Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Mebendazol e Tiabendazol

Mebendazol e Tiabendazol - Bula do remédio

Mebendazol e Tiabendazol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Mebendazol e Tiabendazol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Mebendazol e Tiabendazol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Referência

Neovermin (Neo Química)

Apresentação de Mebendazol e Tiabendazol

Comprimidos: Embalagens com 6, 12 e 480* comprimidos. Suspensão Oral: Embalagens contendo 1 e 50* frasco com 30 mL. *Embalagem Hospitalar USO ADULTO E PEDIÁTRICO (Crianças acima de 5 anos) COMPOSIÇÕES Cada comprimido contém: mebendazol...100mg tiabendazol....166mg excipientes q.s.p...1 comprimido (amido de milho, polivinilpirrolidona, sacarina sódica, celulose microcristalina, croscarmelose sódica e estearato de magnésio). Cada 5mL de suspensão oral contém: mebendazol...100mg tiabendazol...166mg veículo q.s.p...5mL (carboximetilcelulose, silicato de alumínio e magnésio, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, ciclamato de sódio, álcool etílico 96° GL, sorbitol, ácido benzóico, silicone anti-espumante, essência de tutti-frutti e água purificada).

Mebendazol e Tiabendazol - Indicações

Neovermin está indicado para o tratamento das infestações causadas pelos seguintes microrganismos: Enterobius vermiculares, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Ancylostoma brasiliensis, Necator americanus, Strongyloides stercoralis, Trichinella spirallis (larva migrans cutânea e muscular), Taenia solium e Taenia saginata, Echinococcus granulosus e Mutilocularis e Dracunculus sp.

Contra-indicações de Mebendazol e Tiabendazol

Neovermin está contra-indicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação, e para pacientes com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula.

Advertências

Neovermin deve ser administrado com cautela em pacientes portadores de insuficiência renal e/ou hepática. De acordo com a literatura científica, não existem estudos concluídos que assegurem o uso de Neovermin em crianças menores de 5 anos, portanto, recomenda-se nestes casos uma criteriosa avaliação médica da relação risco/benefício antes da prescrição. Alguns pacientes podem apresentar leucopenia e hiperglicemia transitória.

Uso na gravidez de Mebendazol e Tiabendazol

vide contra-indicações.

Interações medicamentosas de Mebendazol e Tiabendazol

O uso concomitante de Neovermin com cimetidina provoca um aumento da concentração plasmática de mebendazol. Devido a presença do tiabendazol na fórmula de Neovermin, o seu uso concomitante com teofilina potencializa os efeitos desta. Quando for administrar Neovermin em pacientes que fazem uso de medicamentos derivados da xantina é necessário um prévio monitoramento sangüíneo para ajuste da posologia. O uso concomitante entre mebendazol e metronidazol deve ser evitado, pois resultados obtidos em estudos de caso de controle sugerem uma possível relação com a Síndrome de Stevens Johnson / necrólise epidérmica tóxica.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Mebendazol e Tiabendazol

As reações adversas mais comuns são dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia. Existem alguns relatos de um pequeno número de pacientes que apresentaram fadiga, dor de cabeça, bradicardia, vertigem, hipotensão e hiperglicemia durante o uso de medicamentos contendo tiabendazol.

Mebendazol e Tiabendazol - Posologia

* Suspensão Oral: - Crianças menores de 5 anos: a critério médico. - Crianças de 5 a 10 anos: 5 mL, 2 vezes ao dia durante 3 dias. * Comprimidos: - Crianças de 5 a 10 anos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia durante 3 dias. - Crianças de 11 a 15 anos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia durante 3 dias. * Infestações por cestódeos: - Adultos: 2 comprimidos por vez, 2 vezes ao dia durante 3 dias. * Infestações por nematódeos: - Adultos: 1 comprimido por vez, 2 vezes ao dia durante 3 dias.

Superdosagem

Nestes casos recomenda-se lavagem gástrica e orientação médica.

Características farmacológicas

Neovermin possui em sua composição, Mebendazol e Tiabendazol, dois antihelmínticos com ação específica sobre diversos nematódeos e alguns cestódeos. A associação dos dois componentes ativos permite o tratamento de verminoses múltiplas com um só medicamento. O mebendazol, é absorvido pelo trato gastrintestinal, e atinge o pico plasmático entre 40 e 50 minutos após administração oral; após administração de 100 mg, 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos produz níveis plasmáticos em torno de 0,03 mcg/mL; cerca de 2% da dose administrada é excretada na urina e o restante é excretado nas fezes, inalterado ou na forma de metabólito primário (2-amino). Seu mecanismo de ação se deve ao fato de inibir a formação dos microtúbulos citoplasmáticos dos vermes, causando diminuição da captação de glicose e dos estoques de glicogênio que são fontes de energia para o verme. O tiabendazol, é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal e atinge o pico plasmático cerca de 1 a 2 horas após administração oral; é quase completamente metabolizado a 5-hidroxi e aparece na urina na forma de conjugados; dentro de 48 horas após a administração pode ser recuperada 5% da dose nas fezes e 90% na urina. Seu mecanismo de ação ainda não está bem definido, mas admite-se que atua inibindo o sistema enzimático fumarato-redutase do microrganismo, interferindo na sua fonte de energia.

Resultados de eficácia

-

Modo de usar

-

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS - O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.

Armazenagem

Conserve o medicamento em local fresco.

Dizeres legais

DIZERES LEGAIS Registro M.S. nº 1.0465.0020 Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho - CRF-GO nº 3.524 Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda. VPR 1 - Quadra 2-A - Módulo 4 - DAIA - Anápolis - GO - CEP 75132-020 www.neoquimica.com.br C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 - Indústria Brasileira

Data da bula

May 20 2009 12:00AM

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal