazê-lo.

Interações medicamentosas de Diclofenaco Sódico Colírio

Para evitar possíveis interações medicamentosas entre Still (diclofenaco sódico) e outros produtos de uso ocular, em caso de necessidade de aplicação de mais de um medicamento, recomenda-se observar um intervalo de 15 minutos entre a aplicação das diferentes preparações.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Diclofenaco Sódico Colírio

Ocasionalmente, pode ocorrer sensação de ardor ou irritação transitória imediatamente após a aplicação.

Diclofenaco Sódico Colírio - Posologia

A dose deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a gravidade da inflamação. Solução oftálmica: instilar 1 gota no saco conjuntival, 4 a 5 vezes por dia. Pomada oftálmica: aplicar pequena quantidade no saco conjuntival, 2 a 3 vezes por dia. Para maior comodidade, pode-se utilizar a forma de solução oftálmica durante o dia e pomada à noite, ao deitarse.

Superdosagem

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente, for ingerido, beber bastante líquido para diluir, ou procurar orientação médica.

Características farmacológicas

O diclofenaco sódico é um agente antiinflamatório não esteróide, derivado do ácido fenilacético. Age através da inibição da síntese de prostaglandinas, importantes mediadores envolvidos nas reações inflamatórias de várias etiologias e no mecanismo de produção da dor. Estudos realizados com o diclofenaco sódico 0,1%, em aplicação tópica, mostraram sua eficiência no alívio dos processos inflamatórios do segmento anterior do olho e para prevenir a inflamação pós-operatória, quando aplicado antes de cirurgia ocular.

Resultados de eficácia

-

Modo de usar

A solução deve ser instilada no canto do olho. O paciente não deve utilizar lentes de contato durante a aplicação do produto. As lentes podem ser recolocadas no 15 minutos após a aplicação. Instruções de uso aplique a dose recomendada no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco ou tubo nos tecidos oculares. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes Idosos Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias. Crianças A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Armazenagem

o produto deve ser mantido a temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e ao abrigo da luz. Para manter a esterilidade, evite o contato da ponta do frasco ou tubo com outras superfícies. • Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Após a abertura do frasco ou do tubo, o produto deve ser utilizado no prazo máximo de 30 dias.

Dizeres legais

MS - 1.0147.0090 Farm. Resp.: Dra Flávia Regina Pegorer CRF-SP nº 18.150 Qualidade e Tradição a Serviço da Oftalmologia Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA Av. Guarulhos, 3272 - CEP 07030-000 - Guarulhos -SP CNPJ 43.426.626/0009-24 Indústria Brasileira Marca Registrada

Data da bula

Sep 16 2008 12:00AM

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal